terça-feira, 25 de outubro de 2011



Espiritismo: Evangelho de Jesus Cristo na psicoterapia é tema de palestra em Colatina-ES
"Psicoterapia à luz do Evangelho de Jesus". Este será o tema da palestra de Marcel Mariano, de Salvador-BA, no domingo, dia 30 de outubro, das 9 às 10h, na sede da Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas (SCEE), localizada na rua Santa Maria, 51, Centro, Colatina-ES, telefone (0xx27) 3722-2756. Segundo as informações do presidente da SCEE, Virgilio Knupp, o palestrante convidado é escritor, médium e trabalhador do Núcleo Espírita Francisco de Assis, em Salvador, e expositor da Federação Espírita do Estado da Bahia,
...
STJ Cidadão: concessionárias respondem por danos causados por apagão
As quedas de energia elétrica vêm sempre acompanhadas de grandes transtornos. Quanto mais longo o apagão, maiores são os prejuízos. Depois de falhas no serviço, as companhias energéticas recebem inúmeras reclamações de consumidores que tiveram eletrodomésticos queimados e comerciantes que perderam mercadorias refrigeradas. A responsabilidade pelos danos é do fornecedor. E a questão já está pacificada nos tribunais. É o que mostra o programa de tevê semanal do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Mas, e quando o problema é o corte da energia? A concessionária pode interromper o fornecimento se o consumidor permanecer inadimplente após sucessivas cobranças. Exceção para os casos de escolas, hospitais e cidadãos que comprovem estados graves de saúde. Esses têm a prerrogativa de negociar com as companhias para evitar a suspensão do serviço. O STJ Cidadão mostra também histórias de pessoas que tiveram os movimentos paralisados depois de serem vítimas de balas perdidas. É possível encontrar responsáveis por esses danos? No Rio de Janeiro, uma universidade foi condenada a indenizar uma aluna que ficou tetraplégica depois de ser atingida por um tiro dentro do campus. Na época, os criminosos alertaram sobre o risco de tiroteio na região, mas a instituição de ensino optou por manter a rotina normal. A edição mostra também as disputas judiciais em torno dos contratos de financiamento estudantil. Fies e Prouni são programas governamentais muito procurados por estudantes que não podem arcar com as mensalidades de faculdades particulares. Mas a dificuldade de conseguir o primeiro emprego e a falta de planejamento podem transformar a ajuda em uma dívida difícil de quitar.
(Enviada por: Superior Tribunal de Justiça (STJ)/www.stj.gov.br)
...
Pai não precisa prestar alimentos à filha para que ela possa cursar mestrado
A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) desonerou pai da obrigação de prestar alimentos à sua filha maior de idade, que está cursando mestrado. Os ministros da Turma entenderam que a missão de criar os filhos se prorroga mesmo após o término do poder familiar, porém finda com a conclusão, pelo alimentando, de curso de graduação. No caso, a filha ajuizou ação de alimentos contra o seu pai, sob a alegação de que, embora seja maior e tenha concluído curso superior, encontra-se cursando mestrado, fato que a impede de exercer atividade remunerada e arcar com suas despesas. A sentença julgou o pedido improcedente. O Tribunal de Justiça de São Paulo acolheu a apelação da filha, considerando que a pensão deve ser fixada em obediência ao binômio necessidade/possibilidade. No recurso especial, o pai afirma que a obrigação de sustentar a prole se encerra com a maioridade, estendendo-se, excepcionalmente, até a conclusão do curso superior, não podendo subsistir a partir de então, sob pena de servir de “incentivo à acomodação e à rejeição ao trabalho”. Para a filha, os alimentos devidos entre parentes alcançam o necessário à educação, não importando o advento da maioridade, bastando a comprovação de que o filho não consegue, por meios próprios, manter-se durante os estudos. Segundo a relatora do recurso, ministra Nancy Andrighi, o estímulo à qualificação profissional dos filhos não pode ser imposto aos pais de forma perene, sob pena de subverter o instituto da obrigação alimentar oriunda das relações de parentesco – que tem por objetivo apenas preservar as condições mínimas de sobrevivência do alimentado – para torná-la eterno dever de sustento. “Os filhos civilmente capazes e graduados podem e devem gerir suas próprias vidas, inclusive buscando meios de manter sua própria subsistência e limitando seus sonhos – aí incluídos a pós-graduação ou qualquer outro aperfeiçoamento técnico-educacional – à própria capacidade financeira”, acrescentou a ministra relatora. O número deste processo não é divulgado em razão de sigilo judicial.
(Enviada por: Superior Tribunal de Justiça (STJ))
...
Conheça a programação da Festa de Nossa Senhora da Saúde
“Maria e a Palavra de Deus” é o tema central que vai motivar a oração de milhares de devotos da padroeira da Diocese de Colatina (ES), Nossa Senhora da Saúde, em preparação para sua grande festa, marcada para 21 de novembro. De 12 a 20 de novembro, acontece a novena. Sempre às 18 horas, haverá uma procissão com a imagem de Nossa Senhora da Saúde, saindo do centro da cidade até o Santuário Diocesano, onde acontece a celebração, às 19 horas. Nos dois domingos da novena (13 e 20/11), haverá ainda missa pela manhã, às 8h30. No dia de Nossa Senhora da Saúde (21/11), a comemoração começa cedo com missa às 7 horas. Em seguida, uma nova imagem de Nossa Senhora da Saúde, recentemente abençoada pelo papa Bento XVI, chegará ao Santuário com grande festa. Na presença desta imagem, o bispo diocesano, dom Décio Sossai Zandonade, padres e demais bispos do Estado, vão celebrar juntos a grande missa festiva, às 9 horas. Ao meio-dia, acontece celebração do Angelus e Ofício de Nossa Senhora. Às 18 horas, o reitor do Santuário, padre Zúlian Jorge de Miranda, celebra uma nova missa. O padre Fábio de Melo fecha a programação com show de evangelização, às 20 horas. A entrada é franca. Está sendo promovida uma Ação entre Amigos em prol do Santuário. O valor do bilhete é R$10,00. Os prêmios são duas motos e uma televisão 40 polegadas. Os bilhetes estão à venda em todas as paróquias da Diocese de Colatina e também no Santuário.
Confira a programação completa da Festa de Nossa Senhora da Saúde 2011:
Dia 12 de novembro (sábado) Tema: Maria e a palavra de Deus na prática dos educadores. 18h: Procissão com a imagem de Nossa Senhora da Saúde; 19h: Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Paulo Bosi Dal’Bó e Pastoral da Educação da Diocese de Colatina. Dia 13 de novembro (domingo) Tema: Maria e a palavra de Deus na vida dos pobres e excluídos. 8h30: Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Francisco de Sales Teixeira; 18h: Procissão com a imagem de Nossa Senhora da Saúde; 19h: Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Marinaldo Serafim e Seminário Maria Mãe da Igreja. Dia 14 de novembro (segunda-feira) Tema: Maria e a palavra de Deus conduzindo a Igreja. 18h: Procissão com a imagem de Nossa Senhora da Saúde; 19h: Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Ivanir Teodoro Martin e paróquia de Nova Almeida. Dia 15 de novembro (terça-feira) Tema: Maria e a palavra de Deus na defesa do planeta. 18h: Procissão com a imagem de Nossa Senhora da Saúde; 19h: Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Antônio Luiz Pandolfi. Dia 16 de novembro (quarta-feira) Tema: Maria e a palavra de Deus iluminando a Comunicação Social. 18h: Procissão com a imagem de Nossa Senhora da Saúde; 19h: Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Romildo da Silva de Almeida e Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus (Aracruz). Dia 17 de novembro (quinta-feira) Tema: Maria e a palavra de Deus no trabalho missionário. 18h: Procissão com a imagem de Nossa Senhora da Saúde19h: Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Marcelo Bazoni. Dia 18 de novembro (sexta-feira) Tema: Maria e a palavra de Deus animando o idoso. 18h: Procissão com a imagem de Nossa Senhora da Saúde; 19h: Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Antônio Wilson Almança e Paróquia São José (João Neiva). Dia 19 de novembro (sábado) Tema: Maria e a palavra de Deus na orientação da Juventude; 18h: Procissão com a imagem de Nossa Senhora da Saúde; 19h: Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Francisco e Paróquia São José (Fundão). Dia 20 de novembro (domingo) Tema Maria e a Palavra de Deus na Liturgia (Eucaristia). 8h30: Celebração Eucarística; 18h: Procissão com a imagem de Nossa Senhora da Saúde; 19h: Celebração Eucarística. Dia 21 de novembro (segunda-feira) Tema: Maria e a palavra de Deus no seio da família. 7h: Celebração Eucarística; 9h: Celebração Eucarística; 12h: Angelus e Ofício de Nossa Senhora; 18h: Celebração Eucarística.
(Enviada por: Diocese de Colatina)
...
40 anos da Escola Eungênio Meneghelli, do bairro Aparecida, em Colatina-ES
Dedicação, carinho e educação. É assim que a Escola Eugênio Meneghelli, localizada no bairro Nossa Senhora Aparecida completa 40 anos de história. Para lembrar o aniversário, neste dia 27, às 19 horas, foi criada uma programação especial, com teatro preparado com alunos, exposições com materiais guardados pela escola como diários antigos, além de uma galeria dos ex diretores, entre outras novidades. Segundo o diretor Valmir da Cruz de Oliveira a escola conta com 39 funcionários que atendem aos 480 alunos da educação infantil ao 9º ano. “Hoje tenho uma visão ampliada da escola, pautada na qualidade de ensino e disciplina, em uma escola com momentos pra estudar e para o lazer. Temos também um projeto de leitura com sala própria, que implantamos há dois anos, onde as crianças interagem com os livros e professores”, disse o diretor. Há dois anos na diretoria da Escola Eugênio Meneghelli, Valmir já tem 18 anos de experiência em direção e entre os 13 diretores que passaram pela escola, é o único do sexo masculino.
(Fonte: Prefeitura de Colatina)

...
Hospital Silvio Avidos precisa de mais neurocirurgiões para suprir demanda existente
O hospital Silvio Avidos tem um fluxo muito grande de pacientes. São pessoas de várias cidades do noroeste do Espírito Santo que vêm em busca de atendimento. Isso faz com que a quantidade de médicos tenha que ser grande para suprir a demanda. Só que isso não vem ocorrendo. Segundo o vereador Olmir Castiglioni (PSDB), esse hospital tem somente um neurocirurgião para fazer as operações. O que é insuficiente. Assim, as pessoas acabam morrendo em função da demora. Por isso, o vereador pediu que o secretário de Estado de Saúde, Tadeu Marino, olhe para esse problema e busque soluções. De acordo com Castiglioni, ele soube desse problema através de um médico que atende no hospital e que está inconformado com a situação. Pois é desumano somente um médico fazer as operações dessa área, sete dias por semana, 24 horas. Sendo que o hospital Roberto Silvares, em São Mateus, tem esse atendimento 24 horas e com mais médicos. Assim, o vereador quer saber por qual motivo isso ocorre. E pediu aos vereadores que criem uma comissão provisória para investigar o hospital Silvio Avidos. Além de convidar o secretário para ir à Câmara Municipal dar explicações. Com essa comissão, os vereadores poderão entrar no Silvio Avidos e conferir de perto a situação caótica que está os atendimentos. Eles também conversarão com o diretor do hospital para entender o que está se passando e repassarão essas informações para os outros parlamentares. Castiglioni afirmou que o diretor quer colocar mais médicos, mas não está tendo força para sanar esse problema. O vereador ressaltou que a pessoa que fez essa denúncia vivencia esse problema diariamente e já apelou para todos os setores para tentar resolvê-lo. Agora, procurando Castiglioni, o médico espera ter uma solução, para que mais pessoas não morram enquanto esperam as cirurgias. E é isso o que o vereador deseja. Ele afirmou ainda que segundo esse médico, seria necessário cerca de sete médicos para suprir a demanda existente.
(Fonte: Cristiane Salume, da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Colatina (0xx27) 3722-3444)
...
AL-ES: Nomeação de investigadores da Polícia Civil está perto de acontecer
Os investigadores concursados da Polícia Civil estão mais perto de serem nomeados. A Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (AL-ES) conseguiu a homologação, junto à 1ª Vara da Fazenda Estadual, de um acordo assinado entre os investigadores e o Governo do Estado, que garante a nomeação. Os investigadores já fizeram o curso de preparação e aguardam a nomeação há 16 anos. A notícia foi comemorada na reunião da comissão, ocorrida nesta segunda-feira (24), que foi presidida pelo deputado Luiz Durão (PDT). “Toda a sociedade está esperando e contando com a contratação desses investigadores para dar celeridade aos inquéritos que estão parados por falta de pessoal. A homologação do acordo é resultado de muito trabalho da comissão, principalmente do deputado Gilsinho Lopes (PR). A nomeação trará mais segurança e tranqüilidade para a sociedade”, avaliou Durão. Segundo o deputado Da Vitória (PDT), a nomeação dos investigadores vai acontecer em razão dos trabalhos da Comissão de Segurança e do esforço dos concursados. “A mobilização dos concursados, principalmente com as inserções nas mídias sociais da internet, fez com que isso se concretizasse. É uma conquista. A sociedade anseia por isso há muito tempo. É um passo importante para que outros concursos possam acontecer”, ponderou Da Vitória. O presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Espírito Santo (Sindipol), Willians Bermudes, agradeceu à comissão, pois, segundo ele, o quadro de investigadores da Polícia Civil está defasado. “Temos uma Comissão de Segurança afinada, como não víamos há muito tempo. Bom para a Segurança e bom para a sociedade”, disse. O presidente da comissão dos investigadores concursados, Alessandro da Vitória, adiantou que, se tudo der certo, eles esperam estar trabalhando já em dezembro deste ano: “Temos delegacias modernas sendo inauguradas, temos viaturas novas, mas não temos policiais para trabalhar. Queremos agilidade nas nomeações”.
(Fonte: Web Ales)
...
Adolescente é apreendido com 73 pedras de crack em Colatina
Um adolescente de 17 anos foi apreendido no bairro Operários, em Colatina-ES, na manhã de segunda-feira (24), com 73 pedras de crack, um pote de ácido bórico, sacolas para embalagem de drogas e um tubo de pomada de cloridrato de lidocaína, anestésico usado na mistura da droga. Na casa do garoto foram encontradas várias sementes de maconha. A apreensão aconteceu às 10h30min. Um menino de 13 anos e um rapaz de 19 anos também foram abordados na Rua Humberto Campos, mas nada de ilícito foi encontrado com eles. Mesmo assim foram levados ao DPJ para prestar esclarecimentos. O adolescente de 17 anos tentou tirar a blusa de moletom que usava ao ser abordado pelos militares, mas durante as buscas, os policiais encontraram a droga no bolso do casaco. A revista na casa dele foi realizada com autorização da avó do suspeito. As sementes de maconha estavam numa gaveta, no quarto do acusado. Os três abordados e o material apreendido foram levados para o DPJ de Colatina.
(Fonte: Assessoria de Comunicação da PM-ES)

Nenhum comentário: