sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Polícia Militar forma quase mil soldados que começam a atuar no Espírito Santo

São 965 novos soldados, que participaram de curso de formação em Cariacica, Aracruz, Nova Venécia e Alegre. A partir desta sexta-feira, eles começam a atuar nos municípios da região metropolitana da Grande Vitória e do interior
Adaptação de texto (atualização): Paulo R. Maciel para o blog WWW.REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM
A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) realizou, n a quinta-feira (05/11/2015), a cerimônia de formatura de 965 alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd 2015), a partir das 20h, no ginásio do Álvares Cabral, em Vitória/ES. O evento contou com a participação de várias autoridades e familiares dos formandos.
Durante o Curso de Formação, iniciado no mês de novembro de 2014, os alunos soldados receberam conhecimentos específicos sobre segurança pública. Os novos soldados aprenderam disciplinas como Polícia Comunitária Interativa, Técnicas Policiais, Armamento, Defesa Pessoal, Tiro Policial, entre outras. O treinamento foi encerrado com a atividade prática - por meio do Estágio Operacional Supervisionado - de policiamento a pé, que foi realizado nos batalhões da região metropolitana da Grande Vitória, bem como nos municípios do interior do estado. O CFSd 2015 foi realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA), em Cariacica, e nos Batalhões da PMES em Alegre, Aracruz e Nova Venécia. 
Família
As cerimônias foram marcadas por muita emoção para os novos soldados que se formaram e seus familiares. Ao som da Banda de Música da PMES, Eunice Coimbra, 64, disse que estava orgulhosa por seu filho Atos, de 28 anos, e por todos que estavam se formando. “Estou muito feliz com esta realização. Tenho um outro filho chamado Maycon, 30, que fez a prova para ingressar na Policia Militar junto com o Atos. O Maycon se formou no ano passado, na primeira turma, e agora chegou a vez do Atos. Foram 11 meses de batalha até chegar a tão esperava formatura.  Espero que quando ele estiver nas ruas trabalhando, as pessoas o vejam como um parceiro da comunidade, que está ali para garantir a segurança e tranquilidade de todos”. 
Atuação
A partir desta sexta-feira (6/11/2015) os novos soldados serão distribuídos entre as unidades da PMES - tanto da Região Metropolitana da Grande Vitória, quanto do interior do estado - onde passarão a atuar efetivamente. Um momento que arrancou aplausos do público foi o discurso do comandante geral da PMES, coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento, quando ressaltou todo empenho e dedicação dos novos soldados, diante da árdua missão da formação. “Através de diversas instruções, oficinas e palestras, vocês tiveram a possibilidade de fortalecer os conhecimentos práticos e teóricos adquiridos durante o curso, sendo dessa forma possível afirmar que mais um obstáculo foi transformado em oportunidade muito bem aproveitada por todos vocês. Tal dificuldade, somada a tantas outras vividas durante o curso, também serve como preparação para os grandes desafios que estão vindo pela frente, durante a carreira que escolheram trilhar. Espero que cada um de vocês mantenha a mesma garra, vontade e a capacidade no decorrer da nova etapa que a partir de hoje se inicia. Essas características foram postas à prova em vários momentos e serão postas novamente no decorrer das suas vidas profissionais”, lembrou. O comandante encerrou o seu discurso parabenizando a todos os novos soldados e pediu para eles aproveitarem a alegria dessa vitória com familiares e amigos. “A Polícia Militar do Espírito Santo e toda sociedade capixaba depositam uma grande confiança em todos vocês. Retribuam-na com esforço, dedicação e empenho. Vão em frente. Busquem fazer sempre o melhor. Sejam exemplares. Orientem-se sempre pela sabedoria divina”, finalizou. 
Em seu discurso o secretário estadual de Segurança Pública, André Garcia, foi breve. Ele destacou que a vitória era não somente dos formandos, mas também dos familiares que com certeza não mediram forças para que seus parentes vestissem a farda de uma instituição que tem mais de 180 anos de história. Além do vice-governador do Estado, César Colnago, do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André de Albuquerque Garcia, e do comandante geral da PMES, coronel Marco Antonio, o evento foi prestigiado por diversas autoridades civis e militares. 
Homenagens - Foram homenageados durante a solenidade os primeiros colocados do Curso de Formação de Soldados (CFSd-2015). Paulo Henrique de Souza, Hugo Leonardo de Carvalho e Anderson Augusto de Oliveira Junior alcançaram o primeiro, segundo e terceiro lugares respectivamente e a eles foi conferida a medalha “Honra ao Mérito à Formação Policial Militar”. Por ser considerado um profissional exemplo de competência e padrão referencial para os futuros profissionais da Polícia Militar, o tenente coronel Marcio Celante Weolffel foi escolhido como patrono da turma e recebeu uma placa de homenagem. O paraninfo do CFSd-2015, tenente coronel Jair Gomes de Freitas, também foi homenageado e durante o seu discurso de agradecimento e incentivo aos formandos foi aplaudido pelas pessoas que estavam na solenidade. Mais informações: Assessoria de Comunicação da PMES - Marina Galvêas:  Tels: (27) 3636-1577/ 9 8802-3326; Priscila Barcelos: Tels: (27) 3636-1573/ 9 8802-3244.

Nenhum comentário: