quinta-feira, 23 de julho de 2009

13 casos confirmados da Gripe Suína no Espírito Santo


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) repassou orientações gerais do Ministério da Saúde (MS) sobre o atendimento da Influenza A (H1N1) - a Nova Gripe ou Gripe Suína - a todos os órgãos e instituições de saúde do Estado. Segundo o último protocolo do MS, devido às evidências de que o vírus esteja apresentando uma dinâmica de transmissão semelhante à da Influenza sazonal (gripe comum), o manejo clínico da nova gripe se dará da mesma forma que o da síndrome gripal (SG) e de doenças respiratórias agudas graves (DRAG).
Isso significa que o atendimento inicial aos pacientes com suspeita da Influenza A (H1N1) será realizado em qualquer unidade básica de saúde, pronto-atendimento, clínicas e consultórios médicos particulares (como já era feito).
A novidade é que, em caso de necessidade (que será avaliada pelo médico que prestou o atendimento), a internação se dará em qualquer hospital, e não mais apenas no Vitória Apart Hospital, na Serra.
A apresentação das novas orientações do MS foi realizada no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM) e contou com a participação de representantes de secretarias de saúde e vigilâncias epidemiológicas dos municípios; associações médicas; conselhos; superintendências regionais de saúde; unidades de saúde; prontos-atendimentos; e hospitais da rede pública, privada e filantrópica do Estado.
13 casos confirmados
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informa que, até a manhã de quarta-feira (22/07), foram confirmados 13 casos da Gripe Suína no Espírito Santo. Além disso, 17 pacientes são considerados suspeitos enquanto que outros 50 foram descartados de terem adquirido a doença. Os números referem-se a informações repassadas até as 11 horas de quarta.
Quadro da Influenza A (H1N1) no Espírito Santo:
Confirmados:13;
Suspeitos:17;
Descartados: 50;
Notificações: 80.
(Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa. Inserida e adaptada por Paulo Roberto Maciel)

Nenhum comentário: