quarta-feira, 27 de março de 2019

VIGILÂNCIA SANITÁRIA PREPARA FISCALIZAÇÃO DA SEMANA SANTA NO COMÉRCIO

Semana Santa está chegando e mais uma ação da Vigilância Sanitária de Colatina vem aí

No dia 8 de abril de 2019 começará a “Operação Semana Santa”, com a fiscalização em supermercados, peixarias, feiras, mercearias e outros estabelecimentos, que comercializam os tradicionais produtos consumidos pela população colatinense nesta época do ano. Produtos como pescados, chocolates, palmito e outros usados para as comemorações da Semana e da Páscoa, estão na mira da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), com o objetivo de garantir que os produtos vendidos estejam seguros para a comercialização e o consumo, dentro da legislação vigente.
“Para comprar produtos de qualidade, os consumidores precisam ficar atentos a detalhes como odor, textura e coloração de peixes e crustáceos”, alerta a coordenada da Vigilância, Maria Margarete Zaché, que acrescenta que é preciso observar se as escamas estão brilhantes e bem aderidas à pele. Ela explica que no caso do camarão, a pele precisa ser brilhante e a carapaça aderida ao corpo, e que, principalmente, é necessário verificar se está sob refrigeração adequada, pois em temperatura inadequada representa grande risco para a saúde da população. Já com o bacalhau, é muito comum alguns distribuidores congelarem utilizando grande quantidade de água, o que aumenta o seu peso e o preço.
É necessário ressaltar que a fiscalização realizada pelo órgão é de orientação educativa, mas caso seja encontrada uma situação de risco à saúde do consumidor, o produto poderá ser apreendido e o estabelecimento autuado.
(27/03/2019). Fonte: SitePMC

ADAPTAÇÃO DE TEXTO, MANCHETE E POSTADO POR REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, EM SEUS ENDEREÇOS NA WEB: reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (27/03/2019)

Nenhum comentário: