terça-feira, 9 de outubro de 2012

Crônica sobre a eleição de Colatina 2012. Votação de candidatos a prefeito e vereador. Leonardo é reeleito prefeito com 63,81% dos votos e Sergio Meneguelli é o mais votado para vereador

Prefeito Leonardo Deptulski
Sergio Meneguelli, o vereador mais votado Texto: PAULO R. MACIEL///As eleições 2012 terminaram em Colatina-ES com a vitória de Leonardo Deptulski (PT) para novo mandato de prefeito (2013 a 2016) e de onze vereadores, poucos deles reeleitos. A única surpresa para mim quanto à Câmara de Vereadores foi a derrota de Wady José Jarjura (PT), que obteve 1205 votos mas não volta à na próxima legislatura. Se estivesse na sua legenda anterior – o PDT – seria reeleito caso obtivesse essa mesma votação. Sérgio Meneguelli (PMDB), com 3045 votos, foi o mais votado neste pleito. Vi o Sérgio por três vezes antes de sua reeleição. Uma vez estava com sua bicicleta na avenida Vitória, no bairro Maria das Graças, conversando com um morador. Em outra ocasião o encontrei panfletando na rua Senador Atílio, no bairro Vila Nova, quando me abordou e disse acreditar que eu não faria campanha pra ele, mas me pediu apoio. Eu lhe respondi que ele merecia ser reeleito pelo trabalho que desenvolve e pela sua eloqüência verbal quando ocupa a tribuna. Na terceira vez que o vi, foi no domingo, dia 7 de outubro, dia da eleição quando se dirigia de bicicleta para a Ponte Florentino Ávidos. Mario Pinto (PSB) – candidato em quem votei para vereador e que obteve 1767 votos – me encontrou na Praça Sol Poente, pouco antes da eleição, quando lhe desejei boa sorte, até porque somos amigos de infância do bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e também porque na última eleição ele perdeu a cadeira na Câmara por apenas dois votos. Depois confirmei o meu voto pra ele conversando com seu cabo eleitoral Silvio Guimarães, na Escola Lions Clube, no bairro Moacyr Brottas. E falei ainda com Jesus na minha seção eleitoral, no bairro Operário, quando disse que meu candidato era o Mário e que havia até autorizado que ele afixasse sua propaganda eleitoral no meu prédio. Jorge Guimarães (PMDB) – que se reelegeu com 1643 votos – me deu carona em seu Chevette no bairro Maria das Graças, quando me levou até a comunidade de Castelo Branco, onde mora, e depois até ao Centro da cidade, mais precisamente até à rua Alexandre Calmon. Juarez de Paula “do Hotel” (PTB), obteve 2447 votos e foi o terceiro mais votado do pleito, se reelegendo com tranqüilidade. Eu o vi muito antes do pleito no bairro Operário, perto do Supermercado Campos e na Praça Anita Costa, tomando uma cervejinha com amigos. Conversei bastante também com um cobrador de ônibus, que tem uma deficiência física e era seu cabo eleitoral. Quanto ao presidente da Câmara Municipal, vereador Olmir Castiglioni (PSDB), que se reelegeu com 2103 votos, eu me lembro de ter conversado com ele “em passant” uma única vez antes da eleição, mais precisamente na Avenida Rio Doce. Todos a quem eu perguntava sobre ele me respondiam que ele seria reeleito porque fazia uma campanha bastante arrojada e profissional. No dia da eleição, encontrei um eleitor de Olmir perdido no Colégio Marista, por volta das 11 horas, procurando sua seção que não era mais naquele local. Acho que ele ligou para o vereador a fim de saber onde votaria. Olmir é um combativo vereador, mas precisa maneirar um pouco no seu exagerado gerundismo. O Marco Cani (2277 votos, o quarto mais votado) foi secretário municipal de Saúde e todos falavam que ele seria eleito. O Renzo Vasconcelos (2857 votos, o segundo mais votado), por ser neto do Dr. Pergentino de Vasconcellos - reitor do Unesc -, também era tido como vereador eleito pela tradição e força da família. Bem estes são momentos aos quais me lembro do período eleitoral. Quando ao prefeito reeleito Leonardo Deptulski, falei com a Júlia – sua esposa - antes da eleição dizendo que votaria nele, e, um dia antes do pleito, conversei com Alécio Cesana – o candidato a vice na chapa de Leonardo – no Calçadão Geraldo Pereira, quando também confirmei meu voto para ele. Outra pessoa com quem falei sobre o meu voto foi o meu saudoso amigo Dr. Dilo Binda, em visita à Santa Casa onde ele estava internado antes de falecer. Acredito que a maioria dos colatinenses já esperava a vitória de Leonardo, que obteve 39.360 votos, ou seja, 63,81% dos votos válidos. O deputado estadual Josias Mario da Vitória (PDT) ficou com 22.319 votos, ou 36,19%. Esta é a votação de outros candidatos eleitos, para vereador: Alcenir Coutinho (PP), 1810 votos; Jolimar (PDT), apadrinhado pelo vereador Hélio Leal, obteve 1669 votos; Laudeir Cassaro (PT), 1460 votos; e Geléia Bragato (PDT), 1012 votos. Tiveram mais votos que Geléia e não foram eleitos em virtude da soma da legenda: Teda Martins (PTB), 1538 votos; Nilson Barbieri (PT), 1361 votos; Marlúcio do Nascimento (PSB), 1270 votos; Hélio Preto (PR), 1255 votos; Ricardo Calvão (PSB), 1241 votos; Wady José Jarjura; e Charles Luppi (PSB), 1032 votos. Outro candidato que obteve mais de mil votos foi Eliésio Bolzani (PP), com 1005 votos.

Nenhum comentário: