sexta-feira, 4 de março de 2022

LITURGIA. 10/03/2022, 5ª-F. DA I SEMANA DA QUARESMA. Stos. Mártires de Sebaste. Voz: Paulo Maciel. Colatina/ES

 ---Edição, PESQUISA e postado por repórter e radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com, NO CANAL DO YOUTUBE Paulo Roberto Maciel Maciel, NO PERFIL facebook.com/paulomacieldaradio E instagram.com/paulorobertomaciel6/ -- -

--LITURGIA. 10/03/2022, QUINTA-FEIRA DA I SEMANA DA QUARESMA. Cor: Roxa. Ano C. Rito: Ofício do dia. Santo do dia: Os Quarenta Mártires de Sebaste. 1ª Leitura: Leitura do Livro de Ester (Es 4,17): "...Prostrou-se por terra desde a manhã até o anoitecer, juntamente com suas servas,..." SALMO RESPONSORIAL: Salmo - Sl 138,1-2a.2bc-3.7c-8 (R:3a). "R: Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!" EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO São Mateus (Mt 7,7-12 ): "...'vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem!'.'" FONTE: NOVAALIANCA.COM.BR.
-

--SANTOS DO DIA 10 DE MARÇO: Os Quarenta Mártires de Sebaste. (FONTE: rs21.com.br). - “Por esta noite de gelo, conseguiremos o dia sem fim da glória na eternidade feliz”, animavam-se os mártires uns aos outros, enquanto permaneciam em um lago congelado como castigo. Diante do decreto do imperador Licino (320), no qual ordenava a morte dos cristãos que não renegassem a sua fé, os corajosos soldados disseram ao governador de Sebaste (então capital da província da Armênia Menor, na Turquia) que eles não ofereceriam incenso aos ídolos e que se manteriam fiéis a Jesus. O governador mandou torturá-los e prendê-los em um calabouço escuro. A prisão se iluminou e se ouviu que Jesus os incentivava a sofrer com coragem. Posteriormente, foram levados a um lago com água gelada. Quando se viram obrigados a se desvestir para entrar na água fria, um deles exclamou: “Ao tirarmos as roupas, nos despojamos do homem velho; o inverno é duro, mas o paraíso é doce; o frio é fortíssimo, mas a glória será agradável”. Muito perto do lago, havia um tanque com água morna para quem quisesse desistir. Aconteceu que um deles abandonou seus amigos cristãos e entrou na água quente, mas isso lhe causou imediatamente a morte. A tradição conta que 40 anjos desceram do céu, cada um com uma coroa, mas um anjo ficou a buscar a quem dar o prêmio, porque um deles havia desistido. Um guarda, ao ver que os mártires seguiam rezando e cantando hinos, gritou: “Eu também creio em Cristo”. Terminou também no lago, o anjo se aproximou e lhe deu a coroa do martírio. Os soldados anticristãos convidavam o mais jovem dos mártires a desanimar, mas sua mãe o incentivava a permanecer fiel. Ao amanhecer, os mártires foram retirados vivos do lago, quebraram-lhes as pernas e os deixaram morrer. O comandante do exército mandou que os corpos fossem queimados, mas de alguma forma o mais jovem sobreviveu e morreu nos braços de sua mãe. A mulher recolheu todos os que pôde, colocou-os em uma carroça e os levou a um lugar seguro. Impressiona a força espiritual desta mãe, que incentivava seu filho no martírio. Os cristãos no oriente celebram a festa desses mártires em 9 de março, data em que deram suas vidas, enquanto no ocidente sua festa é em 10 de março. Esta celebração coincide com a Quaresma para encorajar os fiéis no caminho da fé. -- (Rede Sérculo 21: Rua João Previtale, 1834 - Alto da Colina - Valinhos/SP - CEP: 13272-315 - Fone: +55 (19) 3871-9620)
----SANTOS Mártires de Sebaste, rogai por nós!

Nenhum comentário: