quarta-feira, 13 de abril de 2011

Confira algumas notícias de Colatina e de interesse geral. Destaque para a Missa do Santo Crisma, no dia 21 de abril


Missa do Santo Crisma será transmitida ao vivo pela Internet
No próximo dia 21 de abril, será celebrada a Missa do Santo Crisma na Diocese de Colatina (ES). Pela primeira vez, a celebração acontece na cidade de Linhares, onde há uma comunidade católica forte. A missa será presidida pelo bispo diocesano, dom Décio Sossai Zandonade, com a participação de todos os padres, diáconos e seminaristas.
Este ano, quem não puder comparecer à Missa do Crisma, poderá acompanhá-la pela Internet. A transmissão será ao vivo via Twitter. O endereço eletrônico estará disponível no site oficial da Diocese (www.diocesedecolatina.org.br).
A missa acontece às 9 horas, na igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no centro de Linhares.
Padres vão renovar promessas
Durante a celebração, os padres vão renovar suas promessas sacerdotais diante do bispo. Segundo dom Décio, a Missa do Crisma busca fortificar a unidade da Igreja. “Tanto que também é chamada de Missa da Unidade. Nela, os sacerdotes promovem um gesto de fidelidade para com seu bispo”, explicou.
Santos Óleos
Outro nome dado a esta celebração é Missa dos Santos Óleos, pois nela são abençoados os óleos dos Catecúmenos, dos Enfermos e do Crisma, que serão utilizados pela Igreja na concessão desses sacramentos e outros momentos solenes ao longo de todo o ano.
(Enviada por: Diocese de Colatina)
...
Paixão de Cristo será encenada em Boapaba (Colatina/ES)
Os últimos cinco dias que Jesus Cristo passou vivo foram emocionantes. Tanto para ele como para seus seguidores. A entrada triunfal dele em Jerusalém na semana da páscoa judaica, os tumultos que sua presença causou ao redor do Templo Sagrado, as altercações com os fariseus, a última ceia, a traição, a prisão, o julgamento, a flagelação e a crucificação, tudo foi muito rápido, avassalador, compondo os atos do Drama da Paixão. Episódio trágico até hoje representado no mundo inteiro pelas comunidades cristãs.
E Colatina não vai ficar atrás, e pelo segundo ano consecutivo vai fazer a encenação da paixão de Cristo no distrito de Boapaba. São mais de 100 pessoas trabalhando para realização da peça, entre atores, figurantes, técnicos de luz e de som, narradores, cantores, músicos e apoio, além de funcionários da Secretaria de Cultura que se mobilizam para a realização do evento criando roteiro, montando palcos, cenários, e efeitos especiais.
Os ensaios estão acontecendo nas quintas-feiras às 19 horas e aos sábados às 16 horas na praça da igreja de Boapaba e a peça está sendo dirigida pela professora de teatro Andreia Silva. A apresentação vai acontecer na sexta-feira santa, dia 22 de abril, com apresentação maior que a de 2010. O espetáculo é aguardado com grande expectativa pelo público, visto que no ano passado a emoção deixou saudades.
(Enviada por Assessoria Prefeitura)
...
Pastoral da Educação da área de Colatina organiza caminhada da Campanha da Fraternidade
Aconteceu recentemente uma reunião com os diretores das escolas do entorno do Centro de Colatina articulada pelo coordenador diocesano da Pastoral da Educação, professor Anderson Mendes Batista dos Anjos, para planejamento da Caminhada que acontecerá no próximo dia 20 de abril, a partir das 8 horas.
O tema proposto para a Caminhada de 2011 foi: "Um grito pela Fraternidade e Vida no Planeta", em sintonia com o tema e o lema da Campanha. A concentração acontecerá na Avenida Beira Rio, passando pela Avenida Getúlio Vargas, até a Praça Sol Poente, onde acontecerá um Culto Ecumênico com a presença do Bispo Diocesano Dom Décio Sossai Zandonade e de outras lideranças religiosas. Os diretores das escolas municipais e estaduais presentes acolheram com muito carinho a proposta, já que estão trabalhando em suas escolas a Campanha da Fraternidade 2011. Coreografias, cantos, folders, cartazes e apresentações culturais farão parte do evento que já é tradição, dentro da programação anual da Pastoral da Educação.
O coordenador aproveitou a oportunidade para fazer um levantamento das ações pedagógicas implantadas pelas escolas sobre o tema e o lema da CF - 2011: projetos interdisciplinares; produções textuais e relatórios; apresentações de vídeos e reflexões; coreografias e peças teatrais; folders educativos; palestras, dentre outros.
Os diretores presentes avaliaram a reunião de forma positiva e veem a Pastoral da Educação como uma parceira importante para a escola. “É um momento de integração no qual estimulamos nossas crianças, adolescentes e jovens a refletirem sobre a importância do Planeta Terra para a sobrevivência dos seres vivos”, ressaltou Rosa Maria Perinni Gallo, diretora da Escola Lions Club de Colatina.
(Enviada por: Assessoria Prefeitura)
...
Creas/Paefi com estande no cafoninha
No próximo dia 30, a partir das 18 horas, vai acontecer o Cafoninha, evento que antecede a tradicional Festa do Cafona, e é feito exclusivamente para as crianças, adolescentes e seus familiares. Por isso, o Creas/Paefi (Centro de Referência Especializado da Assistência Social e Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos) vai participar com um estande montado na área da festa com oficinas para as crianças além de outras atividades como filmes de curta metragem sobre abuso e exploração
O município de Colatina tem tido participação atuante e se tornado referência para outros municípios no que tange o combate a esta forma de violência. “O nosso objetivo é Informar e mobilizar a sociedade colatinense para combater o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes, estimulando as denúncias, por meio do Disque 100 e outros órgão municipais que fazem parte do Sistema de Garantia de Direitos, além de divulgar e dar visibilidade ao trabalho desenvolvido no âmbito do Creas/Paefi finalizou a coordenadora do Creas/Paefi, Fabiola Karla Fachetti Cristo.
(Enviada por: Assessoria Prefeitura)
...
Vila Literária contará com a atriz Priscila Camargo
Vai acontecer no dia 16, a partir das 17h30, na Praça Sol Poente, a VIII Vila Literária em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil. É mais uma realização da Prefeitura de Colatina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, dentro do projeto Colatina Cidade Leitora que visa desenvolver ações de incentivo à leitura entre alunos da rede municipal e junto à população
O ponto alto da Vila será a apresentação da atriz e contadora de histórias Priscila Camargo com o espetáculo “Histórias da Mãe África”. As crianças poderão também se divertir com a árvore de livros, oficinas de leitura, de sacolas ecológicas e de materiais recicláveis, dentre outras.
A criançada também vai contar com a pintura em vasos de cerâmica, bingo literário e pintura facial. Além disso, vai estar aberta para visitação a casinha do Sítio do Pica-pau Amarelo. Apoiam este evento o Centro Universitário Unesc, Colégio Marista, Livraria Cordis e Fundação Castelo Branco. A entrada é gratuita.
(Enviada por: Assessoria Prefeitura)
...
Servidores temporários conseguem adicional de insalubridade
Professores admitidos em caráter temporário para trabalhar em instituição psiquiátrica de Santa Catarina tiveram reconhecido o direito de receber gratificação de insalubridade/penosidade, a exemplo do que já ocorre com os servidores efetivos. O benefício havia sido negado pelo Tribunal de Justiça daquele estado ao julgar mandado de segurança impetrado pelos professores, mas eles conseguiram reverter a decisão em recurso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Segundo os professores, não haveria razão para que alguns servidores, embora submetidos às mesmas condições de trabalho, fossem excluídos do benefício apenas por não ocuparem cargos de provimento efetivo. Já o Estado de Santa Catarina alegou que a situação jurídica de uns e outros é diferente: os temporários se sujeitam a legislação própria, enquanto a Lei Complementar Estadual n. 93/1993, que instituiu a gratificação, seria aplicável apenas aos efetivos.
Os trabalhadores foram contratados pela Secretaria da Inovação, Educação, Cultura e Desporto para atuar no Setor de Pedagogia do Instituto de Psiquiatria/Escola Saudação. De acordo com a Lei Complementar n. 93/93, a gratificação de insalubridade, penosidade ou risco de vida deve ser paga aos “servidores lotados e com efetivo exercício” nas instituições de atendimento psiquiátrico. De acordo com o Estado de Santa Catarina, a Lei Estadual n. 8.391/1991, que estabelece o regime jurídico especial dos servidores temporários, não prevê essa gratificação.
A relatora do caso no STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura, disse que “não se trata de assegurar o pagamento de verba não prevista em lei, a pretexto de aplicação do princípio da isonomia”, pois isso seria vedado pela súmula 339 do Supremo Tribunal Federal, segundo a qual “não cabe ao Poder Judiciário, que não tem função legislativa, aumentar vencimentos de servidores públicos sob fundamento de isonomia”.
No entanto, embora a lei pela qual os professores foram contratados não preveja o benefício, a ministra observou que “há uma lei complementar estadual que deixa certo que os servidores lotados e com efetivo exercício no instituto onde os recorrentes trabalham têm direito à gratificação de penosidade, insalubridade e risco de vida”.
Segundo Maria Thereza de Assis Moura, a Lei Complementar n. 93/93 se refere ao estatuto dos servidores civis de Santa Catarina, mas “não exclui os contratados temporariamente, na medida em que diz apenas ‘servidores lotados e com efetivo exercício’, e não servidores efetivos”. A relatora lembrou que a Constituição garante esse tipo de adicional, na forma da lei, e assinalou que, “no caso, há uma lei disciplinando a gratificação, lei essa que não distingue as categorias de servidor, se efetivo ou temporário”.
“A gratificação pleiteada visa recompensar riscos decorrentes do trabalho, sendo certo que a lei considerou como atividade insalubre/penosa o labor na instituição onde os recorrentes trabalham, razão pela qual, considerando o princípio da isonomia, não há motivo para somente concedê-la aos servidores efetivos, se também os temporários estão expostos aos mesmos riscos”, disse a ministra.
Ela observou ainda que há, no processo, documento da administração reconhecendo que todos os servidores lotados na Escola Saudação fazem jus à gratificação de insalubridade/penosidade. A Sexta Turma do STJ acompanhou integralmente o voto da relatora e concedeu o mandado de segurança requerido pelos professores temporários.
(Enviada por: Assessoria STJ)
...
Inscrições para os Festivais continuam abertas na Secretaria de Cultura
A Prefeitura de Colatina, por meio da Secretaria de Cultura, continua com inscrições abertas para os quatro festivais que vão acontecer nos próximos meses. O 8º Femuc (Festival Municipal de Música) vai estar com inscrições abertas até o dia 20 de abril, podem ser inscrever pessoas que sejam nascidas ou residentes em Colatina. O Femuc acontecerá nos dias 14 e 15 de maio na Praça Sol Poente a partir das 19h30.
O 7º Rock Colatina (Festival Nacional de Rock), que acontece todos os anos na cidade, está com inscrições abertas até o dia 6 de junho para qualquer pessoa que cumpra o regulamento disponível no site.
Outro festival que está com as inscrições abertas é o 11º Festcol (Festival Nacional de Música), que vai acontecer nos dias 6 e 7 de agosto também na Praça Sol Poente, poderão se inscrever todas as pessoas nascidas ou naturalizadas no Brasil. As inscrições vão até o dia 27 de junho.
E tem ainda o 5º Fenaviola (Festival Nacional de Viola), que acontece em Itapina nos dias 23,24 e 25 de junho, um festival muito aguardado, por ser realizado no bucólico povoado de Itapina, em uma época em que o friozinho do local encanta os turistas. As inscrições para os interessados poderão ser feita até o dia 10 de maio. A principal exigência é que na gravação e na apresentação ao vivo, o uso da viola caipira seja o instrumento principal.
Os regulamentos e ficha de inscrição estão disponíveis no site www.colatina.es.gov.br no link portal da cultura ou www.culturacolatina.com.br .
(Enviada por: Assessoria Prefeitura)
...
Prefeitura faz cadastro de taxistas
A Prefeitura de Colatina, por meio da secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança Pública (Semtran) está fazendo o cadastramento dos taxistas na cidade. Com o cadastro, o taxista receberá um cartão de “Taxista Regular”, onde vai constar o nome, placa do veículo, praça em que atua nome de dois defensores (caso o taxista possua), e a data de validade do cartão que deverá ser renovado anualmente.
Para obter o cartão, o proprietário do taxi deve comparecer a secretaria munido dos seguintes documento: carteira de motorista, certificado do curso para taxista do Sest/ Senat, atestado de bons antecedentes criminais, alvará e documentos do veículo (os documentos do defensor também deverão ser apresentados).
“O cartão deverá ser entregue no prazo de até 48 horas, no entanto, se a documentação estiver toda certa o taxista sai com uma declaração de taxi regular na mesma hora”, ressaltou o secretário de Trânsito, Transporte e Segurança Pública, Renann Bragato. O atendimento está sendo feito na própria secretaria das 8 as 12 horas.
Reajuste
Segue abaixo nova tabela de taxi com preço sugerido pela Associação dos Taxistas de Colatina juntamente com a Semtran, Os valores são baseados nas corridas de taxi partindo das praças do Centro de Colatina até os bairros. O não cumprimento da tabela estará sujeito a punição de acordo com a Lei Municipal 5462/2008.
LOCAL/VALOR
ACAMPAMENTOR$ 20,00
AEROPORTO IR$ 15,00
AEROPORO IIR$ 15,00
AUTO MARIA ISMÊNIAR$ 12,00
AUTO SÃO VICENTER$ 12,00
AYRTON SENNAR$ 25,00
Bº. RIVIERA (MARIA DAS GRAÇAS)R$ 20,00
BARBADOSR$ 25,00
BAUNILHAR$ 60,00
BOSQUE DA PRINCESAR$ 12,00
BELA VISTA (CAIC)R$ 12,00
CAMPESTRER$ 30,00
CENTROR$ 10,00
COLATINA VELHAR$ 12,00
COLUMBIAR$ 30,00
CORREGO DO OUROR$ 25,00
CORREGO DO OURO (PONTO FINAL)R$ 25,00
CRISTO (BELA VISTA)R$ 12,00
ESTAÇÃO FERROVIÁRIAR$ 15,00
HONÓRIO FRAGAR$ 20.00
IBC (SÃO BERNARDO APART)R$ 15,00
INSSR$ 10,00
MARIA DAS GRAÇAS (PROX. FARMACIA KELLY)R$ 15,00
MARIA ISMENIA R$ 10,00
MARIA ISMENIA (PARTE ALTA)R$ 12,00
MARISTAR$ 10,00
MARISTA (PARTE ALTA E NOÊMIA VITALLI) R$ 12,00
MARTINELLIR$ 15,00
MOACYR BROTASR$ 15,00
MOTEL CHALÉR$ 20,00
MOTEL FANTASYR$ 30,00
MOTEL FLOWERSR$ 25,00
MOTEL IMPERATORR$ 20,00
N. SRA. APARECIDAR$ 15,00
NOVO HORIZONTER$ 25,00
OLIVIO ZANOTELLIR$ 15,00
PERPÉTUO SOCORROR$ 12,00
POR DO SOLR$ 12,00
PONTE DO PANCASR$ 40,00
PRESIDIO (VELHO)R$ 15,00
QUINZE DE OUTUBROR$ 30,00
TV GAZETAR$ 15,00
SANTA CASA R$ 12,00
SANTA FÉ (PRESIDIO)R$ 25,00
SANTA HELENAR$ 20,00
SANTA MARGARIDAR$ 15,00
SANTA MONICAR$ 15,00
SANTA TEREZINHAR$ 15,00
SANTO ANTÔNIOR$ 20,00
SÃO MARCOSR$ 25,00
SÃO JUDAS TADEUR$ 12,00
SÃO SILVANO (POSTO ARNALDO)R$ 15,00
SÃO SILVANO (POSTO IPIRANGA)R$ 20,00
SÃO VICENTER$ 12,00
SIMONASSI (FIORAVANTE MARINO)R$ 15,00
TREVO BARBADOSR$ 20,00
VILA LENIRAR$ 12,00
VILA LENIRA (PONTO FINAL)R$ 15,00
VILA NOVAR$ 12,00
VISTA DA SERRA (TUCANO)R$ 15,00
MARILANDIAR$ 60,00
(Enviada por: Assessoria Prefeitura)
...
Palestra espírita em Colatina
Haverá mais uma palestra na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas de Colatina, situada na rua Santa Maria, 51, Centro, telefone 37222756. O tema é "O Sexto Sentido Nosso de Cada Dia". A convidada é a conferencista internacional Anete Guimarães, do Rio de Janeiro-RJ. O evento está agendado para domingo, 17 de abri, das 9 as 10h da manhã, com ntrada franca. As informações são do presidente da entidade, Virgilio Knupp

(Notícias inseridas pelo titular do blog, Paulo Roberto Maciel}

Nenhum comentário: