segunda-feira, 20 de maio de 2019

LITURGIA DA PALAVRA DIÁRIA,21/05/2019,3ª-F. Santo Eugênio de Mazemod

Liturgia Diária da Palavra de 21 de maio de 2019, TERÇA-FEIRA – V SEMANA DA PÁSCOA. Voz: Repórter Paulo Maciel - Colatina/ES. Cor dos paramentos litúrgicos: Branca. (Ofício do Dia). Dia de Santo Eugênio de Mazemod. 1ª Leitura: Leitura dos Atos dos Apóstolos (At 14, 19-28): "'É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no Reino de Deus'". Salmo Responsorial: (Sl 145, 10-11.12-13ab.21 (R: 12a)):"R: Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso." Evangelho de Jesus Cristo segundo São João (Jo 14, 27-31a): "'Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. '". Fonte: www.novaalianca.com.br .

Texto, pesquisa, filmagem e narração: Repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, para seus endereços na web: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (20/05/2019)
 
SANTO DO DIA 21/05/2019 - Santo Eugênio de Mazemod (Fonte: www.a12.com )
Carlos José Eugênio de Mazemod nasceu no sul da França, no dia 01 de agosto de 1782. Seu pai era um nobre e presidia a Corte dos Condes da Provença. Sua mãe pertencia à uma família burguesa muito rica. Sua infância foi tranqüila até 1790, quando a família teve que fugir da Revolução Francesa, deixando todos os bens e indo para a Itália. Embora Eugênio antes do exílio tivesse dado mostras de sua vocação religiosa, ela foi sufocada por esses problemas e pela lacuna existente na sua formação intelectual, devido a falta de uma moradia fixa. Ao retornar para a França em 1802, com vinte anos de idade, amadureceu a idéia de ingressar para a vida religiosa. Entrou no seminário em Paris, recebendo a ordenação três anos depois. Retornou para sua cidade natal, dedicando seu apostolado à pregação. Levou a Palavra de Cristo aos camponeses pobres, aos prisioneiros e aos doentes abandonados, à todos dando os Sacramentos como único meio de recompor os valores cristãos. Em 1816, fundou a congregação dos "Oblatos de Maria Imaculada". Eugênio foi nomeado bispo, cargo que exerceu durante trinta e sete anos. O povo pobre o amava e respeitava. Eugênio de Mazemod morreu no dia 21 de maio de 1861.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
Reflexão: Jesus Cristo associou misticamente em si os filhos dos homens para formar com esses uma coisa só, deixando, todavia, subsistir a própria personalidade de todos aqueles que se teriam unido a ele. E como em Jesus Cristo não existe se não uma só pessoa, assim todos os cristãos devem formar com ele um só corpo. Ele serà a cabeça e esses os membros (Eugênio de Mazenod).
Oração: Oh Deus, que na tua misericórdia, quiseste enriquecer o santo Bispo Eugênio de Mazenod grandes virtudes apostólicas para anunciar o Evangelho às gentes, concede-nos, por sua intercessão, de arder no mesmo espírito e de tender unicamente ao serviço da Igreja e à salvação das almas. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Nenhum comentário: