Liturgia Diária da Palavra, 30/10/2019, quarta-feira. XXX Semana do Tempo Comum (STC). Dia de BEATA MARIA RESOLUTA. Mês Missionário. Voz: repórter Paulo Maciel - Colatina/ES. Cor dos paramentos litúrgicos: Verde. (Ofício do dia). 1ª Leitura: Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos (Rm 8,26-30): "Nós não sabemos o que pedir, nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis". Salmo Responsorial: (Sl 13, 4-5.6 (R: 6a)): "R: Senhor, eu confiei na vossa graça!" Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 13,22-30 ): "'Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão'".
Fonte: www.novaalianca.com.br . TEXTO, edição, filmagem e narração: repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, para seus endereços na web: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e www.facebook.com/paulomacieldaradio (29/10/2019)
SANTO DO DIA 30 DE OUTUBRO: BEATA MARIA RESOLUTA. (Fonte: www.a12.com )-
No dia primeiro de maio de 1894 nasceu Helene, na República Checa. Ainda jovem, Helene e sua família mudaram-se para Viena, onde a menina concluiu os estudos e formou-se enfermeira. Apesar da resistência dos pais, Helene queria ser religiosa. Com muito custo entrou na Congregação das Franciscanas da Caridade Cristã.
Logo recebeu o apelido carinhoso de "Irmã Resoluta", pelo seu modo cordial e decidido e por sua segurança e competência como enfermeira de sala cirúrgica e anestesista. No hospital em Viena, a religiosa se tornou uma referência para os médicos, enfermeiras e especialmente para os doentes, aos quais soube comunicar com lucidez o amor pela vida, na alegria e na dor.
Em março de 1938, Hitler mandou o exército ocupar a Áustria. Irmã Resoluta se colocou logo contrária a toda aquela loucura desumana. Não teve receio de mostrar que sendo favorável a vida não apoiaria jamais ao nazismo de Hitler, fosse qual fosse o preço.
Por isto, quando os nazistas retiravam o
Crucifixo também das salas de cirurgias, ela serenamente o recolocava
no lugar, de cabeça erguida, desafiando os nazistas. Como não se
submetia e muito menos se "dobrava", os nazistas a eliminaram. Foi presa
em 1942 e em 30 de março de 1943, foi decapitada. Reflexão:
Antes de ser executada, Maria Resoluta pediu para dizer as suas
irmãs: "Por Cristo eu vivi, por Cristo desejo morrer". E na frente dos
assassinos nazistas, antes que o carrasco levantasse a mão que a
mataria, Irmã Resoluta disse ao capelão: "Padre, me faça na testa o
sinal da cruz". Estes gestos de coragem e de fé fizeram desta mulher um
sinal de santidade para a Igreja.
Oração:
Deus Pai de amor, que escolhes homens e mulheres para manifestar
sua glória ao mundo, dai-nos pela intercessão da Beata Maria Resoluta
alcançar as graças necessárias para nosso bem viver neste mundo,
preparando-nos para alcançar as glórias da vida eterna. Por Cristo nosso
Senhor. Amém! Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário