sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Dilma Rousseff inicia, aos 67 anos, seu segundo mandato como presidente

Fonte:  'Agência Câmara Notícias'

A presidente Dilma Rousseff assume o segundo mandato como presidente da República aos 67 anos. Natural de Belo Horizonte, Dilma é divorciada e tem uma filha, Paula Rousseff.

A presidente iniciou sua militância política aos 16 anos, na luta armada contra a ditadura militar. Foi presa em 1970 por quase três anos e submetida a tortura, na cidade de São Paulo. Após deixar a prisão, Dilma mudou-se para Porto Alegre e formou-se em Economia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Em 1980, ajudou a fundar o PDT. Foi secretária estadual de Energia, Minas e Comunicações, no governo de Alceu Collares no Rio Grande do Sul e no de seu sucessor, Olívio Dutra. Em 2001, Dilma filiou-se ao PT.
Durante a campanha de 2002, que levou Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, Dilma foi da equipe responsável por formular o plano do governo na área energética. Foi convidada então a ocupar o Ministério de Minas e Energia em 2003. Permaneceu no cargo até 2005, quando foi nomeada ministra-chefe da Casa Civil, substituindo José Dirceu, atingido pelo escândalo do mensalão.
Em 2009, Dilma enfrentou um câncer no sistema linfático. Após sessões de radioterapia e quimioterapia, anunciou que estava curada da doença. Meses depois, sua candidatura à Presidência foi oficializada pelo PT e ela teve Lula como seu principal cabo eleitoral. Nas eleições de 2010, derrotou o candidato do PSDB, José Serra, no segundo turno, com 56% dos votos válidos, e tornou-se a primeira presidente mulher do Brasil.
Na eleição de 2014, venceu o candidato do PSDB, Aécio Neves, também no segundo turno. Ela recebeu 51,6% dos votos, contra os 48,4% a favor de Aécio. Essa foi a disputa presidencial mais acirrada da história política brasileira, desde a redemocratização do País. Em seu primeiro discurso como presidente reeleita, Dilma prometeu a reforma política e o combate à corrupção.
Com a vitória de Dilma, o PT se consolida como o partido que ficou mais tempo no poder desde a redemocratização. Com o novo mandato de Dilma, serão 16 anos à frente do Palácio do Planalto.
01/01/2015 - 13h21




Reportagem – Lara Haje
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

Nenhum comentário: