sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Vinho, feira e shows na XII Festa do Vinho de Santa Teresa/ES


Os apreciadores de vinho e de um clima muito agradável, já podem fazer sua programação para os dias 7, 8 e 9 de agosto (esta sexta-feira, sábado e domingo), quando acontece a XII Festa do Vinho e Feira de Agronegócio e Agroturismo, no Parque de Exposições de Santa Teresa. Em sua décima-segunda edição a festa é considerada uma das mais importantes da região centro-serrana, devido à qualidade das uvas colhida no município.
Durante os três dias, o evento disponibilizará aos freqüentadores comidas, bebidas, músicas e danças, para comemorar a boa safra. Os visitantes podem apreciar um bom vinho e deliciosas uvas, além de se divertirem com as atrações musicais e culturais.
História de Santa Teresa
A história de Santa Teresa começa em 1875, quando 60 famílias venetas e trentinas, a bordo do navio Rivadávia, atravessaram o Atlântico, desembarcaram no Rio de Janeiro e nfrentaram outro vapor para Vitória. Após alguns dias, subiram em canoas pelo rio Santa Maria e escolheram as montanhas para iniciar a saga da colonização. Em 1877, Santa Teresa recebeu nova corrente migratória. Eram imigrantes procedentes da Suíça e Alemanha, que rumaram para a região de Vinte Cinco de Julho, hoje distrito do município. No mesmo ano chegaram os poloneses, que se estabeleceram em torno do atual distrito de Santo Antônio do Canaã.
Santa Teresa é também chamada de “Beija-Flor do Espírito Santo”, graças à abundância destas aves na região e principalmente por ser a terra onde nasceu e viveu o cientista Augusto Ruschi - pioneiro nas pesquisas com beija-flores. O município possui uma das mais exuberantes biodiversidades do mundo e está cercado pelas montanhas da região serrana do Espírito Santo, com cerca de 40% de seu território composto de Mata Atlântica.
Limites
Os municípios limítrofes são: Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina (ao sul), São Roque do Canaã (ao norte), Fundão, Ibiraçu e João Neiva (a leste) e Itarana e Itaguaçu (a oeste).
Acesso Rodoviário
Saindo de Vitória/ES: seguir pela BR-101 Norte até Fundão. Depois são mais 28km até Santa Teresa, pela ES-164.
Vale do Canaã
O Vale do Canaã foi um dos locais onde se ambientou o enredo do romance “Canaã”, de Graça Aranha, escrito em 1902. Canaã significa terra rica e fértil, lugar prometido de sonhos e ambições. O Vale é uma das áreas onde começou a ocupação do município de Santa Teresa por imigrantes italianos. Um dos mirantes do Vale fica a 2 quilômetros do Centro de Santa Teresa, na rodovia que liga o município a São Roque do Canaã e Colatina.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
07/08/2009 – Sexta Feira
21h – ABERTURA DO PARQUE DE EXPOSIÇÕES
22H – SHOW COM OS CARRETEIROS
01 - SHOW COM SAMBANEJO
08/08/2009 – Sábado
20h – ABERTURA DO PARQUE DE EXPOSIÇÕES
22H – SHOW COM OS FORROZÃO CABARÉ
23H – SHOW COM FLAVINHA MENDONÇA E BANDA
01H – SHOW COM TREM BALA
03H – SHOW COM OS FORROZÃO CABARÉ
09/08/2009 - Domingo
09h – ABERTURA DO PARQUE DE EXPOSIÇÕES
10h – DANÇAS CULTURAIS ALEMÃ
12h – SHOW COM GRUPO GAROTTUS
15h – SHOW COM BANDA LDA
(Adaptada e inserida por Paulo Roberto Maciel. Fonte: Adalberto Batista, da Prefeitura de Santa Teresa)

Nenhum comentário: