sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Notícias de Colatina/ES. Confira alguns eventos relacionados à Princesa do Norte capixaba. Criança ganha prêmio nacional do ECA



História de jovem colatinense vence concurso nacional
Valeu a pena toda a votação e apoio dado ao jovem escritor Diogo Francisco Estevam, que participou do 6º Concurso de Causos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O adolescente foi o vencedor na categoria “ECA na Escola” com o texto “O Ex-vendedor de Amendoim” que concorreu com outros 14 candidatos.
Diogo tem 12 anos, mora no bairro São Judas Tadeu e participa do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de São Vicente. Ele está concorrendo com pessoas adultas, profissionais de várias áreas, entre eles, educadores sociais pedagogos, sociólogos e até promotores. Dos mais de 1.196 trabalhos de todo o Brasil, 15 foram selecionados na categoria “O ECA como Instrumento de Transformação” e 15 na categoria “ECA na Escola”.
O vencedor levou R$ 10 mil em prêmios sendo que foram premiadas as três melhores histórias de cada categoria. Agora todas as histórias finalistas serão publicadas e quatro delas serão escolhidas para a gravação de curtas-metragens.


Educanvisa será apresentado em Brasília
Nos dias 1 e 2 de dezembro, a equipe do projeto Educanvisa, que é desenvolvido desde o ano passado pelas Secretarias Municipais de Saúde (Semus) e Educação (Semed), em quatro escolas da rede para promover hábitos de saúde junto aos alunos, com atividades de conscientização, vai apresentar o projeto em Brasília.
Será no II Encontro de Educação em Saúde, que terá como tema “A dose certa para uma vida saudável”. Participarão do evento 16 profissionais, entre eles as coordenadoras do projeto, Maria Margarete Zaché (Saúde), e Patrícia Ferreira (Educação) e professores das escolas Benildo Bragatto, Colúmbia, Cleres Martins Moreira e São Marcos, que cumpriram mais de 75% das atividades propostas pelo projeto.
O Educanvisa é vinculado à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e ao Ministério da Saúde (MS), e tem como principal objetivo conscientizar os estudantes sobre os riscos à saúde com o uso de medicamentos influenciados pela propaganda na mídia Por isso capacita professores, enfermeiros e agentes de saúde (Estratégias de Saúde da Família-ESF e de Agentes Comunitários de Saúde-Eacs), nos quatro módulos: Saúde em Educação, Vigilância Sanitária, Medicamentos de Uso Racional e Alimentação e Hábitos de Vida Saudável .
Em Colatina, nos últimos dois anos ele é desenvolvido com atividades em classe, com livros, brinquedos, jogos, pesquisa e mesa de alimentos saudáveis, entre outras. Para 2011, a intenção do secretário Marco Cani é ampliar o projeto para outras escolas da rede. Por isso, técnicos da Anvisa devem vir ao município para capacitar professores de outras escolas da rede municipal.



Momento cultural e resgate histórico
No dia 3, a Pré Escola Carlos Roberto Menegatti, do bairro São Silvano, vai promover um momento cultural e apresentar o trabalho de resgate histórico sobre os seus 44 anos na área. As atividades vão acontecer nos turnos matutino (7h30) e vespertino (13 horas), e envolver seus 381 alunos (Maternal I ao 2º Período), professores, pais e comunidade.
A diretora Maria Antônia Bohrer contou, que haverá a culminância do projeto “Recreio Cheio de Histórias” com música, poesia e teatro e ainda apresentação de fábula, com a utilização dos vários tipos de recursos que mostram a capacidade de criação que os ambientes escolares sempre revelam.
O resgate histórico da escola que será apresentado foi feito por alunos, professores e ex-profissionais que já trabalharam pela instituição. Um momento muito especial será a presença da mãe de Carlos Roberto Menegatti, homenageado pela Prefeitura após a sua morte em 1966, aos dois anos de idade. Ida Menegatti virá de Vitória, onde mora com a família, para participar. Na oportunidade também será lançado o hino da escola, que foi feito pelas professores Creonice de Oliveira e Cláudia Croce.


Colatina sediará Seminário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação
Com objetivo de promover uma ampla discussão para inserir os segmentos da sociedade no contexto nacional de ciência, tecnologia e inovação, acontecerá nos dias 2 e 3 de dezembro em Colatina o I Seminário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. O seminário será coordenado pelo Núcleo de Apoio à Gestão de Projetos (NAP), do Ifes Campus Colatina e conta com apoio da Prefeitura Municipal, Governo do Estado, Sebrae, Findes e Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV).
Serão debatidos temas como Inovação Tecnológica e suas Perspectivas de Fomento, com a professora Érika de Andrade Silva Leal, do Ifes Cariacica, A Ação Inovadora, com o gerente de promoção de Inovação da Findes, Iomar Cunha dos Santos, Sistemas Municipais de Centros Tecnológicos e Informação com Marco Junior de Faria Godinho, assessor da presidência da CDV, Parques Tecnológicos e Desenvolvimento Econômico e Regional com Robson Zucolotto, da Universidade Federal de Viçosa.
Segundo o professor Ronis Faria de Souza, diretor adjunto do Ifes, esta iniciativa visa posicionar ao Campus de Colatina como um dos segmentos responsáveis pela promoção de conhecimento nesta área com vistas ao desenvolvimento sustentável da região. Ele salienta que Colatina é reconhecida pela força de suas atividades econômicas nos setores moveleiro, vestuário, médico e de ensino.
Neste cenário de desenvolvimento, é necessário inserir-se com qualidade no movimento nacional de inovação como aspecto da ciência e tecnologia. Nestes 17 anos, o Ifes vem desempenhando importante papel no ensino técnico e agora encara um novo desafio ligado à pesquisa e a extensão, afirmou o diretor.


Saneamento básico é pautado por líderes do setor em Colatina
Com o propósito de debater as perspectivas para a área de saneamento ambiental, com base na lei 11.445/07, e promover a integração entre os profissionais do setor, começa segunda-feira (29/11), no auditório do Sanear, em Colatina, o “ENCONTRO FUNASA, MUNICÍPIOS e SERVIÇOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO”. O evento é uma parceria entre a Superintendência Estadual da Funasa no Espírito Santo e Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae-ES) para propor inovações nas ações de saneamento ambiental no Estado.
Durante o Encontro serão discutidas questões referentes à implementação dos consórcios públicos intermunicipais de saneamento, as perspectivas para a elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB), experiências em gestão de saneamento, ações de cooperação técnica, e apresentação de tecnologias em saneamento ambiental.
Nilton Andrade, Superintendente Estadual da Funasa, destaca a relevância deste Encontro para fomentar e colocar em destaque os PMSB: “Estamos sentindo a necessidade de modernizar a gestão dos serviços autônomos municipais. A formação do Consórcio Intermunicipal de Saneamento é atualmente o principal instrumento utilizado em outros estados com este objetivo”.
A edição do Encontro deste ano contará ainda com a análise de vários exemplos brasileiros bem sucedidos na implantação de Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB), como é o caso do município mineiro de Viçosa/MG, e de consórcios intermunicipais de saneamento ambiental, como o de Maringá/PR e o da Zona da Mata de Minas Gerais.
Além disso, estarão em debate na ocasião a sustentabilidade nas ações de saneamento básico; o Plano de proteção para mananciais, apresentado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf); o Plano Integrado de Recursos Hídrico para Despoluição da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, apresentado pelo prefeito de Colatina, Leonardo Deptulski; e o Licenciamento Ambiental para Estações de Tratamento de Água e Esgoto em funcionamento, a ser exposto pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema).
Para o presidente da Assemae no Espírito Santo, Paulo de Tarso, esta parceria entre Funasa e Assemae na realização do encontro é de grande importância. “A Funasa é a grande incentivadora dos serviços municipais de saneamento em nível nacional, a junção das duas instituições no evento reforça estas iniciativas no setor. O grande assunto a ser discutido se refere ao Plano Municipal de Saneamento, em que pretendemos esclarecer as dúvidas que ainda restam sobre o assunto”, afirmou Paulo.
Investimentos
Por meio do PAC/Funasa estão sendo investidos mais de R$ 26 milhões em ações de saneamento básico, contemplando 21 municípios capixabas. As ações irão beneficiar os municípios com recursos para realização de obras de ampliação ou construção de sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e melhorias sanitárias domiciliares (MSD).
Data
29 de novembro a 01 de dezembro de 2010.
Local
Auditório do Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental - Sanear, situado a Rua Benjamin Costa, 105, Bairro Marista - Colatina – ES
Público Alvo
Diretores e Funcionários dos Serviços de Saneamento, Presidente, Superintendente Estadual e Servidores da Funasa, prefeitos, governador eleito do Espírito Santo, Assemae , Amunes e autoridades locais do município de Colatina.
Programação:
Dia 29
14h: Inscrição e Credenciamento
14h30: Abertura Oficial
15h: Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) – Experiência bem sucedida de Viçosa/MG
16h: Intervalo
16h20: Sustentabilidade nas ações de saneamento básico - Cícero Oliveira – Departamento de Engenharia de Saúde Pública – Funasa/DF
17h: Plano de proteção para mananciais – Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf)
18h: Novo termo de Cooperação Técnica – Densp/Funasa e municípios
Dia 30
8h30: Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental - Experiência bem sucedida de Maringá/PR – advogado, Marlon Barbosa
9h40: Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais (Cisab)
10h20: Assinatura do termo de adesão para implantação Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Espírito Santo
10h30: Plano Integrado de Recursos Hídrico para Despoluição da Bacia Hidrográfica do Rio Doce – Leonardo Deptulski, prefeito de Colatina/ES
11h 30: Financiamento para obras de esgotamento sanitário - Experiência de Colatina com o Bird.
12h: Almoço
14h: Licenciamento Ambiental para Estações de Tratamento de Água e Esgoto em funcionamento - Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema)
15h: Demonstração de novas tecnologias em saneamento ambiental
16h 30: Intervalo
17h: Demonstração de novas tecnologias em saneamento ambiental
18h: Encerramento
Dia 1
8h30: Programa de Controle da Qualidade da Água – Sebastião Serrano e Marlos Agostini
9h30: Cadastro e georeferenciamento de rede de água e esgoto
10h30: Debate, encaminhamentos e avaliação do Encontro
12h: Encerramento

Sai pagamento de novembro e 13º pode ser antecipado
Os servidores da Prefeitura Municipal de Colatina já têm disponível desde sexta-feira, 26/11,na rede bancária o pagamento relativo ao mês de novembro. São mais de R$ 3,7 milhões que vão circular na economia local incrementando o comércio e o setor de prestação de serviços. Na quarta-feira foi liberado o tíquete-alimentação no valor de R$ 265,00 para compras em supermercados e similares.
Sobre o 13º salário, a previsão é de que seja pago no dia 17 de dezembro, mas a pedido do prefeito Leonardo Deptulski, as secretarias de Recursos Humanos e de Finanças estão estudando a possibilidade de antecipar a data.

II Encontro dos Produtores de Manga
Na sexta-feira, dia 26, foi programado o II Encontro dos Produtores de Manga do Polo da Região Noroeste do Espírito Santo. Neste ano, o evento, que teve sua primeira edição em 2009, ficou de ser realizado no Campo do Córrego do Lage, de propriedade de Valdir Sperandio, em Baixo Guandu. Agendado para começar a partir das 8h30 da manhã, o evento teve como convidados especiais o governador do Estado, Paulo Hartung, e o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.
A previsão era de participação de cerca de 500 produtores de manga, com palestras sobre o desenvolvimento no Polo de Manga, pronunciamento das autoridades presentes e almoço.
O encontro é realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura e pelo Incaper, em parceria com o Sebrae-ES, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a empresa Trop Brasil e a prefeitura de Baixo Guandu, além do apoio das prefeituras dos municípios que fazem parte do Polo.
Criado em 2003, o Polo tem o objetivo de organizar desde o cultivo dos frutos até a comercialização na indústria de polpa de frutas, permitindo que os agricultores tivessem a garantia de bom preço pelo produto. Através do Polo, os agricultores recebem incentivos do Governo do Estado, como distribuição de mudas a preços subsidiados e cursos de capacitação. A expectativa é de que em dezembro deste ano sejam distribuídas mais de 20 mil mudas. Ao todo, 17 municípios do noroeste do estado fazem parte do Polo, Colatina é um deles.
(Enviada por: Prefeitura de Colatina)

Nenhum comentário: