Liturgia Diária da Palavra, 24/10/2019, quinta-feira. XXIX Semana do Tempo Comum (STC). Dia de SANTO ANTÔNIO MARIA CLARET. Mês Missionário. Voz: repórter Paulo Maciel - Colatina/ES. Cor dos paramentos litúrgicos: Verde. (Ofício do dia). 1ª Leitura: Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos (Rm 6,19-23): "Com efeito, a paga do pecado é a morte, mas o dom de Deus é a vida eterna em Jesus Cristo, nosso Senhor.". Salmo Responsorial: (Sl 1,1-2.3-4.6 (R: Sl 40,5a)): "R: É feliz quem a Deus se confia!" Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 12,49-53): "'Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer a divisão.''".
Fonte: www.novaalianca.com.br . TEXTO, edição, filmagem e narração: repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, para seus endereços na web: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e www.facebook.com/paulomacieldaradio (23/10/2019)
SANTO DO DIA 24 DE OUTUBRO: SANTO ANTÔNIO MARIA CLARET.
. (Fonte: www.a12.com )-
Antônio nasceu em 23 de dezembro de 1807, em Barcelona, na Espanha. Na família aprendeu o caminho do seguimento de Cristo, a devoção à Maria e o profundo amor à Eucaristia. Na adolescência ouviu o chamado para servir a Deus. Assim, acrescentou o nome de "Maria" ao seu, para dar testemunho de que a ela dedicaria sua vida de religioso.
Em 1835 recebeu a ordenação sacerdotal. Trabalhou como pároco e depois, recorrendo a Roma, passou a ser missionário itinerante pela Espanha. Em 1948 foi enviado para evangelizar as ilhas Canárias.
Em 1849 na companhia de outros cinco jovens sacerdotes, fundou a Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, ou Padres Claretianos. Nesse mesmo ano, o fundador foi nomeado arcebispo de Cuba. Neste país sofreu hostilidade dos grupos maçônicos.
Mas Monsenhor Claret continuou seu trabalho. Restaurou o antigo seminário cubano, deu apoio aos negros e índios escravos. Quando voltou à Madri em 1857, para ser confessor da rainha Isabel II, deixou a Igreja de Cuba mais unida, mais forte e resistente.
Morreu com sessenta e três anos no dia 24 de outubro de 1870, na França.
Reflexão:
Santo Antonio Maria Claret destaca-se pelo amor a Palavra de Deus,
que tratava com familiaridade e respeito. É a Palavra de Deus que
configura sua personalidade no seguimento de Jesus e dos apóstolos. Em
tudo Maria Claret fazia a vontade de Deus com humildade e claridade.
Oração:
Deus, nosso Pai, Santo Antônio Maria Claret foi inflamado pelo
fogo do vosso Espírito Santo. A todos procurou levar a mensagem do Reino
segundo as exigências de seu tempo. Senhor, saibamos nós também
responder aos desafios de nosso tempo, extraindo do Evangelho a
inspiração para o nosso agir e pensar. Por Cristo nosso Senhor. Amém! Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário