domingo, 21 de fevereiro de 2016

Alunos do curso de Assistente Administrativo visitam Biblioteca Municipal de Colatina/ES

Tivemos recentemente aulas sobre “Arquivo” no curso de Assistente Administrativo, ministrado pela unidade do Senac de Colatina. Num dos dias de aula, fizemos visitas à Biblioteca Púbica Municipal e à sede do Ministério Público (Promotorias de Justiça), a fim de tomar conhecimento, na prática, sobre o tema exposto. A exposição do assunto ocorreu, efetivamente, na Biblioteca, já que no Ministério Público não havia espaço na agenda do dia. As aulas foram ministradas pelo professor substituto Radaely, em razão de licença-paternidade do professor Jacson Sperandio.
...
Artigo -  O Senac e o seus diversos cursos
No mês de janeiro de 2016 fui à unidade do Senac de Colatina, para cortar o cabelo com a atual turma do curso de Cabeleireiro. Fui atendido na recepção pelo encarregado de fazer o agendamento dos chamados “modelos”, que são todos aqueles que vão ajudar os futuros profissionais certificados com a sua disponibilidade em receber os serviços ofertados. Havia adultos e crianças esperando pelos serviços de corte de cabelo e barba. Foi tudo num clima muito bom e descontraído, com a simpatia e atenção dos alunos e do professor do curso. Em cerca de uma hora eu já estava com o meu cabelo feito e com o visual renovado. Só posso elogiar o bom o atendimento dos alunos de “Barbearia” do primeiro trimestre de 2016 do Senac, curso que começou no dia 25 de janeiro e prossegue até o dia 22 de março. O serviço de corte é oferecido gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 19 às 21 horas, após credenciamento.
 Aliás o Senac disponibiliza periodicamente uma variedade  de cursos à população, não só na área de Beleza e Saúde, mas também de Informática, Administração e Negócios e Técnicos. Há cursos pagos e gratuitos, todos acessíveis à população de um modo geral. Vale a pena se capacitar e depois receber o Certificado, que será uma garantia de mais segurança para a vida profissional futura.
Em 2015 concluí com aproveitamento um curso de computação, cuja carga horária foi de 160 horas, sendo quatro horas diárias de aulas. Agora em 2016, dentro da grade curricular do curso de Assistente Administrativo, foi agendada uma visita técnica às dependências do Supermercado Casagrande de Colatina. Fomos ciceroneados pelo subgerente Jéferson Souza, que nos mostrou os setores de entrada de mercadorias, depósitos, câmaras frias, câmara de troca, padaria, rotisseria (self service), a loja com suas divisões e mix de cerca de oitenta mil itens , tudo isso controlado pela equipe de 160 profissionais, que trabalham em dois turnos, além de menores aprendizes e promotores de venda. Deu vontade de almoçar? A lanchonete do supermercado fornece pratos executivos. Os maiores fornecedores de produtos para o supermercado são os gigantes do atacado Unilever, Colgate e P&G. O estacionamento próprio oferece mais de cem vagas e um dos atrativos da loja é a esteira rolante, levando mais comodidade à clientela no acesso ao amplo salão. É interessante registrar que a empresa mantém uma política de reaproveitamento de papelão e plástico, material que é prensado diariamente e enviado para reciclagem. Há também um cadastro de instituições sociais, que recebem produtos alimentícios.   O Casagrande é um grupo empresarial de autosserviço que surgiu há 35 anos, cuja matriz situa-se em Linhares, sendo dezoito lojas no estado do Espírito Santo e uma na Bahia. Há planos de abrir uma nova loja em Colatina. Segundo as informações, a empresa está sempre disposta a receber currículos de potenciais trabalhadores que almejam ingressar no mercado, tendo como política interna dar a chance do primeiro emprego. Para os candidatos, é importante ressaltar que além do currículo especificando os cursos principais, a entrevista é determinante para conseguir se encaixar nos quadros do supermercado.

PS.: Em tempo: Soube extraoficialmente que o supermercado Extrabom vai abrir uma nova loja em Colatina. Essa nova filial da rede deverá ocupar a edificação onde funcionava a D&D Material de Construção, na avenida Sílvio Avidos, no bairro de São Silvano. O imóvel já vem recebendo as reformas necessárias e também vem sendo construído, na parte da frente, um estacionamento próprio para a clientela.
(Texto: Paulo R. Maciel; fotos: Divulgação, para o blog WWW.REPORTERPAULOMACIEL.BLOGSPOT.COM) 

Nenhum comentário: