Liturgia Diária da Palavra,28-05-2019,3ª-f,Dia de São Germano de Paris.Voz:repórter Paulo Maciel-Colatina.VI SEMANA DA PÁSCOA.Cor dos paramentos litúrgicos: Branca. (Ofício do Dia). 1ª Leitura: Leitura dos Atos dos Apóstolos (At 16,22-34):"À meia-noite, Paulo e Silas estavam rezando e cantando hinos a Deus. Os outros prisioneiros os escutavam. De repente, houve um terremoto tão violento que sacudiu os alicerces da prisão. Todas as portas se abriram e as correntes de todos se soltaram." Salmo Responsorial (Sl 138,1-2a.2bc-3.7c-8 R: 7c): "R: Ó Senhor, me estendeis o vosso braço e me ajudais." Evangelho de Jesus Cristo segundo São João (Jo 16,5-11): "'É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento:'" Fonte: www.novaalianca.combr TEXTO, edição, filmagem e narração: repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, para seus endereços na web: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (27/05/2019)
SANTO DO DIA: 28 DE MAIO DE 2019 - SÃO GERMANO DE PARIS (Fonte: www.a12.com)Germano nasceu em 496. Diz a tradição que sua mãe tentou abortá-lo e que na infância ele teria sido envenenado, mas o menino sobreviveu para tornar-se um grande santo. Foi criado por um primo bem mais velho, um ermitão chamado Escapilão, que o fez prosseguir os estudos em Avalon. Germano viveu como ermitão durante quinze anos, aprendendo a doutrina de Cristo.Em 531, ele foi ordenado diácono e três anos depois, sacerdote. Foi então para Paris, e pelos seus dons, principalmente o do conselho, ganhou a estima do rei, que apreciava a sua sensatez. Tornou-se bispo de Paris.
Germano era pródigo em caridade e esmolas, dedicando ao seu rebanho um amor incondicional. Frequentemente, era visto apenas com sua túnica, pois o restante das roupas vestira um pobre, feliz por sentir frio, mas tendo a certeza que o pobre estava aquecido.
Assim viveu o bispo Germano de Paris, até morrer no dia 28 de maio de 576. Suas relíquias se encontram na majestosa igreja de São Germano de Paris, uma das mais belas construções da cidade.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
Reflexão:
A história de São Germano nos mostra que Deus realmente tem
caminhos misteriosos aos olhos humanos. Salvo da morte na infância,
nosso santo soube aproveitar seus dias para o serviço dos mais pobres e
abandonados, impulsionado pelo amor ao evangelho de Cristo. Na nossa
vida, somos acometidos por muitas adversidades, mas confiar plenamente
em Jesus Cristo nos dá forças para avançar mesmo em tempos de penúria.
Oração:
Ó Deus, que aos vossos pastores associastes São Germano de Paris,
animado de ardente caridade e da fé que vence o mundo, dai-nos, por sua
intercessão, perseverar na caridade e na fé, para participarmos de sua
glória. Por Cristo nosso Senhor. Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário