O impresso "O Dia do Senhor - Celebração Dominical da Palavra de Deus", da Diocese de Colatina/ES, é utilizado nas celebrações da Palavra em igrejas de sua jurisdição. Ano A - XXX - Nº 1805. II DOMINGO DA QUARESMA. 08/03/2020. "Ao transfigurar-se Jesus se revela como Palavra viva do Pai, dirigida a toda a humanidade". Cor roxa. Ano Jubilar Missionário. 1ª Leitura: Leitura do Livro do Gênesis (Gn 12, 1-4a). Salmo Responsorial: (Sl 32) (33), 4-5.18-19.20 e 22 (R. Cf. 22)): "R. Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, venha a vossa salvação!". 2ª Leitura: Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo (2Tm 1, 8b-10). Evangelho: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 17, 1-9). INSTRUÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO: "Espaço celebrativo simples e despojado, sem flores, sem enfeites. Usar poucos instrumentos musicais. Preparar na entrada principal da igreja uma cruz de madeira com pano roxo e o cartaz da Campanha da Fraternidade 2020 que deverão permanecer durante os quarenta dias. Colocar junto à cruz os símbolos de acordo com o Evangelho (uma veste branca e uma bonita vela acesa). Preparar a recordação da vida e para iniciar, cantar suavemente até a assembleia silenciar."
- O documento traz a reflexão da Liturgia da Palavra no item 'Meditando a Palavra de Deus", onde diz: "Nesta liturgia ouvimos que em um caminho progressivo rumo à Páscoa, a Palavra do Senhor nos interpela para a escuta, a confiança e a entrega sem reservas. As leituras nos apresentam modelos de fé e entrega incondicional à Palavra de Deus. A primeira leitura conta a vocação de Abraão, que ouvindo o chamado, é capaz de deixar tudo, confiante nas promessas de Deus, parte para o desconhecido. Deus exige dele o risco da fé, e lhe promete prosperidade. Em troca da família ele terá um povo e um nome que será sinônimo de bênção. A resposta de Abraão é pura obediência a Deus, na fé. Vivendo como estrangeiro em terra prometida com Isaac e Jacó, co-herdeiros da mesma promessa. No dia a dia nos agarramos a muitas “seguranças”. Ao contrário de Abraão dificilmente “trocamos o certo pelo duvidoso” o “risco” nos causa medo, insegurança, incerteza, mas o caminho se faz caminhando. Nunca estamos prontos, acabados. É preciso ir fazendo acontecer à luz da Palavra do Senhor, como nos revela o salmista: que confiemos no Senhor. Ele é auxílio, proteção e esperança para todos que O buscam pela obediência na fé. O relato da transfiguração aponta para o nosso destino vitorioso e nos ensina a não ter medo e a não fugir dos sofrimentos que a nossa missão exige. Escutar a Palavra de Jesus passa a ser a forma suprema de adorá-Lo e reverenciá-Lo. O caminho cristão é o do seguimento e da identidade com Jesus, que passa pela cruz. O discípulo iluminado pela Palavra de Cristo, torna-se ícone vivo e permanente do Senhor. Esse itinerário requer de nós renúncia, ou seja, capacidade, que vem de Deus, de avançar sem medo para a meta: Cristo transfigurado, vencedor da morte. A transfiguração-iluminação de Jesus nos faz enxergar os rostos “desfigurados” de tantos irmãos e irmãs pobres e sofredores que clamam por justiça e paz. Faz-nos ver também a “desfiguração” do Planeta projetado por Deus com tanto carinho e amor e destruído pelo homem por causa da ganância e do poder. Paulo convida Timóteo e a todos nós a um exercício de compaixão, ou seja, a sofrer com ele pelo Evangelho, pela boa notícia que tantas vezes é ignorada ou silenciada. Está aí um sentimento nobre a ser cultivado nesta quaresma: a compaixão. Tomemos o exemplo de Santa Dulce dos Pobres - “É preciso que todos tenham fé e esperança em um futuro melhor. O essencial é confiar em Deus. O amor constrói e solidifica."
--Presidente - "...Neste segundo domingo da Quaresma, celebramos a Transfiguração do Senhor. Ao transfigurar-se Jesus se revela como Palavra viva do Pai, dirigida a toda a humanidade. Por isso, somos convidados a caminhar com Ele para cumprir o Plano amoroso de Deus e ressugir-nos gloriosos sobre o pecado e a morte. ...."
... Animador - "A Campanha da Fraternidade é um modo privilegiado pelo qual a Igreja no Brasil vivencia a Quaresma. Neste ano, somos convidados a olhar, de modo mais atento e detalhado, para a vida. Olhar que se eleva a Deus, no mais profundo espírito quaresmal. Como criaturas Vossas, trazemos em nossa oração, hoje, o dia Internacional da Mulher e outros acontecimentos da semana que passou. (Recordação da vida)".
...Animador - "A Campanha da Fraternidade 2020 proclama: a vida é Dom e Compromisso! Seu sentido consiste em ver, solidarizar-se e cuidar. A vida deve ser essencialmente samaritana, tal qual o homem que interrompeu sua rotina para cuidar de quem estava caído à beira do caminho, a exemplo de Santa Dulce dos Pobres. Apresentemos ao Altar do Senhor a nossa disposição em realizar ações e gestos concretos que transfiguram as realidades onde vivemos. Proclamemos em dois coros:Lado A: Socorrer as pessoas menos favorecidas;Lado B: Servir nas equipes, Pastorais Sociais e Movimentos;Lado A: Cuidar das nascentes, rios, lagoas, praias e oceanos;Lado B: Usar água com responsabilidade;Lado A: Separar o lixo devidamente;Lado B: Descartar o lixo nos dias certos e locais apropriados;Lado A: Participar dos Círculos Bíblicos, Vias-Sacras e outros momentos de reflexão que a Campanha da Fraternidade nos oferece;Lado B: Respeitar e cuidar da vida desde a sua concepção até o seu fim natural;Lado A: Estimular as famílias para a beleza do amor que gera, continuamente, vida nova;Lado B: Despertar os jovens para o dom, a beleza e o compromisso com a vida, especialmente com aqueles que se encontram em situação de sofrimento e desesperança;Todos: Conscientizar-se de que a Quaresma é um tempo propício para o silêncio, a oração e a ação, tendo como exemplo Santa Dulce dos Pobres, testemunho incontestável de que a vida é Dom e Compromisso!"
---Animador - (Homenagem às Mulheres):"Neste dia Internacional da Mulher, façamos nossa homenagem em agradecimento a todas aquelas que fazem da Igreja uma família e da família uma igreja doméstica.2 (dois) homens proclamam o texto abaixo, alternadamente.Leitor 1 - “Obrigado a ti, mulher-mãe, que te fazes ventre do ser humano na alegria e no sofrimento de uma experiência única, que te torna o sorriso de Deus pela criatura que é dada à luz, que te faz guia dos seus primeiros passos, amparo do seu crescimento, ponto de referência por todo o caminho da vida.Leitor 2 - Obrigado a ti, mulher-esposa, que unes irrevogávelmente o teu destino ao de um homem, numa relação de recíproco dom, ao serviço da comunhão e da vida.Leitor 1 - Obrigado a ti, mulher-filha e mulher-irmã, que levas ao núcleo familiar, e depois à inteira vida social, as riquezas da tua sensibilidade, da tua intuição, da tua generosidade e da tua constância.Leitor 2 - Obrigado a ti, mulher-trabalhadora, empenhada em todos os âmbitos da vida social, econômica, cultural, artística, política, pela contribuição indispensável que dás à elaboração de uma cultura capaz de conjugar razão e sentimento, a uma concepção da vida sempre aberta ao sentido do « mistério », à edificação de estruturas econômicas e políticas mais ricas de humanidade.Leitor 1 - Obrigado a ti, mulher-consagrada, que, a exemplo da maior de todas as mulheres, a Mãe de Cristo, Verbo Encarnado, te abres com docilidade e fidelidade ao amor de Deus, ajudando a Igreja e a humanidade inteira a viver para com Deus uma resposta « esponsal », que exprime maravilhosamente a comunhão que Ele quer estabelecer com a sua criatura. Leitor 2 - Obrigado a ti, mulher, pelo simples fato de seres mulher! Com a percepção que é própria da tua feminilidade, enriqueces a compreensão do mundo e contribuis para a verdade plena das relações humanas.”(Preces de gratidão - São João Paulo II - 1995)"
...Gesto concreto: "(ler para a assembleia)- Vicenciando as palavras do Santo Evangelho de hoje, durante a semana procure visitar doentes, acamados e idosos nas famílias e hospitais, como gesto de valorização da vida humana."
--Breves Avisos - Nossa diocese lança um novo canal de evangelização: a Rádio Web Diocese de Colatina. Para ouvir, basta acessar o portal (diocesedecolatina.org.br) ou o aplicativo da diocese.
--Leituras da Semana:2ª feira: Dn 9,4b-10; Sl 78; Lc 6,36-38. 3ª feira: Is 1,10.16-20; Sl 49; Mt 23,1-12. 4ª feira: Jr 18,18-20; Sl 30; Mt 20,17-28. 5ª feira: Jr 17,5-10; Sl 1; Lc 16,19-31. 6ª feira: Gn 37,3-4.12-13a.17b-28; Sl 104; Mt 21,33-43.45-46. Sábado: Mq 7,14-15.18-20; Sl 102; Lc 15,1-3.11-32. Domingo: Ex 17,3-7; Sl 94; Rm 5,1-2.5-8; Jo 4,5-42.
--Fonte: ImpressoODiadoSenhordaDiocesedeColatina. SERVIÇO: "O DIA DO SENHOR" (DIOCESE DE COLATINA). CÚRIA DIOCESANA DE COLATINA. Rua Santa Maria, 350, Edifício João Paulo II, CEP 29700-200 - COLATINA/ES. Telefone (0xx27) 2102-5000. E-mail: diadosenhor@diocesedecolatina.org.br - site: www.diocesedecolatina.org.br - site do Santuário Nossa Senhora da Saúde (Ibiraçu/ES): www.maedasaude.org.br .
- TEXTO, PESQUISA, FILMAGEM E NARRAÇÃO: REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, PARA OS ENDEREÇOS DA WEB: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (06-03-2020)
Nenhum comentário:
Postar um comentário