segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Luciano Rezende visita São Roque do Canaã e Santa Teresa. Objetivo é verificar projeto "Campeões do Futuro"


O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Luciano Rezende, e a coordenadora estadual do projeto de inclusão social pelo esporte ‘Campeões de Futuro’, Alessandra Pontes, visitaram, na quinta-feira (27/08), os núcleos de ginástica rítmica desenvolvidos nas cidades de São Roque do Canaã e em Santa Teresa. A partir de outubro, o núcleo de Santa Teresa também oferecerá a modalidade de futsal. Ao todo, 400 crianças participarão de atividades que utilizam o esporte como ferramenta para a formação integral de cidadãos conscientes e atuantes na sociedade, 100 para cada núcleo de ginástica rítmica e 200 para o futsal. Segundo Luciano Rezende, o projeto ‘Campeões de Futuro’ é uma das principais ações da Secretaria Estadual de Esportes e Lazer (Sesport). “É uma ação diferente, pois é contínua. São 13.500 crianças atendidas pelo Estado, que têm no esporte uma alternativa saudável de vida. As atividades duram o ano inteiro, o que acaba transformando a realidade daqueles que estão a sua volta, inclusive servindo de referência para a própria família”, explica. Alessandra Pontes afirma que a principal preocupação do projeto é manter as crianças, em sua maioria de bairros carentes e em situação de risco social, alegres e motivadas. “Muitas dessas crianças têm uma vida muito difícil. Por isso, orientamos os professores a trabalharem a motivação e a integração das crianças dentro das aulas. Para o ‘Campeões de Futuro’ não há biótipo correto, nem limitações físicas ou mentais. Todos devem ser atendidos, assistidos e estimulados a trocarem experiências”, descreve. É o que acontece em São Roque do Canaã. Com apenas um mês de início das atividades no município, a professora Anailza Volpe já colhe os resultados. “No começo, algumas meninas tinham vergonha de não conseguir realizar os movimentos da ginástica, pois sempre há aqueles que aprendem mais rápido do que outros. Mas conversando, ensinando e, às vezes, puxando um pouco da orelha delas, a timidez passa e elas percebem que, para superar as dificuldades, basta se esforçar”, assinala. “Ginástica é difícil. O que eu mais gostei de aprender foi a esparcar (abertura total de pernas). Dói um pouco no começo até aprender. Não é fácil, mas eu consigo um pouco. Cada um faz o que pode. Nós somos diferentes. Temos que aprender a respeitar um ao outro. Com os defeitos e as qualidades”, adverte a pequena Izabele Tonini, de 11 anos. Se em São Roque as aulas são recentes, Santa Teresa tem muito o que contar. O município da Região Serrana inaugurou o projeto no Estado com a modalidade de ginástica rítmica e logo transformou a realidade da cidade. Orientadas pela professora Ieda Hoffmann, as meninas descobriram a ginástica rítmica e tem levado o esporte por onde passam.
Para a professora, o caso de Sâmela Ribeiro é emblemático. A menina de 13 anos tem se destacado no projeto, tanto na habilidade dos movimentos, como na integração com as outras crianças. “Ela é um exemplo para as outras meninas. Chegou tímida e já ensina os movimentos para as colegas, além de ajuda a passar as coreografias. Pode ser uma ginasta profissional, mas já é uma preciosidade de pessoa”, afirma. “Eu quero ser ginasta, atriz ou cantora, enquanto isso eu estudo na escola. Eu era muito bagunceira, mas agora eu estou indo bem. As professoras conversam muito com a gente. O projeto é legal. Faz a gente pensar no futuro”, compartilha a aluna da 7ª série.

Biografia de Luciano Rezende

Luciano Rezende, tem 47 anos, nasceu em Cachoeiro de Itapemirim (ES). É o filho mais velho de uma professora, já falecida, Luzia dos Santos Rezende e de Altayr Chaves de Rezende, ex-sapateiro, hoje, aposentado. Tem três irmãos e uma irmã. Foi também morador de Colatina e Vila Velha. Morador de Vitória há 36 anos, é casado com Marina Cogo Lodi Rezende e pai de Davi e Artur.
Médico
Médico formado pela UFES e com Pós Graduação em Medicina Esportiva na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Luciano também é professor de Inglês e de medicina do exercício.
Esportista
Na juventude foi destaque por sua atuação esportiva. É campeão brasileiro (1979 e 1986) e sul-americano de remo (Uruguai -1979) e obteve o 6º lugar no campeonato mundial universitário de remo na (Holanda - 1986).
Comitê Olimpico Brasileiro e Internacional
Médico, atuou no controle do uso de drogas no esporte, dentro e fora do Brasil. Membro da Comissão Médica do Controle Anti-doping do Comitê Olímpico Brasileiro (91/95), do Comitê Olímpico Internacional nas Olimpíadas de Barcelona 92, dos Jogos Panamericanos do Canadá (1999) e da República Dominicana (2003) e Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro (2007)
No parlamento e na política
Luciano Rezende foi vereador em Vitória de 1995 a 2008. Eleito e reeleito sempre com votações expressivas, atuando sempre em assuntos de grande interesse público como a luta contra o aumento abusivo do IPTU.
É presidente estadual e membro da executiva nacional do Partido Popular Socialista (PPS).
Durante os seus mandatos de vereador liderou debates importantes na cidade como a luta contra o aumento abusivo do IPTU em 2007, que culminou com o recuo parcial da PMV na implementação do aumento.
Foi candidato pela primeira vez a prefeito de Vitória em 2008, obtendo 58445 votos e o segundo lugar na disputa, com 31,77% dos votos válidos da capital.
Na Gestão Pública
Foi Secretário municipal de Educação em Vitória (2001-2002)
Foi também Secretário municipal de Saúde em Vitória (2003-2004).
Ações de destaque
Implantou em Vitória o SOE, Serviço de Orientação ao Exercício Físico, nos parques e praias de Vitória, que é considerado modelo em saúde pública.
Quando Secretário de Educação implantou em Vitória a Educação Ampliada ofertando aos alunos da rede municipal, atividades artísticas, culturais e esportivas.
Secretário Estadual de Esportes e Lazer
Luciano atualmente é o Secretário Estadual de Esportes e Lazer do Estado do Espírito Santo.

(Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesport. Inserida por Paulo Roberto Maciel)

Nenhum comentário: