domingo, 25 de agosto de 2019

REFLEXÃO DA LITURGIA DE DOMINGO, 25-08-2019.VOZ: PAULO MACIEL, COLATINA-ES

A Liturgia da Palavra deste domingo (25/08/2019) tem leituras de Isaías (Is 66, 18-21), do Salmo Responsorial (Sl 116, 1-2) - preferencialmente cantado-, da Carta aos Hebreus (Hb 12, 5-7.11-13) e do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 13, 22-30). O repórter Paulo Maciel, de Colatina/ES, faz a leitura do texto do impresso "O Dia do Senhor", da Diocese de Colatina, que trata da "Partilha da Palavra". O impresso "O Dia do Senhor", da Diocese de Colatina/ES, é utilizado nas celebrações da Palavra em todas as igrejas de sua jurisdição. Estamos no Ano C - XXIX - Nº 1772 - 21ª Semana do Tempo Comum. Dia das Vocações Leigas e Dia do Catequista. Tema: "SALVAÇÃO: DOM GRATUITO DE DEUS, MAS EXIGE A NOSSA PARTICIPAÇÃO". Cor verde. Domingo, 25/08/2019. O documento traz a reflexão da Liturgia da Palavra no item "Preparando a Partilha da Palavra". Eis a reflexão: "Nesta liturgia, percebemos que a salvação é universal. Isaías, na 1ª leitura, fala de Deus que vem ao encontro da humanidade, oferecendo a todos os povos a salvação, pois é próprio de Deus amar, salvar e resgatar. A salvação também é um dos temas centrais do Evangelho de Lucas. Neste domingo, Jesus continua sua caminhada atravessando cidades e povoados ensinando a todos. Ele diz que o reino é para todos, mas o caminho é exigente. A 2ª leitura nos fala de um Deus como um Pai atento à educação de seus filhos e disposto a nos corrigir, porque quer o melhor para nós. Ele está ao nosso lado, especialmente quando o caminho é difícil. As provações e obstáculos são consequências de uma vida mal construída onde o pecado lançou raízes. No Evangelho alguém pergunta a Jesus se são poucos que se salvam. Jesus, porém, não fala em quantidades, mas sim no tipo de caminho que leva à salvação. Diz que a porta da salvação, isto é, do Reino de Deus, é estreita, mas está aberta para todos. Isto significa que não há salvação sem esforço e sacrifício. Não é Deus que estreita a porta, é o clima de pecado presente nas relações humanas que vai exigir escolhas nem sempre fáceis no caminho da salvação. A porta é a imagem do Reino de Deus. Entrando por ela, nos sentimos seguros, acolhidos e plenamente realizados. Corremos o risco de pensar que basta ir à Igreja para garantir a própria salvação. Estar na Igreja, 'comer e beber com o dono da casa', especialmente na Mesa da Eucaristia, é uma grande ajuda para aprender a praticar o caminho que nos leva à porta da salvação. Mas essas credenciais são poucas para entrar no convívio de Deus, se não estiverem acompanhadas do amor, da caridade e do serviço aos irmãos. Entra pela porta quem ajuda os outros a entrar e quem zela pela vida do irmão, como bom filho do Pai de todos. Como estou buscando a salvação? Como evangelizadores, catequistas, missionários e anunciadores da Boa-Nova de Jesus, estou zelando pela vida dos irmãos (ãs), ajudando-os a entrar pela porta estreita?"
VEJA A NARRAÇÃO COM O REPÓRTER-RADIALISTA PAULO MACIEL NA REDE SOCIAL www.facebook.com/paulomacieldaradio , no BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com e no CANAL NO YOUTUBE paulo roberto maciel .
.(25-08-2019). Fonte: ImpressoODiadoSenhorDiocesedeColatina
SERVIÇO: "O DIA DO SENHOR" (DIOCESE DE COLATINA). CÚRIA DIOCESANA DE COLATINA. Rua Santa Maria, 350, Edifício João Paulo II, CEP 29700-200 - COLATINA/ES. Telefone (0xx27) 2102-5000. E-mail: diadosenhor@diocesedecolatina.org.br - site: www.diocesedecolatina.org.br - site do Santuário Nossa Senhora da Saúde (Ibiraçu/ES): www.nossasenhoradasaude.org.br .

TEXTO, PESQUISA, FILMAGEM E NARRAÇÃO: REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, PARA SUAS PÁGINAS NA WEB: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (25-08-2019)

Nenhum comentário: