Na manhã desta segunda-feira (21/10/2019), a Prefeitura de Vila Velha/ES deu início às obras de construção dos contentores subterrâneos de lixo da cidade. A cidade será a primeira do Espírito Santo a implantar o sistema. Equipes de técnicos e engenheiros da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu) iniciaram os trabalhos de escavação entre as ruas Aurora e Santa Cruz, no Polo de Moda da Glória.
Inicialmente, serão construídos 10 ilhas com 2 contentores cada, que terão a capacidade de armazenamento de 3 mil litros cada, sendo destinados um para resíduo seco e o outro para coleta de resíduo orgânico ou domiciliar. Os bairros da Praia da Costa, Prainha e Centro também serão contemplados com o novo sistema de deposito de lixo.
O Georadar (GPR) foi utilizado nas áreas escolhidas para detectar e estimar a profundidade de tubos de PVC, concreto, cerâmica e cabos elétricos e telefônicos, além das tubulações metálicas. O georadar se baseia na tecnologia do radar no qual os objetos subterrâneos são detectados através da reflexão de um sinal emitido por uma antena especial.
Vale lembrar que os contentores subterrâneos são vedados dentro das normas técnicas e dos padrões utilizado em outras regiões. Os contentores serão usados exclusivamente para o descarte de resíduos da população.
Os locais de implantação foram selecionados de acordo com critérios técnicos, como: volume de resíduo coletado naquela região, acessibilidade da população, espaço para manobras dos veículos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário