sábado, 31 de agosto de 2019

Liturgia,2/09/2019,2ª-f.:22ªSemana do Tempo Comum.Sta Ingrid

Liturgia Diária da Palavra, 02/09/2019,2ª-f.: XXII Semana do Tempo Comum. SANTA INGRID. Mês da Bíblia. Voz: repórter Paulo Maciel - Colatina. Cor dos paramentos litúrgicos: Verde. (Ofício do dia). 1ª Leitura: Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses: (1Ts 4,13-18): “Se Jesus morreu e ressuscitou — e esta é nossa fé —, de modo semelhante Deus trará de volta, com Cristo, os que através dele entraram no sono da morte.”. Salmo Responsorial (Sl 96, 1.3.4-5.11-12-13 (R: 13b)): “R: O Senhor vem julgar nossa terra.” Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 4,16-30.): "'O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor'". Fonte: www.novaalianca.com.br . TEXTO, edição, filmagem e narração: repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, para seus endereços na web: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (31/08/2019) 

SANTO DO DIA 02 DE SETEMBRO: SANTA INGRID.  (Fonte: www.a12.com)


Ingrid nasceu perto da metade do século treze, na Suécia. Seus pais deram a ela e aos outros filhos, uma educação digna dos fidalgos, no rigoroso seguimento de Cristo. A menina desde os primeiros anos de vida se mostrou muito virtuosa, amável, caridosa, surpreendendo a todos com seu cândido ideal religioso.
No início da adolescência, como era costume da época, teve de contrair um casamento. Mesmo contrariando sua vocação, ela aceitou tudo com humilde resignação, mas continuou serenamente a cuidar das obras de caridade que fundara para os pobres e doentes abandonados. Possuindo dons especiais de profecia e cura, gozava entre a população da fama de santidade.
Ingrid ficou viúva muito cedo e pode assim entregar-se ainda mais ao ideal de vida religiosa. Fez várias peregrinações, pela terra santa, por Roma e chegou a ir até Santiago de Compostela. Nessas andanças seu amor a Jesus só fez aumentar.
Só então Ingrid retornou para a Suécia. Logo depois, em 1281, seguindo seu confessor e orientador espiritual, ela fez seus votos perpétuos e fundou um Mosteiro sob as regras de São Domingos. Nele, junto com um grande número de jovens da corte, se dedicou totalmente às orações contemplativas e à vida de rigorosa austeridade.
Morreu com fama de santidade, no dia 02 de setembro de 1282. 
Reflexão: Para Santa Ingrid o importante sempre foi viver o amor de Cristo no momento presente. Ela vivia dizendo: “Quero hoje hospedar-me em sua casa!”. Esta perseverança diária a fez vencer os obstáculos e a entregar-se de coração ao projeto de redenção do Cristo.
Oração: Pai de bondade e de misericórdia, dignai-vos cumular-nos com todos os dons do céu e na companhia de santa Ingrid da Suécia, encontrar-vos com fidelidade evangélica. Por Cristo nosso Senhor. Amém. Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Nenhum comentário: