sexta-feira, 28 de agosto de 2020

LITURGIA. 31/08/2020, 2ª-f., XXII Semana Comum. S. Raimundo Nonato. Adauto. Voz: Paulo Maciel. Colatina/ES

-Edição, PESQUISA e postado por repórter e radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com , NO CANAL DO YOUTUBE paulo roberto maciel E NA REDE SOCIAL www.facebook.com/paulomacieldaradio. E AINDA: www.instagram.com/paulorober.tomaciel6/

-LITURGIA DA PALAVRA. 31/08/2020, Segunda-feira. XXII SEMANA DO TEMPO COMUM. Cor: Verde. Rito: Ofício do dia. Santo do dia: São Raimundo Nonato. 1ª Leitura: Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (1Cor 2, 1-5): "... a minha palavra e a minha pregação não tinham nada dos discursos persuasivos da sabedoria, mas eram uma demonstração do poder do Espírito ...". Salmo Responsorial: Sl 119, 97.98.99.100,101.102 (R: 97a): R: "Quanto eu amo, ó Senhor, a vossa lei!" Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 4,16-30): "...'Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir'....". Fonte: www.novaalianca.com.br
--SANTO DO DIA 31 de Agosto: São Raimundo Nonato. (Fonte: www.a12.com ) -

Raimundo nasceu na Espanha, em 1200. Seus pais eram nobres, porém não tinham grandes fortunas. O seu nascimento aconteceu de modo trágico, sua mãe morreu durante os trabalhos de parto, antes de dar-lhe à luz. Por isto Raimundo recebeu o nome de Nonato, que significa não-nascido de mãe viva.

Dotado de grande inteligência, fez com certa tranqüilidade seus estudos primários. O pai, percebendo os dotes religiosos do filho, e com receio de que seu filho optasse pela vida da igreja, mandou-o administrar uma pequena fazenda de propriedade da família. Porém as coisas aconteceram exatamente ao contrário.

Raimundo, no silêncio e solidão que vivia, fortificou ainda mais sua vontade de dedicar-se unicamente à Ordem de Nossa Senhora das Mercês. Apesar da dificuldade conseguiu o consentimento do pai e finalmente em 1224 ingressou na Ordem, recebendo o hábito das mãos do próprio fundador.

Ordenou-se sacerdote e seus dotes de missionário vieram à tona. Foi mandado em missão na Argélia, norte da África, para resgatar cristãos que viviam em regime de escravidão. Levava o conforto e a palavra de Deus aos que sofriam mais que ele e já estavam prestes a renunciar à fé em Jesus.

Sua ação missionária causou a revolta das lideranças muçulmanas e Raimundo foi preso e torturado. Durante oito meses teve sua boca presa com um cadeado, para que não pudesse pregar o Evangelho.

Raimundo sofreu durante oito longos meses essa tortura, mas finalmente foi libertado com a saúde totalmente abalada. De volta a pátria foi nomeado cardeal, mas não exerceu este cargo, pois morreu acometido por uma forte febre em 31 de agosto de 1240, quando ele tinha apenas quarenta anos de idade.  

-REFLEXÃO: São Raimundo Nonato, devido à condição difícil do seu nascimento é venerado como padroeiro das parturientes, das parteiras e dos obstetras. Sua presença missionária entre aqueles que não conheciam o Cristo nos inspira a levar o Evangelho nos dias de hoje para todas as pessoas que vivem afastadas de Deus.

-- ORAÇÃO: Ó Pai, pela vossa misericórdia, São Raimundo Nonato anunciou as insondáveis riquezas de Cristo. Concedei-nos, por sua intercessão, crescer no vosso conhecimento e viver na vossa presença segundo o Evangelho, frutificando em boas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!
- Fonte: Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
São Raimundo Nonato, rogai por nós!

Nenhum comentário: