sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Notícias sobre cheia do rio Doce e rio Santa Maria, em Colatina/ES


Alerta de cheia do Rio Doce (publicada em 06/01/2012)

O Sistema de Alerta de Cheias da Bacia do Rio Doce divulgou um balanço parcial em decorrência das chuvas dos últimos dias, principalmente em Minas Gerais. De acordo com o boletim, em Colatina, o nível do Rio Doce está acima da cota de inundação. Na medição desta sexta-feira (06) às 9 horas o rio atingiu o índice de 675 cm acima da cota de inundação de 520 cm. Ainda de acordo com o boletim, a tendência é de que o nível do rio aumente, podendo oscilar em torno da cota de 701 cm até às 15 horas de hoje. A Prefeitura alerta aos moradores e comerciantes das áreas próximas ao rio ou em famílias que estejam em situação de risco, que a Defesa Civil do município está em estado de alerta para providenciar auxílio às famílias e se necessário a remoção dos moradores. Além disso, a Defesa Civil lembra que até o momento nenhuma via foi interditada e que tem monitorado alguns trechos da cidade, dentre eles a Ponte Florentino Avidos. O telefone da Defesa Civil é: 3723-4773.
(Fonte: Prefeitura de Colatina)
...
Alerta de cheia do Rio Santa Maria (publicada em 06/01/2012)

A Prefeitura de Colatina faz um alerta à população ribeirinha que vive próximo ao rio Santa Maria. Devido uma tromba d´água que atingiu a comunidade de Várzea Alegre, em Santa Teresa nesta madrugada, os moradores devem ficar em estado de alerta, pois há chances do nível do rio elevar e atingir algumas casas. A previsão é de que o fluxo de água chegue em Colatina na tarde desta sexta-feira. A Defesa Civil Municipal monitora este e outros pontos. A Prefeitura disponibilizou equipes de algumas secretarias para ajudar na remoção das famílias, desobstrução de vias e primeiros socorros. Em casos de emergência ligar para o telefone da Defesa Civil: 3723.4773.
(Fonte: Prefeitura de Colatina)
...
Prefeito e autoridades se reúnem para balanço sobre a chuva

O prefeito de Colatina Leonardo Deptulski esteve reunido Na tarde desta quinta-feira (05), no auditório do Sanear, com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Policia Militar, secretários municipais, empresários e imprensa para divulgar um balanço sobre as chuvas que atingem a cidade nesse início de ano. Na reunião o Corpo de Bombeiros ressaltou que todas as ações estão sendo tomadas para que os moradores em área de risco sejam retirados. O Capitão Zandonadi e o Major Rodrigues frisaram a importância do estruturação da Coordenação Municipal de Defesa Civil, que durante todo o ano de 2011 participou de cursos e capacitações e está bem preparada para as demandas apresentadas. Já o coordenador da Defesa Civil de Colatina, Valmir Gonzaga Rogério disse que o órgão atendeu a todos os chamados e que retirou 20 famílias que estavam em áreas de risco. As famílias foram levadas para casas de vizinhos ou parentes. Foram retiradas duas famílias em São Silvano, sete próximo ao Posto Ypiranga, quatro na Vila Lenira, três em Perpétuo Socorro e quatro em Santa Margarida. Na ocasião o prefeito aproveitou para falar que aconteceu nesta manhã a tomada de preços da licitação para reforma da ponte Florentino Avidos, e que a empresa Cegen Engenharia foi a vencedora com um projeto de reforma e ampliação no valor aproximado de R$20 milhões.
(Fonte: Prefeitura de Colatina)
...
Vigilância Ambiental faz alerta sobre caramujos africanos

Devido às constantes chuvas que vêm atingindo Colatina, a Vigilância Ambiental alerta à população sobre o caramujo africano, que tem aparecido em certos pontos da cidade e pode causar doenças se estiver contaminado por microorganismos. De acordo com Valtamir Faroni, coordenador da Vigilância Ambiental de Colatina, a infestação desse tipo de caramujo é decorrente da umidade provocada pelo período de chuvas. “Ele não possui predador natural aqui na região, por isso acaba se disseminando com mais facilidade. A única maneira de controlar é promovendo a catação manual diária e queima desses animais”, explica Valtamir. Para diminuir os riscos à população, a Vigilância Ambiental tem realizado um trabalho de catação e eliminação do caramujo africano nos espaços públicos e nos bairros. Porém, em propriedade privada a eliminação deve ser feita pelo proprietário, sempre com o cuidado de não tocar nos caramujos sem a devida proteção de uma luva.
(Fonte: Prefeitura de Colatina)

Nenhum comentário: