Liturgia Diária da Palavra, 31/08/2019, sábado, XXI Semana do Tempo Comum. SÃO RAIMUNDO NONATO. Mês Vocacional. Voz: repórter Paulo Maciel - Colatina. Cor dos paramentos litúrgicos: Verde. (Ofício do dia). 1ª Leitura: Leitura da Primeira Epístola de São Paulo aos Tessalonicenses: (1Ts 4,9-11): “... Já aprendestes de Deus mesmo a amar-vos uns aos outros.”. Salmo Responsorial (Sl 98,1.7-8.9. (R: 9)): “R: O Senhor julgará as nações com justiça.”. Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 25,14-30): "'... A todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado.'". Fonte: www.novaalianca.com.br . TEXTO, edição, filmagem e narração: repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, para seus endereços na web: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (30/08/2019)
SANTO DO DIA 31 DE AGOSTO: SÃO RAIMUNDO NONATO. (Fonte: www.a12.com)
Raimundo nasceu na Espanha, em 1200. Seus pais eram nobres, porém não tinham grandes fortunas. O seu nascimento aconteceu de modo trágico, sua mãe morreu durante os trabalhos de parto, antes de dar-lhe à luz. Por isto Raimundo recebeu o nome de Nonato, que significa não-nascido de mãe viva.
Dotado de grande inteligência, fez com certa tranquilidade seus estudos primários. O pai, percebendo os dotes religiosos do filho, e com receio de que seu filho optasse pela vida da igreja, mandou-o administrar uma pequena fazenda de propriedade da família. Porém as coisas aconteceram exatamente ao contrário.
Raimundo, no silêncio e solidão que vivia, fortificou ainda mais sua vontade de dedicar-se unicamente à Ordem de Nossa Senhora das Mercês. Apesar da dificuldade, conseguiu o consentimento do pai e finalmente em 1224 ingressou na Ordem, recebendo o hábito das mãos do próprio fundador.
Ordenou-se sacerdote e cresceu em seu coração o ardor missionário. Foi mandado em missão na Argélia, norte da África, para resgatar cristãos que viviam em regime de escravidão. Levava o conforto e a palavra de Deus aos que sofriam mais que ele e já estavam prestes a renunciar a fé em Jesus.
Sua ação missionária causou a revolta das lideranças muçulmanas e Raimundo foi preso e torturado. Durante oito meses teve sua boca presa com um cadeado, para que não pudesse pregar o Evangelho.
Raimundo sofreu durante oito longos meses essa tortura, mas finalmente foi libertado com a saúde totalmente abalada. De volta a pátria foi nomeado cardeal, mas não exerceu este cargo, pois morreu acometido por uma forte febre em 31 de agosto de 1240, quando ele tinha apenas quarenta anos de idade.
Reflexão: São Raimundo Nonato, devido a condição difícil do seu nascimento, é venerado como padroeiro das parturientes, das parteiras e dos obstetras. Sua presença missionária entre aqueles que não conheciam o Cristo nos inspira a levar o Evangelho nos dias de hoje para todas as pessoas que vivem afastadas de Deus.
Oração:
Ó Pai, pela vossa misericórdia, São Raimundo Nonato anunciou as
insondáveis riquezas de Cristo. Concedei-nos, por sua intercessão,
crescer no vosso conhecimento e viver na vossa presença segundo o
Evangelho, frutificando em boas obras. Por Cristo Nosso Senhor. Amém! Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário