- PRODUZIDO POR repórter/radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com, CANAL DO YOUTUBE Paulo Roberto Maciel Maciel, facebook.com/paulomacieldaradio E instagram.com/paulorobertomaciel6/ - @paulorobertomacielmaciel7919 |
Catedral. POR rep. Paulo Maciel. Colatina, 4-5-24 |
- LITURGIA. 16/05/2024, QUINTA-FEIRA - VII SEMANA DA PÁSCOA. ANO: B. Cor: Branca. Rito: Missa Própria, Prefácio da Ascensão. - 1ª Leitura: Leitura dos Atos dos Apóstolos (At 22, 30; 23, 6-11): "... o Senhor aproximou-se de Paulo e lhe disse: “Tem confiança. Assim como tu deste testemunho de mim em Jerusalém, é preciso que sejas também minha testemunha em Roma..." SALMO RESPONSORIAL: Sl 15, 1-2a.5. 7-8. 9-10. 11 (R.1). R.: "-Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!" EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO São João (Jo 17, 20-26): "...'Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci e estes também conheceram que tu me enviaste'... ". - FONTE: novaalianca.com.br.
- SANTOS DO DIA 16 DE MAIO. (FONTE: revista.arautos.org)
- São Possídio, Bispo (†d. 437). Discípulo e amigo de Santo Agostinho, assistiu à sua morte e escreveu sua biografia. Foi Bispo de Calama, Argélia, e combateu a heresia donatista. - São Brendão, abade (†entre 577 e 583). Fundador do mosteiro de Clonfert, na Irlanda, e zeloso propagador da vida monástica. - Santo Ubaldo, Bispo (†1160). Reformou a vida comunitária dos cônegos da catedral, em Gubbio (Itália). CONFORME o site da Arquidiocese de São Paulo, ´Ubaldo nasceu de nobre família alemã em 1085, na cidade de Gúbio, Itália. Foi criado por um tio, pois ficou órfão ainda criança. Aos quinze anos de idade, resolveu que seria monge ermitão, para ficar longe das ilusões da cidade. Seu tio, no entanto, preferiu que ele fosse conviver com os cônegos de São Segundo, para completar os estudos. Com eles Ubaldo ficou até ser chamado pelo bispo João, que o ordenou sacerdote em 1114 e o manteve como auxiliar na reforma eclesiástica que promovia naquela diocese. No mesmo ano foi eleito prior da comunidade religiosa de São Mariano, nos arredores de Gúbio, e titular da catedral. Ele deu um novo desenvolvimento ascético, nos moldes de são Pedro Damião, que tinha transformado o mosteiro de Fonte Avelana em um centro exemplar de vida religiosa. E para lá se dirigiu também Ubaldo, depois do incêndio de 1126, que destruiu a catedral e a comunidade, com os religiosos tendo de se dispersarem. Em 1129 foi nomeado bispo de Gúbio pelo papa Honório II, que o consagrou pessoalmente. Assim ele voltou para sua cidade, agora também sua sede episcopal. Ubaldo passou a ser considerado herói por ter evitado a invasão da cidade pelo terrível Frederico Barba-Roxa, em 1155. Para isso usou suas armas mais eficazes: persuasão, caridade e doçura. Em 16 de maio de 1160, foi proclamado padroeiro de Gúbio, imediatamente após o falecimento. Sua canonização ocorreu em 1192...`. - São Simão Stock, presbítero (†1265). Superior-geral da Ordem Carmelitana, foi apóstolo da devoção a Nossa Senhora do Carmo, de quem recebeu o escapulário distintivo de sua ordem. - Santo André Bobola, presbítero e mártir (†1657). Jesuíta polonês morto por um bando de cossacos em Pinsk, atual Bielorrússia, após sofrer inenarráveis torturas. - Beato Miguel Wozniak, presbítero e mártir (†1942). Deportado da Polônia para o campo de concentração de Dachau, Alemanha, onde sofreu cruéis torturas antes de morrer. - Beato Vital Vladimir Bajrak, presbítero e mártir (†1946). Sacerdote ucraniano da Ordem de São Josafá, morreu no cárcere, ao qual foi condenado por ter denunciado as perseguições religiosas do regime soviético.
Nenhum comentário:
Postar um comentário