segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Artigo – Antigos LPs de Tim Maia ainda fazem parte da história do “Rei do Soul” brasileiro


(Tim Maia com Abelardo Barbosa, o "Chacrinha", foto da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro-Alerj)

Texto: Paulo Roberto Maciel

Tenho vários Long Plays (LPs) do cantor, compositor e instrumentista Tim Maia, o “Rei do Soul” brasileiro. Desde que ouvi no rádio a primeira música do cantor, tornei-me um fã ardoroso do artista e procurei adquirir todos os discos que a partir de então passaria a lançar. Ficava ansioso a cada lançamento, procurando avidamente pela obra musical a fim de comprá-la. Até mesmo na fase do Tim Maia Racional consegui adquirir os seus dois discos, os quais possuo até hoje (Soube que nos mercados de discos antigos, cada raro LP Racional, produzido pela Seroma, vale algo em torno de R$ 600,00). Considero a música “These Are The Songs” uma das mais bonitas da carreira de Tim Maia, assim como posso destacar outros grandes sucessos, como “Você”, “Meu País”, “Chocolate”, “Réu Confesso”, “Over Again”, “Compadre”, “Do Your Thint Behave Yorself”, “New Love”, “Música no Ar”, “Azul da Cor do Mar”, “Eu Preciso Ser Amado”, “Até Que Enfim Encontrei Você”, “Padre Cícero”, “Pelo Amor de Deus”, “Essa Tal Felicidade”, “Não Quero Dinheiro”, “Lamento”, “Idade”, “Meu Samba”, “Imunização Racional” (“Que Beleza”), “Bom Senso”, “My Little Girl”, “Sofre”, “Do Leme ao Pontal”, “Vale Tudo”, “Acenda o Farol”, “A Fim de Voltar”, “Sossego”, “Guiné Bissau, Moçambique e Angola”, “Cultural Racional”, “Murmúrio”, “Não Vou Ficar”, “Cristina”, “Canário do Reino”, “Leva”, “Dia de Domingo”, “Sufocante”, “Pede a Ela”, “Como Uma Onda”, “Bons Momentos”, “Essa Dor Me Apanha”, “Se Esse Amor Termina”, “Amiga”, “Velho Camarada”, “Até Parece Que Foi Sonho”, “Carinhos”, “Bem-Vinda”, “Um Dia Eu Chego Lá” (“Trabalho”), “Leva o Meu Blues”, “Venha Dormir em Casa”, “Eu Amo Você”, “Oceano”, “Pudera”, e, até mesmo as instrumentais.
Em tempo: Li os dois livros sobre Tim Maia, um escrito por Nelson Motta (“Vale Tudo, O Som e a Fúria de Tim Maia”) e outro por Achel Tinoco, ditado pelo cantor e compositor Fábio (“Até Parece Que Foi Sonho. Meus Trinta Anos de Amizade e Trabalho Com Tim Maia”).
Apesar do gênio criativo de Tim Maia na música, sua vida pessoal me deixou um pouco abalado logo ao término das duas leituras que fiz. Nunca soube de pessoa com igual perfil. Espero agora ver o filme que farão sobre a vida do “Rei do Soul”. Espero que o Carmelo Maia – detentor do espólio de Tim Maia – libere o quanto antes a autorização. Inclusive eu soube também que o David Bowie está interessado em gravar músicas do Tim Maia.

Nenhum comentário: