quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

LITURGIA.17/01/2020,6ªf.,1ª Semana Comum. Sto. Antão. Voz: Paulo Maciel - Colatina/ES

POSTADO NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com , NO CANAL DO YOUTUBE paulo roberto maciel E NA REDE SOCIAL www.facebook.com/paulomacieldaradio

--Liturgia Diária da Palavra, 17/01/2020. SEXTA FEIRA. I SEMANA DO TEMPO COMUM. Santo do dia:  – SANTO ANTÃO – PAI DA VIDA MONACAL. Cor: branca. Rito:  Prefácio comum ou dos Santos - Ofício da Memória. 1ª Leitura: Leitura da Primeiro Livro de Samuel (1Sm 8,4-7.10-22a): "Samuel ouviu todas as palavras do povo e repetiu-as aos ouvidos do Senhor. Mas o Senhor disse-lhe: 'Faze-lhes a vontade, e dá-lhes um rei'.". Salmo Responsorial: (Sl 89,16-17.18-19 (R: 2a)): "R: Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!" Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos (Mc 2, 1-12): "Jesus, vendo-lhes a fé daqueles homens, disse ao paralítico: 'Filho, os teus pecados estão perdoados'.". Fonte: www.novaalianca.com.br
Edição, filmagem e narração: repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, para seus endereços na web: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e www.facebook.com/paulomacieldaradio (16/01/2020)
--SANTO DO DIA 17 DE JANEIRO DE 2020: Santo Antonio do Deserto ou Santo Antão do Egito. (Fonte: www.a12.com ) -
Antão nasceu no Egito, em 251. Era o primogênito de uma família cristã de camponeses abastados e tinha apenas uma irmã. Numa missa foi tocado pela mensagem do Evangelho: "Vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro nos céus. Depois, vem e me segue". Foi exatamente o que ele fez. Distribuiu tudo o que tinha aos pobres, consagrou sua irmã ao estado de virgem cristã e se retirou para um deserto.
Passou a viver na oração e na penitência, dedicando seu tempo exclusivamente a Deus. Como era muito procurado, decidiu se retirar ainda para mais longe, vivendo numa gruta abandonada, por dezoito anos.
Aos cinquenta e cinco anos, atendeu o pedido de seus discípulos, abandonando o isolamento do deserto. Com isto, nasceu uma forma curiosa de eremitas, os discípulos viviam solitários, cada um em sua cabana, mas todos em contato e sob a direção espiritual de Antão. Passou a ser o modelo do monge recluso e é chamado, até hoje, de "pai dos monges cristãos". Ele também profetizou sua morte, depois de uma última visão de Deus com seus santos, que ocorreu aos cento e cinco anos, em 17 de janeiro de 356.
Reflexão: Límpida era a constituição de sua alma. Ele nem se tornou carrancudo por meio do mau humor nem dava vazão à sua alegria, como também não precisou lutar com o riso e a timidez. Ao ver a multidão, não ficava perturbado e, quando tantas pessoas o saudavam, ele não se alegrava, mas ficava perfeitamente igual em si mesmo, como alguém que a razão governa e que se encontra em seu estado natural. É assim que ele é caracterizado por Santo Atanásio, que escreveu sua biografia, contando os detalhes de suas provações, sofrimentos e milagres.
Oração: Deus, doador da vida verdadeira, permite-me perseverar sempre na prática de tua palavra, e já que te conheci pela pregação do Evangelho, dá-me a graça de amar-te cada dia mais intensamente. Por Cristo nosso Senhor. Amém! Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Nenhum comentário: