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Mais de 4,6 toneladas de resíduos sólidos já foram
recolhidas pelas escolas da Prefeitura de Linhares, participantes do projeto
socioambiental Estação Sustentável – uma iniciativa da Leão Alimentos e
Bebidas. O projeto, que está na sua 9ª edição e segue até o final do ano, visa
incentivar boas práticas ambientais na escola, chamando também a atenção da
comunidade para a importância da destinação correta e o reaproveitamento dos
resíduos sólidos.
São cinco escolas envolvidas no projeto e outras três que estão engajadas. A Emef Caboclo Bernardo, que recolheu até o momento 1.368,5 quilos de resíduos; as EMEFs Professora Efigênia Sizenando (323,5 kg), Professora Eliana Corrêa Pinafo (753 kg), José Modeneze (1.003 kg) e a Emef Zeferino Batista Fiorot (568 kg). Além disso, estão engajadas no projeto a Emef Samuel Batista Cruz (Caic), o Ceim Reino Mágico e a Empef Vila Bethânia, somando, as três unidades de ensino o recolhimento de 588,2 quilos de resíduos.
Helen Brito, Relações Institucionais da Leão, informou que nesta edição o projeto mantém o seu escopo voltado à grande temática da Gestão de Resíduos, alinhada à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). “O diferencial do projeto é a adoção de atividades e conteúdos relacionados à melhoria de indicadores de desempenho escolar e à luz dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), no desenvolvimento das práticas docentes voltadas à educação ambiental”, ressaltou.
Helen destacou ainda que, em Linhares, a arrecadação ocorre dentro e fora da escola, na comunidade do entorno (casas, pequenos comércios, dentre outros) e cada escola tem adotado sua estratégia com o apoio da assessoria local e de acordo com a realidade das redes que cada escola estabelece.
A Emef Caboclo Bernardo, por exemplo, vem desenvolvendo uma série de atividades de conscientização tanto na escola, quanto na comunidade. “Fizemos gincana na escola, apresentações para as famílias sobre a importância da coleta seletiva, um cofre sustentável de lata de leite em pó – momento em que trabalhamos também a consciência financeira -, visitamos locais de reciclagem no bairro, dentre outras atividades. Agora, nosso foco é também o parque sustentável que vamos montar com pneus e outros materiais e, com certeza, se tornará um espaço de vivência na escola. Estamos muito felizes em saber que muitos hábitos na escola e nas famílias mudaram por meio desse projeto”, disse a pedagoga Mayla Barbosa de Almeida Maia, que coordena o projeto na escola junto à diretora e professores dos 2º anos.
O engajamento no projeto é coletivo, assim com as atividades. Orientados pelos professores capacitados, os alunos desenvolvem diversos projetos multidisciplinares alinhados às suas próprias realidades, que visam proporcionar vivências e experiências para o fortalecimento de propriedades de sociabilização, inclusão e conscientização, além de mobilizar os alunos a desenvolver um plano de melhorias na escola, como a revitalização de um espaço, por exemplo.
Os resíduos são coletados uma vez por semana, ou conforme demanda, pelo serviço de coleta seletiva da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos de Linhares. O material é pesado e destinado à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Linhares (Acarli) que fica no bairro Aviso.
A secretária municipal de Educação de Linhares, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, destacou a como o projeto impacta a escola e comunidade num todo. “O projeto provoca uma mudança social nos alunos, funcionários e, também, na comunidade, nos hábitos e consciência ambiental. O projeto forma agentes responsáveis por disseminar informações sobre a importância da coleta seletiva de resíduos, contribuindo com a conservação do meio ambiente e ajudando até mesmo, ao dar destinação correta aos resíduos, a gerar renda para quem vive na nossa cidade dessa atividade”, falou.
Sobre o projeto
Criado em 2011, originalmente, o Estação Sustentável promoveu campanhas de sensibilização ambiental com banhistas, nas praias do norte do Espírito Santo. Em 2014, após o sucesso dessas ações, o projeto migrou para dentro das escolas municipais de Linhares, onde as unidades da Leão têm uma das suas maiores operações fabris e de logística, ganhando, primeiramente, o formato de gincana mantendo o foco em resíduos.
Em 2016 amplia suas ações para o Paraná, onde a Leão tem suas unidades fabris de linha seca, em parceria com escolas municipais de Fazenda Rio Grande, direcionando mais esforços na educação socioambiental com formação em gestão de projetos para educadores. Desde então, o engajamento em sustentabilidade é voltado à comunidade escolar tanto das comunidades capixabas quanto às paranaenses.
Seus principais objetivos são engajamento ambiental com valores de coletividade e transformações positivas na comunidade escolar, nos espaços físico e relacionais; formação de educadores em sustentabilidade; estabelecimento de redes de parceria e promoção do diálogo e da interação entre os estudantes, educadores, demais funcionários e comunidade.
São cinco escolas envolvidas no projeto e outras três que estão engajadas. A Emef Caboclo Bernardo, que recolheu até o momento 1.368,5 quilos de resíduos; as EMEFs Professora Efigênia Sizenando (323,5 kg), Professora Eliana Corrêa Pinafo (753 kg), José Modeneze (1.003 kg) e a Emef Zeferino Batista Fiorot (568 kg). Além disso, estão engajadas no projeto a Emef Samuel Batista Cruz (Caic), o Ceim Reino Mágico e a Empef Vila Bethânia, somando, as três unidades de ensino o recolhimento de 588,2 quilos de resíduos.
Helen Brito, Relações Institucionais da Leão, informou que nesta edição o projeto mantém o seu escopo voltado à grande temática da Gestão de Resíduos, alinhada à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). “O diferencial do projeto é a adoção de atividades e conteúdos relacionados à melhoria de indicadores de desempenho escolar e à luz dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), no desenvolvimento das práticas docentes voltadas à educação ambiental”, ressaltou.
Helen destacou ainda que, em Linhares, a arrecadação ocorre dentro e fora da escola, na comunidade do entorno (casas, pequenos comércios, dentre outros) e cada escola tem adotado sua estratégia com o apoio da assessoria local e de acordo com a realidade das redes que cada escola estabelece.
A Emef Caboclo Bernardo, por exemplo, vem desenvolvendo uma série de atividades de conscientização tanto na escola, quanto na comunidade. “Fizemos gincana na escola, apresentações para as famílias sobre a importância da coleta seletiva, um cofre sustentável de lata de leite em pó – momento em que trabalhamos também a consciência financeira -, visitamos locais de reciclagem no bairro, dentre outras atividades. Agora, nosso foco é também o parque sustentável que vamos montar com pneus e outros materiais e, com certeza, se tornará um espaço de vivência na escola. Estamos muito felizes em saber que muitos hábitos na escola e nas famílias mudaram por meio desse projeto”, disse a pedagoga Mayla Barbosa de Almeida Maia, que coordena o projeto na escola junto à diretora e professores dos 2º anos.
O engajamento no projeto é coletivo, assim com as atividades. Orientados pelos professores capacitados, os alunos desenvolvem diversos projetos multidisciplinares alinhados às suas próprias realidades, que visam proporcionar vivências e experiências para o fortalecimento de propriedades de sociabilização, inclusão e conscientização, além de mobilizar os alunos a desenvolver um plano de melhorias na escola, como a revitalização de um espaço, por exemplo.
Os resíduos são coletados uma vez por semana, ou conforme demanda, pelo serviço de coleta seletiva da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos de Linhares. O material é pesado e destinado à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Linhares (Acarli) que fica no bairro Aviso.
A secretária municipal de Educação de Linhares, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, destacou a como o projeto impacta a escola e comunidade num todo. “O projeto provoca uma mudança social nos alunos, funcionários e, também, na comunidade, nos hábitos e consciência ambiental. O projeto forma agentes responsáveis por disseminar informações sobre a importância da coleta seletiva de resíduos, contribuindo com a conservação do meio ambiente e ajudando até mesmo, ao dar destinação correta aos resíduos, a gerar renda para quem vive na nossa cidade dessa atividade”, falou.
Sobre o projeto
Criado em 2011, originalmente, o Estação Sustentável promoveu campanhas de sensibilização ambiental com banhistas, nas praias do norte do Espírito Santo. Em 2014, após o sucesso dessas ações, o projeto migrou para dentro das escolas municipais de Linhares, onde as unidades da Leão têm uma das suas maiores operações fabris e de logística, ganhando, primeiramente, o formato de gincana mantendo o foco em resíduos.
Em 2016 amplia suas ações para o Paraná, onde a Leão tem suas unidades fabris de linha seca, em parceria com escolas municipais de Fazenda Rio Grande, direcionando mais esforços na educação socioambiental com formação em gestão de projetos para educadores. Desde então, o engajamento em sustentabilidade é voltado à comunidade escolar tanto das comunidades capixabas quanto às paranaenses.
Seus principais objetivos são engajamento ambiental com valores de coletividade e transformações positivas na comunidade escolar, nos espaços físico e relacionais; formação de educadores em sustentabilidade; estabelecimento de redes de parceria e promoção do diálogo e da interação entre os estudantes, educadores, demais funcionários e comunidade.
MANCHETE E TEXTO POSTADO POR: REPÓRTER, RADIALISTA E
BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, NOS ENDEREÇOS NA WEB: paulo
roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e
facebook.com/paulomacieldaradio (27/10/2019)
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