quinta-feira, 16 de maio de 2024

LITURGIA. 20/5/24, 2ª-F. - VIRGEM Mª - MÃE DA IGREJA. VII S. DO T.C. SANTOS: Lídia, Bernardino. POR repórter Paulo Maciel

 - PRODUZIDO POR repórter/radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com, CANAL DO YOUTUBE Paulo Roberto Maciel Maciel, facebook.com/paulomacieldaradio E instagram.com/paulorobertomaciel6/ -  @paulorobertomacielmaciel7919

N.Sa.Catedral. POR rep.Paulo Maciel.Colatina,4-5-24
- LITURGIA. 20/05/2024, SEGUNDA-FEIRA- SANTA VIRGEM MARIA - MÃE DA IGREJA. - VII SEMANA DO TEMPO COMUM. ANO: B. Cor: Branca. Rito: Missa Própria, Prefácio da Memória.

--- 1ª Leitura:  Leitura do Livro do Gênesis (Gn 3, 9-15. 20): "...'Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar'...". (OU At 1, 12-14).  SALMO RESPONSORIAL: Sl 86, 1-3. 4-5. 6-7 (R. Zc 8, 23). R: "- Nós temos ouvido que Deus está convosco." EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO São João (Jo 19, 25-34): "...Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: 'Mulher, este é o teu filho.'. ... ". - FONTE: novaalianca.com.br. 

- SANTOS DO DIA 20 DE MAIO. (FONTE: revista.arautos.org) 

Santa Lídia de Tiatira. Mulher “vendedora de púrpura e temente a Deus” (At 16, 14), ouviu uma pregação de São Paulo em Filipo da Macedônia, converteu-se e foi batizada juntamente com sua família. - Santo Austregésilo, Bispo (†624). Depois de servir na corte, abandonou o mundo e fez-se sacerdote. Eleito bispo de Bourges, assistiu ao Concílio de Paris. É o patrono da cidade de Bourges. - São Bernardino de Sena, presbítero (†1444). Sacerdote franciscano dedicado às missões populares na Itália. Propagou a devoção ao Santíssimo Nome de Jesus, incentivou as vocações religiosas e em três circunstâncias recusou a dignidade episcopal. CONFORME o Pe. Evaldo César de Souza (CSsR), ´Bernardino nasceu na nobre família dos Albizzeschi no dia 08 de setembro de 1380. Ficou órfão de mãe quando tinha três anos e foi criado na cidade de Sena por duas tias extremamente religiosas, que o levaram a descobrir a devoção à Nossa Senhora e à Jesus Cristo. Depois de estudar na Universidade de Sena, formando-se aos vinte e dois anos, abandonou a vida mundana e ingressou na Ordem de São Francisco, cujas regras abraçou de forma entusiasmada e fiel. Aos trinta e cinco anos de idade, começou o apostolado da pregação, exercido até a morte. E foi o mais brilhante de sua época. Viajou por toda a Itália ensinando o Evangelho. Os temas frequentes sobre a caridade, humilde, concórdia e justiça, traziam palavras duríssimas para os que "renegam a Deus por uma cabeça de alho". Bernardino restituía a paz com sua pregação insuperável, ardente, empolgante, inclusive usando de recursos dramáticos como as fogueiras onde queimava livros impróprios, em praça pública. As pregações e penitências constantes, a fraca alimentação e pouco repouso enfraqueceram cada vez mais o seu físico já envelhecido, mas ele nunca parava. Aos sessenta e quatro anos de idade, Bernardino morreu no convento de Áquila, no dia 20 de maio de 1444. Só assim ele parou de pregar. São Bernardino de Sena é o patrono dos publicitários.`- São Protásio Chong Kuk-bo, mártir (†1839). Renegou a Cristo durante a perseguição na Coreia, mas proclamou arrependido sua Fé perante o juiz e morreu no cárcere, após sofrer cruéis torturas. - Santo Arcângelo Tadini, presbítero (†1912). Pároco de Botticino Sera, nas proximidades de Bréscia, Itália, fundador da Congregação das Irmãs Operárias da Santa Casa de Nazaré. Beata Colomba de Riéti, virgem (†1501). Nascida de família nobre em Perúgia, Itália, fez-se religiosa da Congregação das Irmãs da Penitência de São Domingos e promoveu a paz entre as facções em conflito nessa cidade. - Beata Maria Crescência (Maria Angélica Pérez), virgem (†1932). Religiosa da Congregação das Filhas de Maria Santíssima do Horto, falecida em Vallenar, Chile. - Beato Luís Talamóni, presbítero (†1926). Fundou em Monza, Itália, a Congregação das Irmãs Misericordinas, dedicada especialmente à assistência aos doentes.

Nenhum comentário: