quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Escadaria da Igreja Matriz de São Roque do Canaã é pintada com Cores da Terra

                                                                Foto: Divulgação/Incaper

Quem visita o Centro do município de São Roque do Canaã pode conferir o resultado de um trabalho incentivado pelo Instituto Capixaba de PesquisaAssistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). As escadarias da Igreja Católica Matriz do município foram pintadas com tintas à base de terra.
A solicitação foi feita pelo padre da Paróquia após conhecer os resultados de uma oficina realizada pelo Incaper com cerca de 20 pessoas do município de São Roque do Canaã, entre elas, donas de casa, professores, agricultores, estudantes e artesãs. Durante essa oficina, foi pintado um muro próximo ao escritório local com tintas feitas à base de terra. O resultado foi tão interessante, que motivou o pároco a solicitar ao Incaper a pintura da escadaria da Igreja Matriz.No momento de pintura da escadaria, os participantes da oficina também estiveram presentes.
De acordo com técnico em desenvolvimento rural, Carlúcio Soares, as técnicas ensinadas naquele momento foram a identificação dos tipos de terra a serem utilizadas em pinturas, principalmente no que diz respeito às cores, preparo das tintas com as devidas proporções de cola, água e terra. “Também foram ensinadas as técnicas de aplicação das tintas obtidas nas telas de pintura, em paredes, vasos, telhas e tecidos”, falou Carlúcio.
“A tinta feita à base de terra tem qualidade. O local pintado é bastante movimentado e, apesar de ser lavado, a tinta continua”, explicou o extensionista do Incaper, Elio José dos Santos. Ele também falou que o custo com o material representou 10% do que seria com tinta convencional. “As serrarias do município fizeram a doação da cola para fabricação das tintas de terra. O valor girou em torno de R$ 200,00. Mas caso o material fosse a tinta convencional, o custo seria cerca de R$ 2.000,00”, falou Elio.
A pintura da escadaria com cores da terra possibilitou a mudança de tonalidade conforme a perspectiva em que se sobe ou desce as escadas. “Na subida, vemos em destaque a cor amarela. Ao descer, a cor vermelha”, contou Elio.
Além da pintura da escadaria, o Incaper presenteou a comunidade de São Roque do Canaã com uma tela de arte sacra pintada pela artesã Valdeth Helena Alves dos Santos. O quadro foi uma homenagem aos 60 anos da Paróquia de São Roque. De acordo com a artesã, telas e quadros pintados de arte sacra com tinta à base de terra têm sido muito procurados.
“Acredito que as cores de terra, que lembram o tijolo ou material entalhado, ficam bastante adequadas à arte sacra. Tenho tido muitas solicitações de pinturas de Santa Ceia, Sagrada Família, Santos, entre outros”, falou a artesã.
Produção de tinta com terra
“A fabricação da tinta consiste na mistura de terra, água e cola. A quantidade desses ingredientes varia conforme a superfície a ser pintada, que pode ser desde uma parede de uma casa a um objeto de decoração ou de arte. A coloração das tintas varia conforme as tonalidades das terras encontradas na natureza”, explicou Elio.

O fato de a tinta à base de terra não possuir a mesma toxidez das tintas sintéticas é um dos fatores que incentiva o uso dessa tecnologia. “É uma tinta que não agride o meio ambiente e que possui um baixo custo. Para as pessoas, principalmente do meio rural, que muitas vezes não podem dispender muitos recursos financeiros ou tempo para reformar suas residências, as tintas de cores da terra são uma ótima opção”, disse o técnico do Incaper.

Ele também falou que a extração da terra para a fabricação da tinta contribui para ampliar a percepção da natureza que está ao redor. “A escolha da coloração da terra para a fabricação das tintas nos torna mais observadores do ambiente onde estamos e por onde passamos. Eu mesmo já encontrei cerca de 15 tonalidades diferentes de terras para a fabricação de tintas”, disse Elio.

Projeto Cores da Terra
O projeto Cores da Terra teve início em 2007, por meio de uma parceria entre o Incaper e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde já eram desenvolvidos estudos similares. Em 2009, o Incaper foi o grande vencedor, na região Sudeste, do Prêmio Finep de Inovação, na categoria “Tecnologia Social', com o Cores da Terra. O prêmio, promovido pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), via Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), é o principal do setor no Brasil, se configurando como um importante instrumento para premiar iniciativas inovadoras desenvolvidas em território nacional.

Para saber mais sobre o assunto, acessehttp://www.incaper.es.gov.br/servicos/images/capa_folder_cores_da_terra_com_receita.pdf



FONTE: Assessoria de Comunicação – Incaper Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br Texto: Luciana Silvestre Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 3636-9865

Nenhum comentário: