quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Gripe A em Colatina: Novo treinamento e mais um caso descartado


Na segunda-feira (10/08), as equipes dos hospitais de todas as redes do município de Colatina participarão de um treinamento, no auditório da sede do Ministério Público (Praça Sol Poente), para receberem orientações sobre os cuidados básicos relacionados à Gripe Suína, também conhecida como Gripe A, Influenza A ou Nova Gripe, causada pelo vírus H1N1.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, Neusa Fernandes, explicou que nos treinamentos que estão ocorrendo, os participantes são orientados sobre a importância das higienizações corporal e ambiental, para evitar o contágio. Essas são as recomendações: Lavar bem as mãos com água e sabão, manter os locais arejados e tomar cuidado com utensílios pessoais, como copos e toalhas, entre outros cuidados.
Na semana passada mais um caso suspeito de gripe foi descartado em Colatina. Uma adolescente de 15 anos, do bairro Maria das Graças, que retornou de uma viagem à Disneylândia, nos Estados Unidos, na quinta-feira, dia 31/07, chegou passando mal e procurou um hospital. O caso foi encaminhado à Secretaria de Saúde, que, depois das avaliações, viu que ela não apresentava os principais sintomas, que são dor de cabeça, mal-estar, dor, febre e falta de ar.
Em todo o Estado do Espírito Santo, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) confirmou a existência de 14 casos da doença.
(Fonte: Vigilância Epidemiológica. Adaptada e inserida por Paulo Roberto Maciel)

Nenhum comentário: