- Edição, PESQUISA e postado por repórter/radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NOS ENDEREÇOS TELEMÁTICOS @paulorobertomacielmaciel7919 - BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com, CANAL DO YOUTUBE Paulo Roberto Maciel Maciel, PERFIL Paulo Roberto Maciel Maciel E instagram.com/paulorobertomaciel6/
| O Beato Inácio de Azevedo segurando a cópia fiel da famosa Salus Populi Romani |
- LITURGIA. 17/07/2023 - SEGUNDA-FEIRA. BEATO INÁCIO DE AZEVEDO- PRESBÍTERO E COMPANHEIROS MÁRTES (XV SEMANA DO TEMPO COMUM). Cor: Vermelha. Ano A. Rito: Prefácio Comum ou dos Mártires - Ofício da Memória. 1ª Leitura: Leitura do Livro do Êxodo (Ex 1, 8-14.22): "...Obcecados pelo medo dos filhos de Israel, os egípcios impuseram-lhes uma dura escravidão...". - SALMO RESPONSORIAL: Salmo responsorial: Sl 124, 1- 3.4-6.7- 8 (R: 8a). R.: "- Nosso auxílio está no nome do Senhor.". EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO São Mateus (Mt 10, 34-11,1): "... 'quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la.'...". - (Fonte: novaalianca.com.br)
-- (FONTE: revista.arautos.org - e Martirológio Romano) - [...].
- SANTOS DO DIA 17 DE JULHO: - Beato Inácio de Azevedo e companheiros, mártires. Em 1570 viajava para o Brasil um numeroso grupo de jesuítas, liderados pelo Beato Inácio de Azevedo. Naquela época, as águas do Atlântico estavam infestadas de piratas protestantes, que atacaram a nau dos religiosos perto das Ilhas Canárias, sendo todos massacrados. São venerados como “Os Quarenta Mártires do Brasil”. Inácio nasceu em 1526, a pouca distância do Porto (em Portugal), filho de Dom Manuel de Azevedo e Dona Francisca de Abreu. Na mocidade serviu como pajem na corte do Rei Dom João III. A sua mudança de vida foi súbita e surpreendente: aconselhado por um amigo, assistiu às preleções do famoso jesuíta espanhol padre Francisco Estrada, em passagem pelo Porto, e imediatamente o desejo de tornar-se religioso aflorou em sua alma como decisão irrevogável. ... Em 1548, dedicava-se aos estudos na casa jesuíta de Coimbra, se destacando pela austeridade das penitências diárias e pelo empenho em exercer as funções mais humilhantes. ... Recebeu as sagradas Ordens em Braga, em 1553, e assumiu o reitorado do novo colégio de Santo Antão de Lisboa, um dos primeiros estabelecimentos de ensino da Companhia de Jesus, obra do famoso padre Jerônimo Nadal. ...Em fevereiro de 1567, Inácio de Azevedo era nomeado Visitador da Terra de Santa Cruz (Brasil). Assim, na armada que partia em maio do mesmo ano, viajou como missionário. ...Durante dois anos o Visitador palmilhou as vastidões do Brasil. Percorrendo todas as casas da Companhia, introduziu costumes, reavivou esperanças, ouviu queixas e sugestões, incentivou e organizou os estudos e ditou sábias regras para a perseverança daqueles que se embrenhavam pela floresta. José de Anchieta mencionou em suas cartas os enormes benefícios da visita de Azevedo... - Santas Justa e Rufina, virgens e mártires (†c. 287). Irmãs sevilhanas presas e submetidas a cruéis suplícios por ordem do governador Diogeniano. - Santa Marcelina, virgem (†séc. IV). Irmã de Santo Ambrósio, recebeu o véu das virgens na Basílica de São Pedro, das mãos do Papa Libério. - São Leão IV, Papa (†855). Defensor da justiça e apologista do primado de Pedro. - Santo André, eremita (†1031). Foi para a Hungria a pedido do rei Santo Estêvão e levou uma vida de extrema austeridade, nas proximidades dos Montes Cárpatos. - Santa Edwiges, rainha (†1399). Filha dos soberanos da Polônia, casou-se com o rei da Lituânia. Levou a fé católica à Lituânia, convertendo o marido e todo o povo. - Beatas Teresa de Santo Agostinho e quinze companheiras, virgens e mártires (†1794). Religiosas do Carmelo de Compiègne, guilhotinadas durante a Revolução Francesa. - Beato Paulo Gojdich, Bispo e mártir (†1960). Sendo ordinário da Eparquia de Presov, na Eslováquia, foi jogado na prisão, onde morreu depois de sofrer atrozes torturas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário