-POSTADO NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com , NO CANAL DO YOUTUBE paulo roberto maciel E NA REDE SOCIAL www.facebook.com/paulomacieldaradio
--Liturgia Diária da Palavra. 04/06/2020. Quinta-feira. IX SEMANA DO TEMPO COMUM. Cor: Verde. Rito: Ofício do dia. Santo do dia: São Francisco Caracciolo. 1ª Leitura: Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo (2º Tm 2,8-15): "'... se com ele morremos, com ele viveremos. Se com ele ficamos firmes, com ele reinaremos. Se nós o negamos, também ele nos negará." Salmo Responsorial: (25, 4-5ab.8-10.14 (R: 4a)): "R: Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos!". Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos (Mc 12, 28b-34): "'... Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios'" Fonte: www.novaalianca.com.br
Edição, filmagem e narração: repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, para seus endereços na web: paulo roberto maciel (canal no Youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e www.facebook.com/paulomacieldaradio (02/06/2020)--SANTO DO DIA 04 DE JUNHO DE 2020: São Francisco Caracciolo. (Fonte: www.a12.com): -
Na adolescência, decidiu pela carreira militar, mas foi acometido por uma doença rara na pele. Quando todos os tratamentos se esgotaram, Ascâncio rezou com fervor a Deus, pedindo que Ele o curasse e se esta graça fosse concedida entregaria a sua vida somente a Seu serviço. Pouco depois, a cura aconteceu.
Cumprindo sua determinação, tinha então vinte e dois anos, foi para Nápoles onde estudou teologia e se ordenou sacerdote. Começou seu trabalho junto aos encarcerados, doentes e pobres abandonados.
Por uma ironia do destino, Ascânio recebeu uma correspondência destinada a outro padre, que o convidava a fundar uma nova congregação. O jovem sentiu-se tocado por Deus e resolveu assumir para si esta tarefa. Fez um retiro junto com dois amigos e ao final de quarenta dias eles resolveram iniciar o grupo dos “Clérigos Regulares Menores”.
Ascânio foi o primeiro a vestir o hábito, tomando o nome de Francisco, em homenagem ao Santo de Assis, no qual se espelhava.
Estabeleceu, com dificuldades, casas na Espanha e em Nápoles. Foram atividades tão intensas que seu corpo frágil logo se ressentiu. Adoeceu e morreu aos quarenta e quatro anos de idade.
Reflexão: A vida de São Franscico Caracciolo não teve nada de especial. Sua
santidade nasceu de sua dedicação plena ao Reino de Deus e aos pobres
abandonados de Nápoles, sobretudo os encarcerados. Nós temos a impressão
de que a santidade é algo difícil, distante e reservada a poucos.
Engano nosso: todos somos chamados a ser santos, vivendo nosso dia a dia
ligados com Deus e com os irmãos.
Oração: São Francisco Caracciolo, peço-vos, pelo amor que tivestes junto aos
presidiários, que inspire leigos e religiosos para o conforto e para a
conversão desses homens e mulheres que por falta de um berço cristão e
pelas más companhias tornaram-se criminosos e marginalizados. Que todos
os cristãos lembrem-se de orar diariamente por eles e por todas as
crianças e jovens que também se encontram encarcerados. Amém! Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
São Francisco Caracciolo, rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário