terça-feira, 16 de novembro de 2021

LITURGIA. 19/11/2021 (6ª-F.). S. Roque, Sto. Afonso e S.João. S. Rafael de São José. 33ª S. T. C. . Voz: Repórter Paulo Maciel. Colatina/ES

 ---Edição, PESQUISA e postado por repórter e radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com , NO CANAL DO YOUTUBE paulo roberto maciel E NA REDE SOCIAL facebook.com/paulomacieldaradio. E AINDA: instagram.com/paulorobertomaciel6/ -- 

--LITURGIA. 19/11/2021 (Sexta-Feira), SANTOS ROQUE, AFONSO E JOÃO, PRESBÍTERO E MÁRTIRES. XXXIII Semana do Tempo Comum. Cor: Vermelha. Ano B. Rito: Prefácio Comum ou dos Mártires - Ofício da Memória. Santo do dia: São Rafael de São José. 1ª Leitura:  Leitura do Primeiro Livro dos Macabeus (1 Mc 4,36-37.52-59): "...O altar foi novamente consagrado ao som de cânticos ...". Salmo Responsorial Sl (1Cr 29), 10-12 (R: 13b). "R: É o Senhor quem me sustenta e me protege!". Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 19,45-48): "...'Minha casa será casa de oração'". Fonte:  novaalianca.com.br.

--


--SANTO DO DIA 19 DE NOVEMBRO:  São Rafael de São José.  (FONTE: a12.com). José nasceu no dia primeiro de setembro de 1835, na Polônia, filho de um casal de nobres. Foi batizado com o nome de José e educado pelos pais dentro da religião cristã. Na juventude, estudou engenharia civil na escola Militar de Engenharia. Sua vida na juventude foi marcada pela devoção à Nossa Senhora do Carmo, mas o progresso nos estudos o fez afastar-se da religião. Graças à sua inteligência, atingiu altos postos na carreira militar. Em janeiro de 1863, durante um período de guerra, encontrou sua reconciliação com Deus. Confessou, comungou e iniciou uma vida de intensa espiritualidade e devoção a Jesus, José e Maria. O término da guerra o fez prisioneiro e ele foi deportado para a Sibéria, onde ficou dez anos sob o regime de trabalhos forçados. Suas únicas companhias foram um crucifixo e o livro “Imitação de Cristo”. Libertado e repatriado, entrou na Ordem dos Carmelitas Descalços, aos quarenta e dois anos de idade. Vestiu o hábito dos carmelitas e tomou o nome de Rafael de São José, em 1882, quando recebeu a ordenação sacerdotal. Morreu no dia 15 de novembro de 1907, em Vadovice, na mesma cidade onde, anos mais tarde, nasceria João Paulo II.  

-REFLEXÃO: São Rafael de São José foi um homem de Deus, vivendo em profunda união com Ele. Foi definido como uma oração vivente, sendo um homem de austeridade e silêncio. Outra marca de sua espiritualidade é o seu profundo amor a Maria e o zelo pelo sacramento da penitência.

--ORAÇÃO: Ó Deus, que concedeste ao beato Rafael espírito de fortaleza nas adversidades e extraordinário selo de caridade para promover a unidade da Igreja, concedei-nos, por sua intercessão, ser fortes na fé e amarmos uns aos outros, colaborando fielmente para a união de todos os fiéis em Cristo. Amém!

-- São Rafael de São José, ROGAI POR NÓS!

-- Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR


Nenhum comentário: