As obras de pavimentação da Rodovia ES 248, no trecho Linhares – Colatina, estão entrando na fase final. O trecho, que tem 59,6 quilômetros de extensão, foi dividido em três etapas distintas e proporcionará a redução do trajeto entre os dois municípios, por via asfaltada.
A primeira etapa do trecho, que sai do entroncamento com a ES 245, em Linhares, até o km 20,3 da ES 248 (perto de Lagoa das Palmas), já foi concluída pelo Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER-ES), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop).
O segundo trecho, que vai de Lagoa das Palmas até a Lagoa de Humaitá, compreendendo uma extensão de 19 quilômetros, e o terceiro trecho, que vai de Lagoa Humaitá até o entroncamento com a ES 356, sentido Marilândia num total de 20,3 quilômetros, estão em obras.
No segundo trecho, entre Lagoa das Palmas e Lagoa de Humaitá, já foram executados 99% dos serviços e obras de pavimentação. No trecho há duas pontes, nas localidades de Terra Alta e Terra Altinha, que não fazem parte do contrato de pavimentação. O DER-ES contratou os projetos executivos das duas pontes, que estão em fase adiantada.
Já no terceiro trecho, entre Lagoa Humaitá e o entroncamento com a ES 356 (sentido Marilândia), 80% dos serviços e obras de pavimentação já foram concluídos.
A Rodovia margeia o Rio Doce. Em decorrência de intensas chuvas que provocaram a elevação do nível do rio e correnteza forte, a margem foi afetada com um processo erosivo que provocou danos próximo à Ilha do Travessão. O DER-ES contratou projeto junto ao Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), a maior referência em obras hidráulicas da América Latina, que apontou a solução técnica de engenharia adequada para recuperar o ponto e evitar novos eventos da mesma natureza.
As obras de contenção da margem direita do Rio Doce, perto da Ilha do Travessão, também estão em fase adiantada. O molhe de contenção já foi construído e as atividades de contenção, que vão possibilitar a recuperação da rodovia, estão com 90% dos serviços e obras foram realizados.
A pavimentação da Rodovia ES 248, entre Linhares e Colatina, abre uma nova frente turística para a Região Norte do Estado, uma vez que o trajeto oferece uma das mais belas paisagens do Espírito Santo, seguindo o leito do Rio Doce e abrigando um conjunto de belíssimas lagoas.
Outra vantagem é a redução de percurso, especialmente para os turistas que saem de Minas Gerais, passando pela BR 259 e pela BR 101 em direção às praias do Norte do Estado e vice-versa, pois a nova via pavimentada proporcionará economia de tempo e de combustível para os usuários.
O investimento do Estado abre as portas para novos empreendimentos hoteleiros. É uma região com vocação turística natural e que abriga praias e lagoas de raríssima beleza.
(Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing do DER-ES. Inserida por Paulo Roberto Maciel)
A primeira etapa do trecho, que sai do entroncamento com a ES 245, em Linhares, até o km 20,3 da ES 248 (perto de Lagoa das Palmas), já foi concluída pelo Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER-ES), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop).
O segundo trecho, que vai de Lagoa das Palmas até a Lagoa de Humaitá, compreendendo uma extensão de 19 quilômetros, e o terceiro trecho, que vai de Lagoa Humaitá até o entroncamento com a ES 356, sentido Marilândia num total de 20,3 quilômetros, estão em obras.
No segundo trecho, entre Lagoa das Palmas e Lagoa de Humaitá, já foram executados 99% dos serviços e obras de pavimentação. No trecho há duas pontes, nas localidades de Terra Alta e Terra Altinha, que não fazem parte do contrato de pavimentação. O DER-ES contratou os projetos executivos das duas pontes, que estão em fase adiantada.
Já no terceiro trecho, entre Lagoa Humaitá e o entroncamento com a ES 356 (sentido Marilândia), 80% dos serviços e obras de pavimentação já foram concluídos.
A Rodovia margeia o Rio Doce. Em decorrência de intensas chuvas que provocaram a elevação do nível do rio e correnteza forte, a margem foi afetada com um processo erosivo que provocou danos próximo à Ilha do Travessão. O DER-ES contratou projeto junto ao Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), a maior referência em obras hidráulicas da América Latina, que apontou a solução técnica de engenharia adequada para recuperar o ponto e evitar novos eventos da mesma natureza.
As obras de contenção da margem direita do Rio Doce, perto da Ilha do Travessão, também estão em fase adiantada. O molhe de contenção já foi construído e as atividades de contenção, que vão possibilitar a recuperação da rodovia, estão com 90% dos serviços e obras foram realizados.
A pavimentação da Rodovia ES 248, entre Linhares e Colatina, abre uma nova frente turística para a Região Norte do Estado, uma vez que o trajeto oferece uma das mais belas paisagens do Espírito Santo, seguindo o leito do Rio Doce e abrigando um conjunto de belíssimas lagoas.
Outra vantagem é a redução de percurso, especialmente para os turistas que saem de Minas Gerais, passando pela BR 259 e pela BR 101 em direção às praias do Norte do Estado e vice-versa, pois a nova via pavimentada proporcionará economia de tempo e de combustível para os usuários.
O investimento do Estado abre as portas para novos empreendimentos hoteleiros. É uma região com vocação turística natural e que abriga praias e lagoas de raríssima beleza.
(Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing do DER-ES. Inserida por Paulo Roberto Maciel)
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