terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Notícias recentes sobre a cidade de Colatina/ES. Princesa do Norte em ritmo de carnaval





Eleitos rei momo e rainha do carnaval colatinense

Blocos e população presentes elegeram, na noite do último sábado, rei momo do carnaval colatinense, Thiago Correa, e a nova rainha, Aline da Cruz Silva. A dupla passa a ter a responsabilidade de abrir a festa na avenida que começa no próximo sábado. Eles receberão das mãos do prefeito Leonardo Deptulski, no Baile de Máscaras, que vai abrir oficialmente o carnaval no dia 05, no sítio Valbuza, a coroa, a faixa, e o troféu, e em seguida, a chave da cidade.
A festa de escolha da corte do Carnaval 2010 aconteceu na Associação dos Funcionários da Companhia Vale do Rio Doce e reuniu cinco candidatos a Rei Momo e oito candidatas a Rainha que, além de beleza e simpatia, apresentaram à comissão julgadora, muito samba no pé.
O Carnaval acontece uma semana antes do oficial. A festa terá entrada franca e para o Baile de Máscaras, os interessados poderão pegar os convites na Secretaria de Cultura. Nos dias 6 e 7, serão feitos os desfiles dos blocos na nova Avenida Beira-Rio. Eles terão um tempo de 40 minutos cada para se apresentar e mostrar as suas criatividades. Serão julgados nos quesitos, samba-enredo, cronometragem, animação, apresentação e evolução.

Novo time de Colatina empata em São Mateus

A equipe do Colatina Sociedade Esportiva, que está se preparando para o Campeonato Estadual da Segunda Divisão, disputou no último sábado, o seu primeiro jogo amistoso. O time foi à cidade de São Mateus e empatou em 2 a 2 com o time local, atual campeão capixaba. Os gols foram marcados por Gedeon e Junior Rosa e ainda desperdiçou várias oportunidades que poderia ter garantido um resultado positivo.
O técnico Hugo Cardoso ficou satisfeito com o desempenho dos jogadores e acredita que com os treinamentos que vão continuar em ritmo forte, a equipe irá ganhar mais entrosamento. A intenção da diretoria é marcar mais dois jogos amistosos antes da estreia na Segundona, no próximo dia 07 de março, na Serra, contra o Gel Laranjeiras.
O elenco do Colatina conta com jogadores formados nas escolinhas de base da Prefeitura e de outros que atuam com destaque nos campeonatos amadores, e com alguns reforços como o goleiro Digão e o meio campista Edson Careca.

Seminário de Turismo do Espírito Santo em Panca

Começa nesta terça-feira (2/02), no auditório da Secretaria de Educação de Pancas, o Seminário de Mobilização para a Promoção do Turismo do Espírito Santo. O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado de Turismo (Setur), do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento (Setades), de Cultura (Secult) e das Prefeituras da Região Doce Pontões Capixaba.
Agendaram presença o secretário de Estado de Turismo, Marcus Vicente, o superintendente do Sebrae, João Felício Scardua e os prefeitos municipais. Foi programada uma palestra sobre o "Salão do Turismo do Espírito Santo e Nacional e sua importância para o Desenvolvimento do Turismo Regional".

Multa para quem estacionar em vagas de deficientes e idosos

Motoristas devem ficar atentos, pois a partir de agora quem estacionar nas vagas de idosos e deficientes no centro da cidade, sem o cartão de estacionamento de vaga especial, está sujeito a multa por infração leve de R$ 53,20 além de remoção do veículo por guincho e perda de três pontos na carteira.
O cadastro pode ser feito na Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Segurança Pública. Os interessados deverão comparecer à Secretaria, munidos de cópia e original do documento de identidade e comprovante de residência. O portador de necessidades especiais deve apresentar também o laudo médico comprovando a deficiência. As vagas já foram definidas e sinalizadas obedecendo à resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de dezembro de 2008.
O responsável pela Secretaria, Renann Bragato, lembra que as vagas são exclusivas, mas que o usuário não fica isento do pagamento do estacionamento rotativo. O Contran já regulamentou a reserva das vagas e decidiu que eles podem utilizar os espaços exclusivos, tanto na condição de motoristas, quanto na de passageiros.
O objetivo foi criar um padrão nacional para esses espaços de estacionamento, eliminando as divergências que eram colocadas como obstáculo para o cumprimento da lei. O artigo 41 do Estatuto do Idoso, de 2003, exige a reserva de 5% das vagas de estacionamentos públicos e privados. A lei 10.098 de 2000 estabelece a reserva de 2% para portadores de necessidades especiais.

Prefeito visita cidades do Paraná e relata experiência

O prefeito Leonardo Deptulski considerou positiva a viagem que realizou recentemente às cidades de Maringá e Cianorte, no Paraná, onde foi conhecer o pólo de vestuário daquela região. Na visita, o prefeito manteve contato com empresários, comerciantes e prefeitos locais com o objetivo de verificar o funcionamento desta parceria para que sirva de exemplo a projeto semelhante que pretende implantar em Colatina.
Segundo o prefeito, a visita serviu para reforçar a convicção de que a instalação do Centro de Comercialização do Vestuário é viável e será importante para impulsionar o setor que conta com 720 empresas de confecções na região, sendo 435 em Colatina, gerando milhares de empregos. A instalação será feita numa parceria da Prefeitura com os empresários, governos estadual e federal e Sebrae. Além da qualidade da moda produzida pelo pólo, Leonardo ressalta que a localização da cidade é outro fator importante para atrair os compradores.
O projeto do Centro Comercialização que será construído num galpão do antigo Instituto Brasileiro do Café, no bairro IBC, ocupará uma área de 15 mil metros de área coberta e terá 100 lojas, restaurante e lanchonete. A reforma do galpão prevê ainda área de carga e descarga, estacionamento para ônibus e veículos.
Na próxima segunda-feira, 01, o prefeito e o engenheiro Hiroschi Matsuzak, responsável pelo projeto, estarão reunidos com os representantes da Assedic (Associação Empresarial de Desenvolvimento de Colatina), CDL (Clube de Diretores Lojistas) e Sinvesco (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Colatina). A reunião servirá para avaliar a visita e definir os detalhes para o lançamento do Centro de Comercialização.

(Fonte: Prefeitura de Colatina)

Nenhum comentário: