quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Século XXI: Economizar água é a palavra de ordem


   

                                                                                  Texto e fotos: Paulo R. Maciel
·         Nesses tempos em que a água tratada/potável passou a ser um bem dos mais preciosos, que devem ser muito bem conservados e preservados, a instalação de redutores de vazão nas torneiras é praticamente uma obrigação para cada consumidor responsável. O assunto chamou mais a atenção dos brasileiros no ano passado, quando o reservatório da Cantareira, que abastece a cidade de São Paulo/SP, começou a ficar com seu nível muito baixo por causa da falta de chuvas. Foi tema até de campanha eleitoral. E, posteriormente, verificou-se  que não era só São Paulo que sofria do problema, mas muitas outras cidades em vários outros estados  também o enfrentavam e o enfrentam até hoje.
·         O restritor de vazão é somente um dos procedimentos que devemos tomar para economizar água. Outros também devem fazer parte da nossa vida diária, como NÃO lavar carros e calçadas com água potável, REDUZIR o tempo no banho (molhar-se, fechar o registro do chuveiro, ensaboar-se, enxaguar-se  o suficiente  para retirar a espuma e sair do banheiro), FECHAR a torneira após molhar a boca e a escova de dentes, FECHAR  a torneira após molhar as mãos para ensaboá-las e só reabri-la para retirar a espuma, se possível CAPTAR água das chuvas em casa para algum proveito (como: dar descarga em vasos sanitários, lavar pisos, molhar plantas...), lavar roupas uma vez por mês ou por semana (reunindo a maior quantidade possível) ...

·         Quanto ao redutor de vazão, é só procurar uma loja de material de construção e se informar sobre o produto, sua marca e o preço. Para instalá-lo na pia ou tanque, é só  desenroscar a torneira  com bastante cuidado, após o fechamento do registro de água. Em seguida adapte o redutor (um pequeno aro da bitola do cano, que controla a saída de água) entre a entrada de agua da torneira e a saída da tubulação. Passe a fita “veda rosca” na parte rosqueada da torneira e a enrosque novamente no local onde estava, ou seja, a saída de água da tubulação. Tome cuidado na fixação da torneira para não quebra-la. Certifique-se de que está bem firme e reabra o registro de água. Abra a torneira e veja se está tudo bem. Se houver vazamento, retome  o procedimento inicial e reforce a veda rosca na torneira. A vazão de uma torneira comum  fica em torno de 15 litros por minuto. Já com o redutor, a vazão pode cair para mais da metade, ou seja, 6 litros por minuto.

Nenhum comentário: