sexta-feira, 1 de maio de 2009

Feriado marcado por fé e devoção, na Diocese de Colatina


Na Diocese de Colatina, o feriado de 1º de maio – Dia do Trabalhador – será marcado por diferentes manifestações de fé. Na Paróquia São José, de João Neiva, haverá missa de encerramento da festa do padroeiro São José. A celebração eucarística será presidida pelo bispo diocesano, dom Décio Sossai Zandonade (FOTO), na Igreja Matriz, às 19 horas.
A Comunidade São José Operário, da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, também prepara uma grande festa em honra do padroeiro São José. As comemorações vão de 1º a 3 de maio, no bairro Bela Vista, em Aracruz, sede da paróquia. Além de missas, haverá shows católicos com bandas da região. Confira a programação a seguir:
1º de maio: missa às 19 horas com o padre José Valdecy Romão; show com a Banda Luz, às 21 horas;
2 de maio: missa às 19h30 com o padre Anderson Trevenzoli Assireu; show com a banda Missão Divina, às 21 horas;
3 de maio: missa às 10 horas com o padre Anderson Trevenzoli Assireu.
Mais de 2 mil degraus em louvor à Santa Cruz
Em Marilândia, os dias 1º e 2 de maio serão marcados pelo louvor à Santa Cruz, que fica na Pedra do Cruzeiro, uma formação com quase mil metros de altura. Trata-se de uma tradição de mais de 60 anos, em que os fiéis têm de vencer nada menos que 2.166 degraus para alcançar o cume. No dia 1º, às 20 horas, haverá queima de fogos no alto da pedra. E, no dia 2, haverá missa no cume em louvor à Santa Cruz, às 8 horas.
História e Tradição
Com quase mil metros de altura, a Pedra do Cruzeiro está localizada na Comunidade de Alto Liberdade, município de Marilândia (ES). Em 1943, a comunidade resolveu encravar uma cruz de madeira no pico, incentivados pelo padre João Guilherme Koltgem, que se maravilhou com o clima de fé e oração do lugar. A partir de então, a pedra passou a ser chamada de "Cruzeiro" e todos os anos, em maio, por ocasião do dia de Santa Cruz, é realizada uma celebração no cume. Os 2.166 degraus que conduzem os fiéis até o topo da pedra foram construídos pela própria comunidade, com o apoio das comunidades vizinhas e do padre José de Souza Brasil, entre 1983 e 1987. Atualmente, na Pedra do Cruzeiro há uma cruz de 13,3 metros. (Fonte: Diocese de Colatina. Inserida por Paulo Roberto Maciel)

Nenhum comentário: