quarta-feira, 18 de outubro de 2017

SECRETARIA DE SAÚDE DE COLATINA/ES PROMOVE SEMANA DE SAÚDE BUCAL

Dando continuidade à programação especial da Semana Municipal de Saúde Bucal, iniciada no dia 10, a Secretaria de Saúde de Colatina/ES (Semus) realiza na quinta-feira, (19-10-2017), na praça do bairro Novo Horizonte, das 18 às 21 horas, atendimento clínico para os moradores locais. Na quinta-feira, às 8h30, no bairro Aparecida, haverá atividades como educação da saúde da mulher, orientações de higiene bucal, distribuição de informativos e autoexame, com as mulheres como público-alvo,

Também na quinta, pela manhã, às 8 horas, no bairro São Pedro II, terá orientações de higiene oral, avaliação, prevenção e diagnóstico de câncer de boca, ação em conjunto com o setor de Enfermagem na ação do Outubro Rosa, para a população em geral. No dia 20, sexta-feira, às 7h30, no bairro Carlos Germano Naumann, terá orientação de higiene bucal, palestra e orientação do autoexame do câncer de boca, distribuição de panfletos e avaliação bucal, para a população em geral. No dia 23, às 8 horas, na praça do bairro Novo Horizonte, terá abordagem sobre lesão na boca, distribuição de informativos e instrução sobre autoexame.

No dia 25, às 7 horas, no bairro Ayrton Senna, terá orientação de higiene bucal e autoexame para prevenção de câncer de boca, juntamente com o grupo de hiperdia (acompanhamento de portadores de hipertensão e diabetes) na comunidade. Também no dia 25, às 16 horas, no bairro Honório Fraga, os moradores locais terão orientações de higiene bucal sobre os cuidados e o acesso à prótese total pelo SUS (Sistema Único de Saúde), orientação do autoexame e prevenção para o câncer de boca.

Em Santo Antonio, às 7h30, os moradores serão abordados para serviços de orientações da higiene bucal, distribuição de informativos e autoexame para prevenção de câncer de boca. Ainda no dia 25, no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) de São Vicente, terá atendimento para os moradores do bairro São Judas Tadeu, às 18 horas, com prevenção e autoexame para o câncer de boca, orientação e higiene oral, orientação sobre higienização de prótese, e ação em conjunto com a enfermagem na ação do Outubro Rosa, para mulheres.

No dia 26, às 8h30, na praça do bairro Aparecida terá atividade em educação da saúde do homem, com orientações de higiene bucal, distribuição de informativos e autoexame, tendo como público-alvo os homens. E também, na praça do bairro Novo Horizonte terá atendimento clínico, das 18 às 21 horas.

No dia 27, às 8 horas, no bairro Bela Vista, terá orientação sobre higiene bucal, tabagismo e autoexame para câncer de boca para os moradores. No dia 28, será a vez dos moradores do distrito de Boapaba, com orientação de higiene bucal, autoexame de câncer de boca e tabagismo. No dia 30, às 8h30, no auditório da Unidade de Saúde do bairro Aparecida, terá prevenção e autoexame para o câncer de boca e orientação de higiene oral, atividade realizada pelas estagiárias da Escola São Francisco de Assis (Esfa), de Santa Teresa, em parceria com a Coordenação de Saúde Bucal, da Semus. Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da higiene bucal para a prevenção do câncer de boca, a Semus já realizou as ações na semana passada, nos bairros Colúmbia, Vila Lenira, 15 de outubro e Ponte do Pancas. (17-10-2017). Fonte: "Site" da Prefeitura. POSTADO POR repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, na rede social facebook.com/paulomacieldaradio e no blog reporterpaulomaciel.blogspot.com(18-10-2017)

Nenhum comentário: