---Edição, PESQUISA e postado por repórter e radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com , NO CANAL DO YOUTUBE paulo roberto maciel E NA REDE SOCIAL facebook.com/paulomacieldaradio. E AINDA: instagram.com/paulorobertomaciel6/ -- -
--LITURGIA. 21/11/2021, DOMINGO, NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO. XXXIV Semana do Tempo Comum. Cor: Branca. Ano B. Rito: Glória, Creio, Prefácio Próprio - Ofício da Solenidade. Santo do dia: São Gelásio I. 1ª Leitura: Leitura do Livro da Profecia de Daniel (Dn 7, 13-14): "...Foram-lhe dados poder, glória e realeza...". Salmo Responsorial Sl 93, 1ab.1c-2.5 (R: 1a). "R: Deus é rei e se vestiu de majestade, glória ao Senhor!". 2ª Leitura: Leitura do Livro do Apocalipse de São João (Ap 1, 5-8): "... 'Eu sou o Alfa e o Ômega'. ...'.
". Evangelho de Jesus Cristo segundo São João (Jo 18, 33b-37): "...'Tu o dizes: eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade.'...". Fonte: novaalianca.com.br.
--
--SANTO DO DIA 21 DE NOVEMBRO: São Gelásio I. (FONTE: a12.com). - Nascido em Roma, Gelásio era de origem africana, culto, inteligente e dotado de personalidade forte. Cristão fervoroso, era conselheiro papal. Em 492, foi eleito para assumir a cátedra de Pedro, mas seu pontificado foi muito conturbado por causa de problemas políticos. Papa Gelásio lutou para a manutenção da doutrina, enfrentando heresias como o pelagianismo. Foi o primeiro pontífice a expressar a máxima autoridade do Bispo de Roma sobre toda a Igreja. Deixou isso claro em uma carta na qual se faz uma nítida distinção entre poder político e poder religioso. Organizou e presidiu o sínodo de 494, no qual foi aprovada a grande renovação litúrgica da Igreja. Assim, ele instituiu o Sacramentário Gelasiano para uniformizar as funções e ritos das várias Igrejas. Trata-se do decreto que levou o seu nome, contendo cerca de cinquenta prefácios litúrgicos, uma coletânea de orações para recitar durante a missa. Papa Gelásio I viveu em oração e insistia que seus clérigos fizessem o mesmo. Por sua caridade, foi chamado "Papa dos pobres". Morreu em 21 de novembro de 496, em Roma.
--REFLEXÃO: São Gelásio foi um defensor da fé e um amigo dos pobres. Sua alegria era fazer o nome de Jesus conhecido e o povo de Deus ser reconhecido e dignificado. Lutou por uma liturgia unificada e por uma doutrina harmônica. Nele, podemos encontrar modelo para nossa própria ação cristã.
--ORAÇÃO: Deus eterno e todo-poderoso, quiseste que São Gelásio Primeiro governasse todo o vosso povo, servindo-o pela palavra e pelo exemplo. Guardai, por suas preces, os pastores de vossa Igreja e as ovelhas a eles confiadas, guiando-os no caminho da salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!
-- São Gelásio I, ROGAI POR NÓS!
-- Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário