domingo, 17 de setembro de 2023

IMAGENS do pós-missa na Catedral Sagrado Coração de Jesus - Colatina/ES. POR repórter Paulo Maciel (também leitor e animador litúrgico)

 MISSA (fotos) das 7h, Domingo, 17/9/23, Catedral - Colatina/ES

- POR repórter (e leitor/animador litúrgico) Paulo Maciel
- O presidente da celebração Eucarística na Catedral Sagrado Coração de Jesus (Colatina/ES, 7h, 24º Domingo do Tempo Comum, 17/9/23), Padre Deivid José Langa Lopes, na homilia, tratou do tema do dia: o perdão. No Evangelho (Mt 18, 21-35), Pedro pergunta a Jesus se devemos perdoar até 7 vezes, e o Mestre reponde que o perdão deve ser dado 70 vezes 7. O sacerdote explica que isso significa a totalidade, ou seja, perdoar sempre. E lembrou que Jesus Cristo, além de Deus, era um homem sem pecado que morreu por nós na cruz. E quando estava pregado no madeiro, disse: "Pai, perdoai-os, eles não sabem o que fazem!" Aconselhou a perdoar sempre, mesmo reconhecendo que é difícil, às vezes. Disse também para não guardarmos rancor e raiva, ressaltando que é um pecado capital. E asseverou que a falta de perdão é algo ruim para os outros e para quem não perdoa também. O Livro do Eclesiástico (Eclo 27, 33 - 28,9) também fala sobre a necessidade de perdoar e não guardar raiva e rancor de ninguém pois, se não perdoarmos, como queremos pedir perdão a Deus? São Paulo Apóstolo na sua Epístola aos Romanos (Rm 14, 7-9) diz que a nossa vida pertence a Deus e não vivemos por nós mesmos. Na Oração dos Fiéis, o presbítero disse que "neste dia ... reconhecemos a grandeza de Deus quando perdoa e a do homem que aprende a perdoar." E concluiu, suplicando ao "Senhor de misericórdia infinita" que "não limiteis a vossa indulgência à nossa capacidade de perdoar, mas ensinai-nos a descobrir em vosso Filho a medida do vosso perdão". Nos pedidos de oração, a leitora rezou pelos ministros e fiéis a fim de que aprendam a perdoar-se mutuamente, como Cristo ensinou a Pedro. - NOTÍCIAS DA IGREJA. O padre convidou, no momento dos avisos, para o Encontro de Gestantes e Encontro de Viúvos (domingo, 24/9/23), para os quais deve ser feita a inscrição na secretaria paroquial (telefone (0xx27) 2102-5010). Podem se participar inclusive os pais, assim como mães solteiras. Também já está em curso a campanha de fim de ano com vários prêmios, entre eles um automóvel "Brasília" (cor amarela) dos anos 1979/80, a qual foi dado o nome bíblico da rainha "Ester". O veículo está em exibição na rua em frente à Catedral, para os interessados em adquirir os carnês ou bilhetes da ação entre amigos.









Nenhum comentário: