quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Católicos em atividade em Colatina/ES

Texto: Paulo R. Maciel para o blog WWW.REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM
Oração das Mil Ave Marias. Nesta sexta-feira (6/11/2015), a partir das 13h, será realizado o ato religioso “Mil Ave Marias”, após a missa do meio-dia, na Catedral do Sagrado Coração de Jesus, em Colatina. Segundo anúncio feito pela direção do “Terço das Mulheres” de segunda-feira, a oração será no “Santíssimo”,  aberta a todos que quiserem participar.
...
O Centro de Estudos da Diocese de Colatina (Cedic) abriu o prazo de novas inscrições para o curso de Teologia para leigos. O início do curso está agendado para o dia 15 de fevereiro de 2016 e sua duração é de três anos. As aulas serão ministradas nas dependências do Edifício João Paulo II (prédio da Mitra Diocesana), em frente à Livraria Cordis. A taxa de inscrição é de R$ 35,00, mesmo valor da mensalidade. Trata-se de um curso de extensão ligado à Faculdade dos Jesuítas de Belo Horizonte (Faje), que conta com um quadro de profissionais qualificados para cada área. A ficha de inscrição pode ser adquirida na secretaria da paróquia de origem de cada candidato ao curso e entregue até o dia 30 de dezembro no mesmo local. Mais informações pelo telefone (0-xx) 9.9895-6993 e e-mail: cedicdecolatina@gmail.com .
...
Nesta quinta-feira (4/11/2015) ocorre a sessão semanal da Pastoral da Sobriedade, no Edifício João Paulo II, aberta aos interessados. Destinada a dependentes químicos (álcool e drogas) e seus familiares (codependentes), a reunião começa às 19h30min, com a ministração de mais um passo para a sobriedade. O grupo da Catedral leva essa ação voluntária também aos internos da Penitenciária Semiaberta Masculina de Colatina. No total, são doze passos estipulado para completar o processo e cada um é aplicado semanalmente em todo o país. Eles são baseados em passagens da Bíblia Sagrada e cabe ao dependente ter fé e segui-los conforme esta ordem: Admitir, Confiar, Entregar, Arrepender, Confessar, Renascer, Reparar, Professar a Fé, Orar e Vigiar, Servir, Celebrar e Festejar.
...
Na próxima segunda-feira tem mais uma reza do Terço na Catedral de Colatina, a partir das 18h15min. Será dirigida pela Equipe do Batismo. Na primeira segunda-feira do mês a direção é das mulheres; na segunda, equipe do batismo; na terceira segunda, as famílias; e na quarta, os dirigentes são do “Terço dos Homens”. A comunidade em geral é convidada a participar mais desses momentos vigorosos de fé todas as segundas-feiras. Nas igrejas católicas das comunidades dos barros os dias são diferentes, conforme a conveniência de cada uma.
...
Nesta quarta-feira (4/11/2015), às 19h, na Catedral, tem Celebração Eucarística com a participação do grupo “Mães que oram pelos Filhos”.
...

O padre Malvino Xavier da Silva (vigário da Catedral/assessor de Catequese) distribuiu uma “Carta-Convocação” aos integrantes dos grupos de Liturgia e Canto para uma reunião nesta quarta-feira (4/11/2015), no Edifício João Paulo II, a partir das 19h30min. “A liturgia é uma realidade tão rica que deve ser contemplada de vários e diferentes pontos de vista, de fora e de dentro. Uma abordagem só de fora não é suficiente, embora a liturgia seja essencialmente uma realidade acessível aos nossos sentidos. Mas este é apenas um lado da medalha. As palavras e os ritos, os gestos e os símbolos, tudo que fala aos nossos sentidos, expressa aquilo que é acessível aos olhos da fé: a ação divina humana que se realiza quando celebramos o mistério de Cristo. A teologia litúrgica é o estudo da liturgia em sua totalidade. Através dela conhecemos sobretudo a natureza da liturgia que, por sua vez, tem também diversos aspectos e dimensões.” (TEOLOGIA DA SACROSANCTUM CONCILIUM) É o padre Malvino quem diz: “Já estamos nos aproximando do fim do ano! Quantos sonhos, conquistas, decepções e derrotas! Na liturgia não é diferente. Momentos bons, alegres e desafiantes. Para bem vivenciar nossa ação litúrgica, vamos fazer uma reunião-avaliação dessa nossa caminhada... É de suma importância a participação de todos: cantores, tocadores, leitores, ministros, pastorais e movimentos envolvidos na LITURGIA.”

Nenhum comentário: