Liturgia Diária da Palavra, 28/10/2019, segunda-feira. XXX Semana do Tempo Comum (STC). Dia de SÃO JUDAS TADEU E SÃO SIMÃO - APÓSTOLOS. Mês Missionário. Voz: repórter Paulo Maciel - Colatina/ES. Cor dos paramentos litúrgicos: Vermelha. (Glória, Pref. dos Apóstolos - Ofício da Festa). 1ª Leitura: Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios (Ef 2,19-22): "Não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus". Salmo Responsorial: (Sl 19a,2-3.4-5 (R: 5a)): "R: Seu som ressoa e se espalha em toda a terra." Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 6,12-19): "A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.".
Fonte: www.novaalianca.com.br . TEXTO, edição, filmagem e narração: repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, para seus endereços na web: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e www.facebook.com/paulomacieldaradio (24/10/2019)
SANTO DO DIA 28 DE OUTUBRO: SÃO JUDAS TADEU. (Fonte: www.a12.com )-
Judas, apóstolo que celebramos hoje, era natural de Caná da Galiléia, na Palestina. O seu pai, Alfeu, era irmão de São José; a mãe, Maria Cléofas, prima irmã de Maria Santíssima. Portanto, Judas era primo irmão de Jesus e irmão de Tiago, chamado o Menor, também discípulo de Jesus.
No evangelho de Mateus, vemos que Judas Tadeu foi escolhido por Jesus. Na ceia, Judas Tadeu perguntou a Jesus: "Mestre, por que razão deves manifestar-te a nós e não ao mundo?" Jesus lhe respondeu que a verdadeira manifestação de Deus está reservada para aqueles que o amam e guardam a sua palavra. Também faz parte do Novo Testamento a pequena Carta de São Judas, a qual traz os fundamentos para perseverar no amor de Jesus e adverte contra os falsos mestres.
Após ter recebido o dom do Espírito Santo, Judas Tadeu iniciou sua pregação na Galiléia. Depois foi para a Samaria e, próximo do ano 50, tomou parte no primeiro Concílio, em Jerusalém. Em seguida, continuou a evangelizar na Mesopotâmia, Síria, Armênia e Pérsia, onde encontrou Simão e passaram a viajar juntos.
O apóstolo Judas Tadeu se tornou um mártir da fé. Os sacerdotes pagãos furiosos mandaram assassinar o apóstolo, a golpes de bastões, lanças e machados. Tudo teria acontecido no dia 28 de outubro de 70. Sua imagem traz até hoje a palavra de Deus e um machadinho, símbolo de seu martírio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário