sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Dom Décio Zandonade - bispo de Colatina/ES - completa 68 anos. Há sete anos dirige a Diocese de Colatina, que compreende várias cidades, além da sede







Fotos tiradas de Dom Décio Sossai Zandonade. Destaque para a imagem com o Papa Bento XVI (Obs.: Dê dois cliques na foto para vê-la maior)

Enviada por: Diocese de Colatina. Adaptação: Paulo Roberto Maciel

O bispo diocesano de Colatina (ES), dom Décio Sossai Zandonade, comemorou, na quinta-feira (02/12), 68 anos de idade. Natural de Venda Nova do Imigrante (ES), dom Décio está à frente da Diocese de Colatina há sete anos e seu lema é: "Senhor, que eu veja".

Confira o que alguns padres, que coordenam diferentes trabalhos na Diocese, têm a dizer sobre o bispo, neste dia de festa.

“Antes de tudo, dom Décio é um grande amigo. Ele tem um carinho e um respeito imenso para com os padres. Ao mesmo tempo, é um pai zeloso e preocupado, pois ele quer que todos estejam bem. Ele também tem a bonita qualidade de saber ouvir o outro e entendê-lo, estando sempre aberto ao diálogo. Tenho particularmente um grande apreço por ele e sei que esse sentimento é recíproco.”
Mons. Rubens Duque, vigário geral

“A vida é um dom de Deus e, por isso, deve ser sempre festejada, sobretudo quando se trata da vida de alguém que tem um coração tão generoso e piedoso, como dom Décio. É um homem sonhador, capaz de transmitir o amor e o encantamento de Deus, por meio de uma vida inteira dedicada à Igreja.”
Pe. Roberto Marcelino de Oliveira, coordenador diocesano de Pastoral

“Fui um dos primeiros seminaristas da Diocese de Colatina a conhecer dom Décio antes que ele fosse nosso bispo. Desde então, nossa amizade e respeito vêm crescendo. Fui ordenado por ele e, a cada dia, o admiro mais, pela sua compreensão e amizade para com cada um de nós, padres. Dom Décio, a sua forma de estar no meio de nós, sua presença simples, despojada e alegre mostra um gosto especial de servir a Deus e aos irmãos. A nossa Diocese deve muito ao senhor por tudo isso. Muito obrigado por tudo e que Deus o abençoe ainda mais neste dia tão especial em sua vida. Parabéns!”
Pe. Luismar Passarelli, representante dos presbíteros

“Dom Décio e eu moramos na mesma casa. E foi dividindo com ele o espaço doméstico que aprendi muito. Aprendi, por exemplo, a ser religioso e a levar uma vida comunitária. Uma das coisas que mais me encantam em dom Décio é o seu espírito de oração. Trata-se de um homem que madruga com os pássaros, que reza muito e que vive plenamente a humildade e a simplicidade.”
Pe. Ernandes Samuel Fantin, chanceler da Cúria e diretor da Cordis

“Ser reitor é algo de grande responsabilidade e dom Décio colabora de forma muito amiga e próxima neste trabalho. Tê-lo como bispo é uma graça, pois, com ele, aprendi a ser padre, a ser mais humano e sensível, a dialogar mais. É uma pessoa muito serena e atenciosa com os presbíteros, que ajudou a Diocese a abrir seus horizontes, a descobrir sua missão no mundo. Dom Décio tem um olhar que vai além das aparências, por isso, a presença dele no seminário é muito afetuosa e sempre aguardada por todos.”
Pe. Marinaldo Serafim, reitor do Seminário Maria Mãe da Igreja

Nenhum comentário: