quarta-feira, 21 de agosto de 2019

LITURGIA,22/08/2019,5ª-f.,20ª Semana do Tempo Comum.Nª Sª RAINHA.SÃO FILIPE BENÍCIO

Liturgia Diária da Palavra,22/08/2019,5ª-f., XX Semana do Tempo Comum. NOSSA SENHORA RAINHA. SÃO FILIPE BENÍCIO. Mês Vocacional. Voz: repórter Paulo Maciel - Colatina. Cor dos paramentos litúrgicos: Branca. (Prefácio de Maria – Ofício da Memória). 1ª Leitura: Leitura do Livro do Profeta Isaías (Is 9,1-6): “Nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da Paz.”. Salmo Responsorial (Sl 113, 1-2.3-4.5-6.7-8 (R: 2)): “R: Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!”. Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 1, 26-38): "Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela.". 

 Fonte: www.novaalianca.com.br . TEXTO, edição, filmagem e narração: repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, para seus endereços na web: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (21/08/2019) 

SANTO DO DIA 22 DE AGOSTO: SÃO FILIPE BENÍCIO (Fonte: www.a12.com) -

Filipe Benício nasceu no dia 15 de agosto de 1233, no seio de uma rica família da nobreza, em Florença, Itália. Aos treze anos foi enviado com seu preceptor à Paris estudar medicina. Voltou e foi para a universidade de Pádua, onde aos dezenove anos formou-se em filosofia e medicina.
O jovem era muito devoto de Maria e muito religioso, possuía também sólida formação religiosa. Nesse período de estabelecimento profissional, passou a frequentar a igreja do mosteiro e com os religiosos aprofundou o estudo das Sagradas Escrituras. Logo suas orações frutificaram e recebeu o chamado para a vida religiosa.
Assim, em 1254 fez-se membro da Ordem dos Servitas. Foi superior geral de sua ordem, adquirindo fama de um ótimo pregador. Sob sua direção, os frades servitas se expandiram rapidamente e com sucesso. Era um conciliador, sua pregação talentosa e eficiente trouxe frutos benéficos para a Ordem e para a Igreja. Na sua simplicidade, fugia de todas as honras eclesiásticas.
Quando o Papa Clemente IV morreu, Filipe foi proposto como candidato à cátedra de Pedro, mas se retirou para as montanhas, onde ficou por algum tempo. Diz a tradição que São Filipe Benício recusou-se a ocupar a cátedra de Pedro. Por isso é comum representá-lo com a tiara pontifícia aos pés.
Segundo os registros da Ordem e a tradição Filipe gozava da fama de santidade em vida. Morreu em 22 de agosto de 1285 na cidade de Todi.
Reflexão: Infelizmente existem pessoas que se preocupam muito com as aparências externas. Na Igreja isto não é diferente. São Filipe Benício mostra-nos que o apego as vaidades nos impedem de conhecer o verdadeiro rosto de Cristo, pobre e excluído. Aprendamos hoje a viver uma religião de coração, mais do que uma religiosidade de aparências. 
Oração: Concedei-nos, ó Deus de bondade, ser solícitos com os mais pobres, e a exemplo de são Filipe Benício buscar o que não passa e deixar de lado as vaidades efêmeras. Por Cristo Nosso Senhor. Amém! Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Nenhum comentário: