O Judiciário brasileiro, na opinião do
presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffolli,
deverá, sob sua conduta, deixar a política retomar o protagonismo na
definição de políticas públicas, garantir segurança jurídica e
previsibilidade para a recuperação da economia e combater ataques aos
direitos fundamentais e às minorias.
“A política e a sociedade devem retomar os rumos do País”, disse
Toffoli, convidado da sexta edição do “E Agora, Brasil?”, evento
promovido dia 14 de dezembro de 2018, no Rio de Janeiro, pelo jornal O Globo,
com patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e
Turismo (CNC). Para o ministro, o STF soube conduzir fatos recentes da política que chegaram à mais alta Corte da justiça brasileira, classificados por ele como “turbulências”. “Judicializamos tudo no Brasil. Temos que fazer a leitura das eleições deste ano, que mostrou que a população do Brasil não tolera mais um Estado travado. Não dá para esperar”, destacou Dias Toffoli.
O presidente do Supremo também ressaltou que três temas não devem sair do debate público enquanto não forem equacionados: a reformas tributária e previdenciária, bem como a questão da segurança pública. Toffoli também enfatizou que o STF tem o desafio de manter a segurança jurídica, tão necessária à geração de investimentos. Além disso, deve atuar com previsibilidade, prudência e coerência. “Temos que ter um Judiciário mais transparente, mais eficiente e mais ciente das consequências de suas próprias decisões”, apontou.
O “E Agora, Brasil?”, em seis edições, debateu com autoridades do Executivo, do Judiciário e especialistas em diversas áreas os cenários e caminhos para o futuro do País. Equilíbrio fiscal, políticas educacionais, infraestrutura, combate ao crime organizado foram alguns dos temas abordados. Realizada desde 2016, a série já totaliza 16 eventos e 24 entrevistados, todos em parceria com a CNC. (17/12/2018). Fonte: Site cnc.org.br . Foto: crédito - Celso Chagas. POSTADA POR REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, EM SUAS PÁGINAS NA WEB: reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (19/12/2018)

Nenhum comentário:
Postar um comentário