terça-feira, 2 de julho de 2024

LITURGIA. 5/7/24, 6ªf.. - XIII *S.T.C. SANTOS: Antônio Mª Zaccaria, Atanásio de Jerusalém. POR rep. Paulo Maciel

- PRODUZIDO POR repórter/radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com, CANAL DO YOUTUBE Paulo Roberto Maciel Maciel, facebook.com/paulomacieldaradio E instagram.com/paulorobertomaciel6/ - @paulorobertomacielmaciel7919

Santuário. POR rep.Paulo Maciel. V.V.,30-6-24
- LITURGIA). 5/07/2024, SEXTA-FEIRA - XIII *SEMANA DO TEMPO COMUM. ANO: B. Cor: Verde. Rito: Missa à escolha. OU SANTO ANTÔNIO MARIA ZACCARIA - PRESBÍTERO. (Memória Facultativa. Cor: Branca). - 1ª Leitura: Leitura da Profecia de Amós (Am 8, 4-6. 9-12): "...'vaguearão de um mar a outro mar, circulando do norte para o oriente, em busca da palavra do Senhor, mas não a encontrarão.'....". SALMO RESPONSORIAL: Sl 118 (119), 2. 10. 20. 30. 40. 131 (R: Mt 4, 4). R: "- O homem não vive somente de pão, mas de toda a palavra da boca de Deus." EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO São Mateus (Mt 9, 9-13): "...'Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes.' ... ". - FONTE: novaalianca.com.br.

- SANTOS DO DIA 5 DE JULHO. (FONTE: revista.arautos.org) - Santo Antônio Maria Zaccaria, presbítero (†1539). Fundou em Cremona, Itália, a Congregação dos Clérigos Regulares de São Paulo ou Barnabitas com o objetivo de reformar as costumes do clero e dos fieis. CONFORME o "site" da Comunidade Católica Canção Nova, ´Antônio Maria nasceu em Cremona, no norte da Itália, em 1502, na família Zaccaria, tradicional nobreza italiana. Ao perder o pai muito cedo, teve de sua mãe o grande gesto de amor que consistiu em dedicar-se somente para sua educação e formação. Com apenas dezoito anos, Antônio doou toda a sua herança para sua mãe e foi estudar medicina. Ele fez de sua profissão um apostolado, por isso, não cuidava só do corpo de seus pacientes, mas também de suas almas. Ele os tratava todos como irmãos. Chamado por Cristo, ampliou seu apostolado ao ser ordenado sacerdote em 1528 e, dessa forma, pôde testemunhar Jesus e a unidade da Igreja num tempo em que as ciências pagãs e a decadência das ordens religiosas e do clero pediam não uma Reforma Protestante, mas sim uma santidade transformadora. Ele fundou a Congregação dos Clérigos Regulares de São Paulo e, com a ajuda de uma condessa, a Congregação das Angélicas de São Paulo. Criou ainda o Grupo de Casais para os leigos. Antônio viveu e comunicou vida num dos períodos mais difíceis da Igreja de Cristo. Depois de muito propagar a devoção a Jesus Eucarístico, foi acometido por uma epidemia, e com 37 anos veio a “dormir” nos braços de sua mãe terrestre e acordar nos braços de sua Mãe Celestial. Foi canonizado em 1897. É considerado o pioneiro da Pastoral Familiar na história da Igreja.` - Santo Atanásio de Jerusalém, diácono e mártir (†451). Diácono da Igreja da Ressurreição, assassinado pelo monge herege Teodósio, cuja impiedade tinha recriminado durante o Concílio de Calcedônia. - Santa Ciprila, mártir (†séc. IV). Cristã libanesa dilacerada em Cirene, Líbia, após suportar em suas mãos carvões em brasa para evitar que, deitando-os fora, desse a impressão de estar oferecendo incenso aos deuses. Foi morta com ganchos durante a perseguição de Diocleciano. - Santa Marta, leiga (†551). Mãe de São Simão Estilita, a quem educou na Fé. - Santo Atanásio Atonita, monge (†c. 1004). Institui um pequeno mosteiro no Monte Atos, Grécia, iniciando a vida cenobítica neste local. - Santas Teresa Chen Jinxie e Rosa Chen Aixie, virgens e mártires (†1900). Durante a perseguição dos Bóxers, na China, morreram em defesa da virgindade. - Beatos Jorge Nichols e Ricardo Yaxley, sacerdotes, Thomas Belson, seminarista, e Humfredo Pritchard, mártires (†1589). Martirizados na Inglaterra durante as perseguições de Isabel I.

Nenhum comentário: