quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Unidade móvel da Funasa faz análise da água para moradores de Colatina/ES

Para garantir mais tranquilidade à população de Colatina quanto à qualidade da água tratada que chega nas torneiras,  a Prefeitura conta com a Unidade Móvel de Controle da Qualidade de Água  da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
Técnicos da Fundação coletam amostras de água em mais de 200 residências por dia, mapeadas em 45 bairros. O objetivo é apresentar para cada morador o resultado imediato das análises a fim de assegurar que a água fornecida pelo Sanear está dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde e própria para o consumo humano.
Os trabalhos foram iniciados no dia 23 de novembro, logo quando o abastecimento de água no município voltou a ser restabelecido. Inicialmente, técnicos químicos fazem a coleta da água no padrão, ou seja,  antes da água entrar na rede do morador, chegando as caixas d'água.
Essa medida é importante para garantir que a água fornecida pelo SANEAR não está com nenhum contaminante que pode ser encontrado nas caixas. Seja por falta de manutenção ou limpeza, diz o agente de saúde pública e técnico químico, Carlos Locatelli.
Como é feito o teste
Nas amostras são analisados níveis de cloro, cor, turbidez e PH da água.  O resultado sai na hora e detecta se a água está chegando com qualidade e dentro do padrão de confiabilidade exigido.
Amostras das torneiras de dentro das casas também são realizadas para análise de microbiologia, que tem a função de detectar outras contaminações. Esse resultado, no entanto, fica pronto em 18 horas.
Além dos testes realizados pela Funasa, a prefeitura também realiza análises diárias para atestar que a água tratada pelo SANEAR é potável, de acordo com os padrões nacionais exigidos.
Limpeza de caixas d'água
A prefeitura de Colatina garante a qualidade da água até o hidrômetro, mas a partir desse ponto é essencial que o morador cuide do armazenamento adequado da água para evitar contaminações no consumo. A limpeza deve ser periódica para não acumular sujeira ou microorganismos. 01/12/2015. Fonte: www.colatina.es.gov.br

Nenhum comentário: