-LITURGIA DA PALAVRA. 25/08/2020, terça-feira. XXI SEMANA DO TEMPO COMUM. Cor: Verde. Rito: - (Missa à escolha, Memória facultativa: S. José de Calazans - Presbítero; S. Luís de França, Rei. Ambas com a cor branca, or pr, segundo Folhinha do Sagrado Coração de Jesus).. Santo do dia: São Luís IX. 1ª Leitura: Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Tessalonicenses (2Ts 2, 1-3a.14-17): "... irmãos, ficai firmes e conservai firmemente as tradições que vos ensinamos... .". Salmo Responsorial: Sl 96, 10.11-12ª.12b-13 (R: 13b): R: "O Senhor vem julgar nossa terra." Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 23,23-26): "...'Guias cegos! Vós filtrais o mosquito, mas engolis o camelo. Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas!'... .". Fonte: www.novaalianca.com.br
--SANTO DO DIA 25 de Agosto: São Luís IX. (Fonte: www.a12.com ) -
Luís Nono, rei da França, nasceu no dia 25 de abril de 1215. Era filho de Luís Oitavo e de Branca de Castella, ambos piedosos e zelosos que o cercaram de cuidados. Trataram pessoalmente da sua educação e formação religiosa. Foram tão bem sucedidos que Luís IX se tornou um dos soberanos mais benevolentes da História, um fervoroso cristão e fiel da Igreja.
Com a morte prematura do seu rei, a rainha assumiu o poder, pois Luís Nono era muito novo para governar. Com zelo maternal, manteve o filho longe de uma vida de depravação tão comum das cortes. Luís, mesmo jovem, possuía as virtudes que o levaram à santidade: a piedade e humildade.
Em 1235, Luís casou-se com Margarida de Provença, uma jovem princesa que, assim como ele, cultivava grandes virtudes. Coroado rei, ele governou com justiça e solidariedade. Com o auxilio da rainha fundou igrejas, conventos, hospitais, abrigos para os pobres, órfãos, velhos e doentes.
Acometido de uma grave doença, em 1245 Luís IX quase morreu. Então fez uma promessa: caso sobrevivesse empreenderia uma cruzada para ocupar a Terra Santa. Quando recuperou a saúde, em 1248 apesar das oposições da corte, cumpriu o que havia prometido. Preparou um grande exército e, por várias vezes, comandou as cruzadas para lá. Mas em nenhuma delas teve êxito. Na última vez, quando se aproximava de Túnis, foi acometido pela peste e, ali morreu, no dia 25 de agosto de 1270.
-- REFLEXÃO: São Luís Nono é o símbolo do governante cristão que soube conciliar vida política com zelo apostólico. Sua posição real colaborou para que ele desenvolvesse trabalhos de ajuda aos mais necessitados e fizesse da Palavra de Deus a meta de sua vida. O excesso de zelo pelo nome de Cristo, a ponto de incentivar as Cruzadas, é fruto de uma mentalidade de sua época.
-- ORAÇÃO: Onipotente e Eterno Deus, que cumulaste, Vosso servo, o Rei de França, Luís Nono, com muitos dons e virtudes, fazei que eu também saiba corresponder a Vossa Divina Graça. Por Cristo Senhor, amém!
- Fonte: Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
- São Luís IX, rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário