quarta-feira, 25 de agosto de 2021

LITURGIA. 27/08/2021, 6ª-F., XXI SEMANA DO T. C., Sta. Mônica . Voz: Paulo Maciel. Colatina/ES

-Edição, PESQUISA e postado por repórter e radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com , NO CANAL DO YOUTUBE paulo roberto maciel E NA REDE SOCIAL facebook.com/paulomacieldaradio. E AINDA: instagram.com/paulorobertomaciel6/ ---

-

--LITURGIA DA PALAVRA. 27/08/2021, SEXTA-FEIRA. SANTA MÔNICA ESPOSA, MÃE E VIÚVA. XXI SEMANA DO TEMPO COMUM. Cor: Branca. Ano B. Rito: Ofício do Dia da II Semana. Santo do Dia: Santa Mônica . 1ª Leitura: Leitura da Primeira Epístola de São Paulo aos Tessalonicenses (1Ts 4,1-8): "...'cada um saiba tratar o seu parceiro conjugal com santidade e respeito'.". SALMO RESPONSORIAL: Sl 97,1.2b.5-6.10.11-12 (R: 12a). "R: - Ó justos, alegrai-vos no Senhor!". Evangelho De Jesus Cristo Segundo São Mateus (Mt 25,1-13): "...'O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!'...". Fonte: Novaalianca.Com.Br.
----SANTO DO DIA 27 DE AGOSTO: Santa Mônica. (FONTE: a12.com). - Mônica nasceu em Tagaste, no ano 331, no seio de uma família cristã. Desde muito cedo dedicou sua vida a ajudar os pobres, que visitava com freqüência levando o conforto através das palavras de Deus. Seu marido era um jovem pagão, de nome Patrício, que a maltratava. Mônica encontrava o consolo nas orações e Deus recompensou sua dedicação, pois ela pôde assistir o batismo do marido, que se converteu sinceramente um ano antes de morrer. Ela teve três filhos, Agostinho e Navígio e Perpétua, que se tornou religiosa. Porém, Agostinho, foi sua grande preocupação, motivo de amarguras e muitas lágrimas. O coração de Mônica sofria muito com as notícias dos desmandos do filho e por isso redobrava as orações e penitências. Certa vez, ela foi pedir os conselhos do Bispo, que a consolou dizendo: "Continue a rezar, pois é impossível que se perca um filho de tantas lágrimas". As súplicas de Mônica foram finalmente ouvidas e seu filho, após anos de vida desregrada, converteu-se ao cristianismo, tornando-se um mestre em teologia. Assim, Mônica colhia os frutos de suas orações e de suas lágrimas. Mas a mãe zelosa pouco conviveu com o filho convertido, pois no ano de 387 faleceu santamente. O Papa Alexandre III confirmou o tradicional culto à Santa Mônica e a proclamou "padroeira das mães cristãs".  
--REFLEXÃO: Santa Mônica continua rogando pelas mães e por seus filhos, pelas esposas e seus maridos e por todos os pobres pecadores que necessitamos nos converter. A fórmula de Mõnica para evitar as brigas em casa era a seguinte: “Quando meu marido está de mal humor, eu me esforço para estar de bom humor. quando ele grita, eu me calo. E como para brigar precisam de dois e eu não aceito a briga, nós não brigamos". Milhares de mães e de esposas encomendaram-se em todos estes séculos a Santa Mônica, para que as ajude a converter a seus maridos e filhos, e conseguiram conversões admiráveis.
---ORAÇÃO: Ó Santa Mônica, que pela oração e pelas lágrimas, alcançastes de Deus a conversão de Vosso filho transviado, olhai para o meu coração, amargurado pelo comportamento do meu filho desobediente, rebelde e inconformado, que tantos dissabores causou ao meu coração e a toda a família. Que Vossas orações se juntem com as minhas, para comover o bom Deus, a fim de que Ele faça meu filho entrar em si e voltar ao bom caminho. Assim seja!
-- Santa Mônica, ROGAI POR NÓS! Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR.

Nenhum comentário: