segunda-feira, 30 de agosto de 2021

LITURGIA. 01/09/2021, 4ª-F., XXII SEMANA DO T. C., Santo Egídio. Voz: Paulo Maciel. Colatina/ES

----Edição, PESQUISA e postado por repórter e radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com , NO CANAL DO YOUTUBE paulo roberto maciel E NA REDE SOCIAL facebook.com/paulomacieldaradio. E AINDA: instagram.com/paulorobertomaciel6/ ---

--LITURGIA DA PALAVRA. 01/09/2021, QUARTA-FEIRA. XXII SEMANA DO TEMPO COMUM. Cor: Verde. Ano B. Rito: Ofício do dia. Santo do Dia: Santo Egídio. 1ª Leitura: Leitura da Epístola de São Paulo aos Colossenses (Cl 1, 1-8): "...'graça e paz da parte de Deus nosso Pai. Damos graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo'.". SALMO RESPONSORIAL: Sl 51,10.11 (R.10B). "R: - Confio na clemência do meu Deus, agora e sempre!" Evangelho de Jesus Cristo Segundo São Lucas (Lc 4, 38-44): "...'As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedi-lo que as deixasse.'...". Fonte: homilias.com.br.
---

----SANTO DO DIA 01 DE SETEMBRO: Santo Egídio. (FONTE: a12.com). - Santo Egídio (em grego: Αἰγίδιος) foi um santo católico eremita do século VI originário da Grécia que se tornou popular na região da Provença e na Escócia. A abadia onde viveu Santo Egídio, Saint-Gilles, é local de peregrinação e parada oficial dos Caminhos de Santiago. Pouco se sabe sobre a infância e juventude de Santo Egídio, porém sabe-se que ele era filho de nobres atenenses. Após a morte de seus pais, Egídio passou a ser eremita e habitou na região do rio Ródano e do rio Gard. De acordo com a Legenda Áurea, Egídio se mudou para uma floresta na região de Nimes para viver como eremita e se dedicar ao estudo de Deus E, durante essa época, seu único companheiro foi um cervo. Porém, seu refúgio foi descoberto por capangas do rei que o haviam perseguido secretamente. Uma flecha atingiu em cheio sua mão enquanto tentava proteger o cervo dos caçadores do rei visigodo Vamba. Como forma de reconciliação, o rei disponibilizou médicos para cuidarem dos ferimentos da mão de Egídio e também construiu um enorme monastério para Egídio, que mais tarde se tornou monastério beneditino. Egídio veio a falecer em 720 d.C. em seu monastério, e sua sepultura se tornou local de peregrinação e parte dos Caminhos de Santiago, que levam até a Espanha. Santo Egídio também foi consagrado um dos Catorze santos auxiliares da Igreja Católica.
--REFLEXÃO: ----
---ORAÇÃO: Deus todo-poderoso e bom, de quem tudo provém, infundi em nós a vossa graça para que, a exemplo de Santo Egídio, saibamos amar nossos irmãos de coração aberto e generoso. Nós vos louvamos e vos agradecemos, Senhor Nosso. Amém!
-- Santo Egídio, ROGAI POR NÓS! Padroeiro de: Ferreiros, Mendigos, Pobres e Eremitas, além da cidade de Edimburgo (Escócia)

Localização: Grécia e Escócia.

Nenhum comentário: